Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 09 De Maio De 2019

09/05/2019 às 08h28


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp


Novo comando socialista

Deputado federal Elias Vaz desembarca nesta sexta em Goiânia, como normalmente faz nos finais de semana, com uma missão diferente: assume nesta sexta o comando do PSB em Goiás, com a missão de preparar a sigla para as eleições municipais do ano que vem. Elias entra depois da renúncia da ex-senadora Lúcia Vânia, convocado pelo comando nacional do partido, que viu Lúcia naufragar na tentativa de reeleição, enquanto Elias conseguia, com uma campanha barata, a primeira cadeira pelo partido em Goiás. De quebra, Elias levou ainda o senador Jorge Kajuru para sigla. Por sinal, ele e Kajuru são nomes bem lembrados para a disputa em Goiânia.

Alimentando candidato

O deputado Alisson Lima (PRB) surpreendeu ao aparecer na Câmara Municipal de Goiânia, antes do início da sessão de quarta. Protocolou um novo pedido de impeachment de Íris Rezende (MDB). Pedido que tem tudo para não dar em nada, baseado na denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, pelos CMEIs parados em Goiânia. O problema é que, além de protocolar o documento, Alisson quis subir na tribuna para explicar o pedido, o que foi rejeitado pela bancada irista. O hoje deputado ficou quieto aguardando o resultado da votação e saiu do episódio como vítima, sendo lembrado por líderes iristas de que estava fazendo a denúncia apenas como palanque para se candidatar à prefeitura no ano que vem. Se essa era intenção, parece que Alisson conseguiu.

Novo líder

O episódio marcou a estreia de Oséias Varão (PSB) como líder do prefeito na Casa. Segundo Oséias, a orientação é manter o diálogo e a articulação com os demais parlamentares, visando garantir a aprovação de matérias de interesse do Executivo.

Livre

Tiãozinho Porto (Pros) sente-se mais livre para trabalhar nas bases a partir de agora, visando a reeleição no ano que vem.

De saída

Ao assumir a liderança do prefeito, Oséias deve apressar sua saída do ninho socialista. Combinado com a troca de comando no partido em Goiás.

Choque histórico?

estadual do PSDB, o grupo marconista manteve a supremacia interna. Mesmo com as juras de renovação, a opinião de Marconi Perillo será decisiva para o posicionamento da sigla em Goiás. Tem gente que aposta ainda na possibilidade do tucano tentar a prefeitura. Seria mais um embate histórico, o quinto entre Íris e Marconi, e o primeiro jogado por Marconi fora de casa e com grande parte da torcida contra. A conferir.

Novo alvo

Deputado federal mais votado nas duas últimas eleições em Goiás, Delegado Waldir (PSL) vem sendo lembrado como boa opção para o Senado em 2022.

Mais perto

Ex-deputado Alexandre Baldy (PP) pode ser indicado novamente por Rodrigo Maia para comandar o Ministério da Integração Nacional, a ser recriado nos próximos dias. Deixaria o governo paulista, para voltar a Brasília e ficar mais perto das articulações do PP para as eleições do ano que vem.

Bola fora

Depois de criar caso com fake News que não eram fake News, presidente do STF mudou voto em julgamento e eliminou prisão para deputados estaduais, após condenação na justiça. As Assembleias é que terão o poder de autorizar ou, geralmente, não autorizar a prisão do parlamentar.

Enquanto isso...

Justiça revisou a proibição e o STF pode tocar a licitação para a compra de itens muito peculiares como medalhão de lagosta e vinhos premiados. O senador Jorge Kajuru vai ter mais assunto em seus discursos em Brasília.

Falando nisso...

Kajuru fez quase um escândalo em um restaurante da cidade. Pediu sugestão e viu à sua frente uma garrafa de vinho de 150 reais. Diz só tomar de 30. 

Não, não e...

Moço bem cuidado e uma das boas revelações da equipe de Íris Rezende, o secretário de Planejamento, Henrique Alves, nega que seja candidato a qualquer coisa no ano que vem. Parece que a mosca azul ainda não chegou ao seu gabinete.

Por que?

O Brasil encerra a quinta-feira com dois presidentes presos por corrupção.

Frase do dia

Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles.”

(Abraham Lincoln)