Publi PROPEG
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 27/09/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 09 De Abril De 2019

09/04/2019 às 09h44


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp


100 dias de Bolsonaro 

A imagem dos 100 dias tem sido usada pelo marketing político para mostrar a que veio uma gestão. Não é o prazo para resolver nenhum problema estrutural, nem para dar respostas a tudo o que se propõe um governo, especialmente nos pontos que o levaram ao comando. Mas é um tempo que serve para medir e sentir o rumo das coisas. Ibope e Datafolha divulgaram pesquisas de avaliação do presidente e seu governo. o resultado é ruim, mas há pontos positivos. A coluna fez uma enquete também, pelas redes sociais e de comunicação. Existem três grupos distintos avaliando Bolsonaro, com um ponto em comum: muita confusão na definição do sentimento.

Pra quem gosta

Bolsonaro está chegando rapidamente aos 30% que defendem qualquer governo. é o que mostram as avaliações de bom e ótimo do seu governo até agora. Avaliação que é mais sentimento, já que não há, como dissemos, tempo suficiente para algo mais consistente. Nem para esse, nem para outros governos. Os argumentos de quem defende Bolsonaro estão muito próximos ainda do discurso da campanha: o combate à corrupção, especialmente àquela ligada ao PT, os abusos cometidos, especialmente pelo PT, e a necessidade de colocar ordem na casa, o que não acontecia, especialmente nos tempos do PT. E, claro, que é muito pouco tempo para apresentar algo. Bolsonaro fala muito e parece decidido a participar mais do mundo real. O que é positivo também. 

Pra quem não gosta

Bolsonaro não fez nada. É arrogante, prepotente, plantou laranjas, está viajando para conhecer o mundo, não desceu do palanque e não está preparado para o cargo. O próprio Bolsonaro abriu a guarda, na semana passada, ao brincar com líderes partidários, ao dizer que não nasceu para ser presidente. É claro que a piada vazou e pegou mal. 

A ser conquistado

No meio, pessoas que continuam vendo com preocupação a situação do país. O fim do horário de verão, o envio da reforma da Previdência ao Congresso, o realinhamento com os Estados Unidos e as provocações ao mundo árabe são lembrados como passagens marcantes nestes 100 dias.


Os ministros

Para quem gosta de azul, rosa e de todo arco-íris, há sempre preferências sobre a atuação do presidente e de seus auxiliares. Sérgio Moro e Paulo Guedes são as figuras lembradas na Esplanada, que perdeu dois inquilinos nesses 100 dias.

Outro 100

Governador Ronaldo Caiado esperando a confirmação de ajuda de R$ 100 bilhões do pré-sal a Estados e municípios em dificuldades financeiras. Medida está sendo articulada pelo ministro Paulo Guedes. Goiás na fila com o pires sempre a postos.

Não está fácil

Com pressão de governador, CPI na Assembleia e a revogação de benefícios fiscais, a Enel iniciou a semana com um vídeo viralizado na internet, onde um empresário reclama de ter otimizado sua rede elétrica para economizar energia. A empresa trocou o relógio e a conta subiu de novo. Essas e outras serão tem de audiência pública em Brasília, para discutir a qualidade do serviço em Goiás. Iniciativa do deputado Elias vaz (PSB).

Por aqui

Líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Victor Hugo (PSL) vem marcando presença em Goiás.

Por que?

Nem Gilmar Mendes conseguiu deixar Lula livre. Lá se vai um ano.

Frase do dia

Só o real é contraditório

(Assis Chateaubriand)