Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 06 De Junho De 2019

06/06/2019 às 08h36


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Delegado sumiu

Presença ativa na manifestação de apoio ao governo Bolsonaro, Delegado Waldir (PSL) teve presença notada na primeira visita do presidente a Goiânia. Assim como tem sido notada a sua ausência em eventos comandados pelo governador Ronaldo Caiado. A decifrar a estratégia do bicampeão em votos para a Câmara Federal, que está embalado na missão de se eleger senador na próxima.

Alinhado

Caiado só sorriso, ao receber duas vezes em menos de uma semana o presidente Bolsonaro. E, agora, começando a vislumbrar a ajuda para equilibrar as contas. Que pode vir através de empréstimo pelo FCO ou no Plano Mansueto, apresentado à Câmara, em Brasília. Ou pelos dois.

Sinal laranja

Azedou com jeito de não voltar mais a relação da secretária Cristiane Schmidt com os deputados da Assembleia Legislativa. A dona do cofre tem falado desde janeiro na necessidade de rever a grana dos deputados. Que está prevista na Constituição. Diante de novo embate sobre o tema nessa semana, os parlamentares decidiram conversar somente com o chefe. É mais uma que parece técnico do Vila Nova: perde todas, mas continua prestigiada.

De boa

O incidente acontece no momento em que deputados ressaltam o bom relacionamento com o governo Caiado. 

Bebendo na fonte

Ronaldo Caiado pode comemorar. Levantamento do Instituto Trata Brasil aponta Goiás como Estado que menos desperdiça água: 29%, dez pontos a menos do que a média nacional. As perdas da água tratada para consumo humano acontecem, em maior parte, por vazamentos na distribuição e ligações clandestinas. Ponto pra Saneago, que opera o serviço na maioria dos municípios.

Balestra em Brasília

Joãozinho Balestra assumiu a Diretoria de Planejamento e Avaliação na Sudeco.

Tchau, rede social

Simeyzon Silveira (PSC) abandonou as redes sociais. Preferência pelo cara a cara.

No radar

Ao saber que um grupo de cinco vereadores estava em São Paulo para conhecer soluções para o transporte coletivo, o ex-governador Marconi Perillo convidou todos para o jantar. Apesar da conversa em torno de política, Marconi não revela plano eleitoral.

Na planície

Vilmar Rocha retomou as aulas na UFG, onde é processor, e trabalhar para o fortalecimento do PSD em Goiás. Uma das prioridades é a candidatura de Francisco Júnior a prefeito da capital.

A nova cara

Jânio Darrot é a cara pretendida pelo PSDB, a partir da liderança nacional de João Doria: empresário, gestor, sem precisar da política. A presidência do partido em Goiás é a prova de fogo para voos maiores.

Clima fechado

Valparaíso ganhará trem ligando o município a Brasília. Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) testou o monotrilho, sem Caiado, o que gerou bate-boca. Íris Rezende pode ser chamado para apaziguar.

Sem essa

Falando nele, Íris prestou contas na Câmara Municipal de Goiânia e afirmou que não disputa a reeleição. Convenceu pouca gente.

País gordo

Brasil tem 32 milhões de obesos. A cirurgia bariátrica tem sido a alternativa mais procurada para resolver o problema, com a redução de estômago e intestino. Um dos bons especialistas da área em Goiás, Leonardo Porto Sebba diz que a procura pela cirurgia cresceu quase 50% nos últimos, colocando o país no segundo lugar do ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Casa nova

Chegando aos 25 anos, o Goiânia Noise ganhou festa de lançamento no The King Estúdios, comandado por Rafael Granja. Referência no circuito alternativo, o festival acontece em agosto.

Lula livre

Parecer do MP abre caminho para que Lula saia do regime fechado. Decisão nas mãos do STJ.

 

Frase do dia

O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer

(Ulysses Guimarães)