Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 07 De Novembro De 2019

07/11/2019 às 09h25


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Tant mieux...

O que era para ser um megaleilão foi apenas um evento importante, para ampliar a exploração do pré-sal e garantir entrada de dinheiro nos caixas oficiais. Dos quase R$ 70 bilhões, a maior parte vai para a União. Estados e municípios também entram na festa. Goiás será agraciado com RE 185 milhões, segundo a projeção de especialistas.

...tant pis

Apesar do reforço nominal, nenhum centavo será investido em obras e serviços. A prioridade é abater déficit na Previdência. Apenas as sobras poderiam ser usadas em investimentos.

Assim...

Ajuda mesmo vai ficar para o pacto federativo no ano que vem. Por enquanto, apenas a parceria de um governo amigo, aberto a convênios.

 Fiasco

Especialistas avaliam o leilão como fiasco, pela ausência de concorrentes, especialmente do mercado internacional. Apenas os chineses entraram no negócio. A tão propalada parceria prioritária com os americanos está cada vez mais distante.

 Baixa

Depois que 02 trocou a embaixada brasileira em Washington pela liderança do PSL, Trump vem retaliando. Primeiro, o embargo à carne brasileira. Agora, o boicote ao leilão do pré-sal.

Participação

Jair Messias continua dando a sua parcela de contribuição, ao tuitar que três grandes empresas iam trocar seus investimentos na Argentina pelo Brasil. O movimento foi negado pelas três empresas. Mais um tuíte foi apagado.

 A enfrentar

A eliminação de mais de mil municípios na PEC do Pacto Federativo é um caso a se pensar. O problema é que médios e grandes municípios também tem problemas de receita. Goiás pode perder até 95 municípios. É uma discussão a ser enfrentada. De preferência, em início de governo.

 Apelido

Com o novo pacote de medidas entregue ao Senado, o ministro Paulo Guedes já está sendo chamado no Congresso de “Pec Man”, trocadilho com um dos mais famosos jogos eletrônicos.

 Oposição

Cláudio Meirelles assumiu o papel de deputado de oposição na Alego. Em seu primeiro ato, encerrou sessão de terça-feira por falta de quórum. Foi acusado de agir para atrasar a votação definitiva do projeto que autoriza venda de ações da Saneago.

 Precisa mudar

A eleição foi em 2016 e dois partidos mantêm vereadores, por conta de recursos em tribunais. Sem entrar no mérito, o problema é que a justiça eleitoral continua muito lenta. A decisão final não terá muito resultado prático.

 Os ameaçados

Sargento Novandir e Emilson Pereira correm risco, porque o PTN usou laranjas, segundo a justiça eleitoral, para cumprir o percentual de candidaturas femininas. Agora, os eleitores do Pros, Tiãozinho Porto e Divino Rodrigues, sofrem ameaça por ação movida por suplentes.

O fiel da balança

No primeiro caso, Carlos Soares (PT) seria um dos beneficiados. No segundo, seu partido, coligado com o Pros, perde a vaga.

 Buxixo oficial

Não procede a desconfiança sobre a não liberação do empréstimo da Caixa Econômica Federal para a prefeitura de Goiânia.

 No radar

Ex-governador Marconi Perillo prestou esclarecimentos em inquérito que apura caixa 2 na campanha do ano passado. Aproveitou para atualizar algumas conversas na capital.

 Sem pesca

Até o final de fevereiro está proibida a pesca nos rios de Goiás. A restrição vale, inclusive, para a pesca esportiva e artesanal. O objetivo é proteger os peixes no período da piracema.

 Em discussão

Câmara de Aparecida de Goiânia promove audiência pública para discutir o Código de Edificações do município. De quebra, debate a doação de duas áreas para a construção de escolas estaduais.

   Frase do dia

“Meu coração não se cansa de ter esperança de um dia ser tudo o que quer”

(Caetano Veloso)