PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 06 De Agosto De 2019

06/08/2019 às 09h02


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Projeto nacional?

A disposição demonstrada por Jair Messias em concorrer à reeleição, demonstrada recentemente, tem causado certo afastamento de aliados. O caso mais evidente é o do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), um dos postulantes para a próxima, que vem tirando o time de perto do campo bolsonarista. Existem outros casos de distanciamento estratégico. O Partido Novo, que tem um rito interno para a definição de candidaturas, tem João Amoêdo como nome natural. Quinto colocado na eleição passada e idealizador da sigla, só não será candidato se não quiser. E parece que quer. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado, aclamado como o nome do DEM para 2022, foca na gestão e evita falar sobre o assunto. Com Bolsonaro acenando para reeleição, diminui o seu espaço e a opção deve ser mesmo a reeleição ao governo goiano. Apesar de especulações feitas, esse assunto não foi o foco do encontro quase secreto com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que é outro nome bem lembrado dentro do DEM.

Ah, a previdência

Caiado continua entre os governadores preocupados em incluir Estados e municípios na reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso. A avaliação é que há dificuldades políticas para conseguir aprovação de medidas nos Estados, pela situação financeira atual, e dos municípios, que já começam a respirar eleição.

Adiado

Passaram-se sete meses e entramos no terceiro cronograma... E uma parte do funcionalismo continua convivendo com a falta do pagamento de dezembro.

 Morno

Câmara de Goiânia retoma os trabalhos nesta terça-feira, em um semestre estratégico para conseguir aprovar projetos na Casa. Plano Diretor e reforma do Código Tributário são os principais temas. O prefeito Íris Rezende (MDB) tem a maioria na Casa, vive um bom momento com a retomada das obras, as ainda enfrenta insatisfações pontuais.

Bico calado

Íris continua sem falar na eleição do ano que vem. As obras parecem falar por si.

Exemplo seguido

Outros pretendentes pra valer devem permanecer os próximos meses só observando o desenrolar do quadro e observando as articulações. O comportamento do eleitor tem sido o grande desafio para todos. Qualquer fato novo pode alterar a tendência, na avaliação de alguns. Assim, bico calado, como vem fazendo Íris, faz bem nessa hora. Francisco Jr (PSD), Vanderlan Cardoso (PP) e Elias Vaz (PSB) estão nessa situação.

 Exemplo de fora

Os ataques que mataram 31 pessoas nos Estados Unidos, a maioria composta por mexicanos, mostra que o fenômeno eleitoral é global. De olho na reeleição, Donald Trump condenou os ataques e falou em melhor o controle de armas. Dois temas que ele tem posições controversas, a favor das armas e disseminando o ódio a imigrantes. Eleição pode mudar até posicionamentos aparentemente fortes.

 Coleção

Jair Messias vai deixando uma série de posicionamentos que não se sustentam, por falta de provas. Entre os recentes, a suposta mentira do Inpe em relação ao desmatamento, a versão da morte do pai do presidente da OAB e os maus brasileiros que inventam histórias sobre ele.

 Bola dentro

Ponto para Jair Messias, que baixou Medida Provisória, tornando permanente a antecipação de metade do décimo-terceiro para aposentados. Os governos petistas poderiam ter feito isso. Temer também. não o fizeram. Jair Messias fez e correu pra galera. A exemplo do que já tinha feito com o fim o horário de verão.

 Talquei

Com o preço da gasolina estável, os donos de postos arranjaram um jeitinho de faturar extra: preço maior para quem abastece em cartão de crédito. Pode, Jair Messias?

 Mais um estrangeiro

Ronaldo Caiado buscou em Brasília o servidor da Câmara dos Deputados Bruno d’Abadia. Assume o comando da Semad, a pasta responsável pela administração.  

 Pois é

Ney Franco chegou ao ano passado e conseguiu levar o Goiás do rebaixamento para o acesso, com um time limitado. Saiu dizendo que iria buscar um time no mercado nacional para a Série A. Acabou na Chapecoense, onde foi demitido na zona de rebaixamento. E pode voltar ao paraíso.

Agosto vermelho

Mesmo com queda na taxa de desemprego, aumentou o número de famílias enroladas com dívidas no Brasil. É o maior índice nos últimos três anos.

 No seco

Saneago elaborou plano de racionamento para a Grande Goiânia. A ser acionado, se a vazão do Rio Meia Ponte chegar ao nível crítico.

 Olho seco

Com o tempo seco e da baixa umidade em Goiás, problemas oftalmológicos começam a aparecer com maior frequência. Crises alérgicas, principalmente a conjuntivite e a síndrome do olho seco são os males mais recorrentes. Seca que vem agravada por queimadas. Segundo o oftalmologista Humberto Borges, para aliviar os olhos, pode-se usar o colírio de lágrima artificial. Mas, mesmo que o desconforto esteja grande, não usar colírios antibióticos ou com corticóide sem acompanhamento médico. Eles podem desencadear problemas como glaucoma ou catarata. Fica a dica.

Frase do dia

“A metade de meus homens de governo não é capaz de nada e a outra metade é capaz de tudo"

(Getúlio Vargas)