Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 08 De Outubro De 2019

08/10/2019 às 08h55


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Novo desafio

Lúcia Vânia recebe a missão de usar a experiência para projetos de enfrentamento a desigualdades. Sua atuação no governo federal, que resultou na criação do PETI, continua sendo lembrada. Lúcia é experiente, tem luz própria. Resta saber se vai ter espaço e recursos para emplacar projetos nessa área.

Marconi e seus ex

Na planície, Marconi Perillo está assistindo à debandada de lideranças. Fato mais do que natural, já que o poder continua sendo o maior sedutor na política brasileira em todos os níveis. Já na campanha do ano passado, o clã Tejota havia se deslocado rumo à vitória desenhada de Ronaldo Caiado. Lincoln queria atuar na administração. Está limitado a vice, mas está no grupo. Agora, Lúcia Vânia, quase um ano após a derrota na tentativa de reeleição ao Senado, também muda de lado e, ao integrar o governo Caiado, encerra duas décadas de convivência turbulenta, mas articulada com o marconismo. Três dias depois, é a vez de Jovair Arantes firmar laços com o MDB. Não de Íris Rezende, mas o de Daniel Vilela. Se é verdade que Marconi construiu a maior coligação de partidos para se reeleger, em 2014, essa base vai minguando, seguindo a trajetória das siglas tradicionais, cada vez menores, perdendo espaço para os emergentes.

O novo MDB

A filiação de Jovair e Henrique Arantes teve a presença do novo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Ele foi eleito, dizendo que o MDB não precisa de cargos no governo e que deve se reencontrar com bandeiras históricas.

 Choque

A primeira missão de Henrique Arantes é assumir a liderança do MDB na Alego. Segundo Daniel Vilela, que se apresenta novamente como pré-candidato do partido ao governo, com perfil de oposição.

 M Do B

Outro deputado do partido, Bruno Peixoto, é o líder do governo Caiado na Casa. Caiado que tem apostado na parceria com Íris Rezende na Grande Goiânia, para se popularizar.

Conselheiros

Goiânia escolheu no domingo seus novos conselheiros tutelares. Eleição de gente grande, e com muitos desafios. O principal deles é o voto facultativo, que gera presença pequena de eleitores, exigindo uma grande capacidade de convencimento dos candidatos.

 

Exemplo

Sexto colocado na concorrida Região Noroeste, PVzinho da Galera ficou na primeira suplência. Começou a semana agradecendo os mais de 700 votos recebidos, que o deixaram na primeira suplência. O Projeto Bola de Ouro, no Jardim Curitiba, é uma referência de PV, bom de microfone, bom de papo e reconhecido pela ação social na região.

Falta concorrente

O novo eleitor, que decide tudo na última hora, e a campanha curta tem mudado o perfil das candidaturas. Com isso, o momento é de afirmação de candidatos à reeleição, como é o caso de Íris Rezende (MDB) em Goiânia. O momento é de conspiração pró-Íris.

Falta concorrente

O novo eleitor, que decide tudo na última hora, e a campanha curta tem mudado o perfil das candidaturas. Com isso, o momento é de afirmação de candidatos à reeleição, como é o caso de Íris Rezende (MDB) em Goiânia. O momento é de conspiração pró-Íris.

Será?

Os prefeitos do PTB pretendem se transferir para o MDB, com Jovair?

 Novo comando?

O PTB pode ser o destino de líderes, que estão à procura de liderados. Prefeito de Catalão, Adib Elias é cotado.

 Novo comando

No grupo desde 2014, José Guimarães assume como CEO do Grupo Novo Mundo. Carlos Luciano passa a se dedicar integralmente à presidente do Conselho do grupo.

 Coçou

Jair Messias anda mais comedido nas declarações, como deve ser um presidente da Republica. Sobre a mancha de óleo que está assustando o litoral brasileiro, tudo aponta para óleo cru vindo de fora. Jair disse que tem um país no radar. A impressão que ficou, para mim, é que ele estava louco para acusar a Venezuela. Preferiu aguardar novas investigações.

  Eaí?

Ministro do Turismo foi denunciado pelo MP por acusação de uso de laranjas na eleição do ano passado. Jair Messias vai esperar agora o pronunciamento da justiça.

 Guerra de estrelas

Senador paulista, Major Olimpo anunciando rompimento com o colega de PSL, só que do Rio, Flávio Bolsonaro, também conhecido por 01.

 De olho

O uso de óculos piratas tem aumentado doenças dos olhos. O alerta é o especialista Humberto Borges, lembrando que, normalmente, esse tipo de equipamento não possui película protetora contra os raios ultravioleta. O amadurecimento precoce da catarata é um dos males mais frequentes.

 Por que?

A indicação de 02, o fritador de hamburgueres, para a embaixada brasileira nos Estados Unidos não anda no Senado. 

Frase do dia

“O diabo da escola da vida é a bagunça do método pedagógico”

(Paulo Mendes Campos)