Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 20/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 05 De Novembro De 2019

05/11/2019 às 10h12


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Maldição?

Muda partido, muda grupo, líderes brigam, e a regra continua valendo: o partido do governador não consegue fazer o prefeito de Goiânia. Virou regra, a ponto de se dizer que o eleitor goianiense é de oposição. As exceções ficam justamente com as primeiras eleições da capital, depois da volta das eleições. Em 1985, o PMDB do então governador Íris Rezende tirou Daniel Antônio do PDT e ganhou. Em 1988, o PMDB de Henrique Santillo foi na lógica apostando em Nion Albernaz. Depois, só tunda. O mesmo PMDB de Íris e Maguito Vilela perdeu com Sandro Mabel, em 1992, e Luiz Bittencourt, em 1996. O PSDB de Marconi Perillo perdeu com Lúcia Vânia em 2000 e fugiu da raia em 2004, 2012 e 2016. Por fim, o PP de Alcides Rodrigues perdeu, de forma vexatória, com Sandes Júnior, em 2008.

Era Caiado

Para o ano que vem... Segue a mesma toada. O DEM de Ronaldo Caiado tem Paulo Daher como pré-candidato, apenas para ocupar espaço. Caiado vai apostar em nova aliança com Íris Rezende.

A opção

Terceiro colocado para o Senado no ano passado, Wilder Moraes seria uma opção. Mas o empresário se mudou para o Pros, onde vem tentando se viabilizar. Pode ter simpatia e até a aliança de Caiado, mas estará em outro partido.

 Otimismo

O MDB conta com a reeleição de Íris Rezende. O prefeito é imbatível, na visão de seus seguidores. Hoje, se fala em repetir o fenômeno de 2008 e eleger junto cerca de um terço dos vereadores. O otimismo é tanto que tem vereador atual com medo de perder a reeleição.

 Fim das coligações

O veto à aliança dos partidos para a eleição de vereadores está multiplicando o número de pré-candidatos. Pelo menos 15 serão oficializados até o final do ano. Metade chegará ao pleito, com os outros negociando posições de vice.

 Oficiais

Francisco Jr (PSD), Elias Vaz (PSB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania) são os primeiros nomes colocados pelos partidos. Íris Rezende (MDB), Vanderlan Cardoso (Progressistas), Adriana Accorsi (PT), s Barreto (PSDB) e Major Araújo (PSL) são nomes bem cotados. Dra Cristina pode trocar o PSDB pelo PDT para encarar a empreita.

Kajuru não

Mesmo no Patriota, que pode ter Romário Policarpo como candidato a prefeito, Kajuru tem compromisso com Elias. Não há a menor possibilidade de deixar o Senado antes dos oito anos de mandato.

 

Notáveis

O PT pode escalar suas celebridades para voltar a ter vereadores em Goiânia. A lista pode ser puxada pelo ex-prefeito Pedro Wilson e pela ex-deputada Marina Sant’Anna. Com o objetivo de eleger quatro parlamentares.

PSL na justiça

Jair Messias entrou, através de seu grupo, com pedido para afastar o desafeto Luciano Bivar do comando do PSL. Definição pode ter reflexos em sete Estados, incluindo Goiás.

 Caiu na Rede

Coube ao partido de Marina Silva o pedido de cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro, pela defesa da volta do AI-5. Não deve dar em nada. A não ser mais dor de cabeça para o fritador de hambúrguer.

 Seca

Governo de Goiás mantém a proibição de captação de água para irrigação em Anápolis. Para tentar minimizar os efeitos no fornecimento feito pela Saneago. A crise hídrica pegou Anápolis de vez. Medidas restritivas também atingem a capital, já que não há previsão de chuvas constantes para novembro.

 Sem educação

Ministro Abraham Weintraub visitou Palmas e Goiânia no domingo, durante a realização do Enem. Assumiu a guerra à Globo e maltratou profissionais da emissora, com expressões chulas e pouco apropriadas para quem responde pela Educação do país.

 Aliás...

Escrever corretamente o nome do ministro da Educação seria uma questão fera no Enem.

  Barrigada

A turma de William Bonner continua procurando uma saída honrosa para o episódio do porteiro.

Enquanto isso...

Matheus Ribeiro apresenta no sábado o Jornal Nacional, dentro das comemorações dos 50 anos do telejornal mais visto do país.

Fim de festa

Flamengo caminhando para o título nacional, com possibilidade de ser campão da Libertadores. Já o meu Vila Nova caminha para o tri.

 Frase do dia

“Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada”

(Carlos Drummond de Andrade)