Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 05 De Abril De 2019

05/04/2019 às 13h53


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Acerto

Governador Ronaldo Caiado em destaque no desembarque do DEM na base do governo Bolsonaro. Caminho natural para o partido com maior número de representantes na Esplanada dos Ministérios. Caiado aguarda para muito breve o socorro da União para equilibrar as contas do Estado.

História por decreto 

Regra básica que deveria estar aprendida: não se muda as coisas por decreto. Ou no discurso. A economia não melhora, as pessoas não se tornam boas, o salário não aumenta usando somente esses recursos. Aliás, salário pode sim aumentar por decreto. Mas mudar a história apenas na caneta e no gogó não dá. Querer mudar os livros e o ensino para impor a vontade de quem venceu a última eleição de que não houve golpe, muito menos ditadura no país carece de estudos e razões históricas. Não cola. Por decreto, não vai. Principalmente porque quem está vendendo essa imagem não é nenhum pesquisador ou historiador. São representantes de classe ativa no processo. Não cola. É um fiasco semelhante ao golpe de 2016, que começou a ser estudado e discutido basicamente por especialistas em Pedagogia e não de História. Não cola. Processos não são mudados apenas por caneta. É muito mais que isso

Povo feliz

Em um mesmo dia, foram aprovados títulos de cidadão goiano para Jair Bolsonaro e goianiense para a ministra Damares. Força da nova política.

Nova política

Paulo Guedes diz que os deputados vão ter mais dinheiro para emendas se bancarem a reforma da previdência. Onyx Lorenzoni diz que o governo está abrindo portas e cargos pra formar a base. Não é toma-lá-dá-cá. É a nova política.

Primeira greve

Conforme previsto, a equipe de Caiado falhou no acerto para pagamento da folha de dezembro. A conversa não chegou ao fim e o governo não fechou um calendário, até pela caótica situação financeira. O pagamento de tetos diferentes para as várias categorias acabou fortalecendo o Sintego de Bia de Lima, capaz de comandar a primeira greve do novo governo. 

Caça aos tucanos

Fora do comando da máquina estadual, lideranças tucanas e similares vem sendo alvo de denúncias e operações. O alvo continua sendo a estrela maior. E as investigações prometem seguir em ritmo acelerado. A única saída tem sido a busca de transferência de processos para a justiça eleitoral, onde a peia costuma ser muito mais branda. A exemplo do que vem tentando várias figueras da política nacional, de Zeca Dirceu a Michel Temer. 

Salvação

A instalação de novos leitos pediátricos no espaço ocioso do Hugol foi uma saída inteligente para aliviar o Materno Infantil e dar suporte maior às unidades básicas de saúde.

Solução

Deputado federal e referência da área, Zacharias Calil acertou parceria com a Word Family, para a construção de um novo hospital em Goiás, destinado a crianças e adolescentes. Detalhes serão acertados com autoridades estaduais, com previsão de conclusão das obras em dois anos.

Opções em Aparecida

Todos atrás do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), candidato natural à reeleição. Glaustin da Fokus e Delegado Waldir são nomes lembrados. Eterno candidato em potencial, Alcides Ribeiro continua se deidcando ao mandato de deputado federal, apoiando Mendanha. 

Por que?

Renan Calheiros quer presidir o MDB.

Mais por que?

No momento em que Romero Jucá diz que o partido não está atrás de cargos, mas de agenda.

Reforma

Michel Temer pediu à justiça para deixar fora do bloqueio de bens o dinheiro suado que recebe de suas quatro aposentadorias. Coisa de R$ 111 mil reais. Nada mal para quem defendia reforma da previdência.

Frase do dia

Em política, só pode o que pode, e só pode quem pode

(Tancredo Neves)