Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 05 de fevereiro de 2019

05/02/2019 às 13h33


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

NERVOS NO LUGARA

derrota na eleição para a mesa diretora da Alego pode servir mais do que alerta para o governo Caiado. Deveria servir como aprendizado. O discurso do presidente da Casa, Lisauer Vieira (PSB) é de independência. Ou, na linguagem mais rasgada da política, que a Assembleia não continue agachada para o Governo. E essa é a missão mais dura para Lisauer: quebrar uma tradição de décadas. A submissão do Legislativo aos desejos e caprichos do Executivo foi um dos pontos de crítica do grupo que ganhou, durante a campanha. Que se lide com o discurso de independência. E é claro que a eleição do deputado de Rio Verde só foi possível por descontentamento de parte da base aliada, que é outro fator que deve servir de aprendizado. Ou deveria. O processo teve pontos parecidos com a eleição de Romário Policarpo (Pros) para a presidência da Câmara de Goiânia. Assim como o grupo de Íris, o grupo de Caiado demorou a acordar. Agora, é praticar a boa convivência. Em nome da harmonia dos poderes.

 

ALIÁS...

Há tempo que o governo não perde uma eleição na Alego.

 

FIM DE ERA

A eleição no Senado foi a pá de cal para os partidos que se acham donos da política brasileira – MDB, PSDB e PT. Desde a Nova República, na década de 80, o MDB deixou de fazer o presidente do Senado uma vez apenas, quando ACM (PFL) se elegeu em 1999. Edison Lobão (PFL) assumiu com a renúncia de Jáder Barbalho e Tião Viana (PT), também pela renúncia de Renan Calheiros. A costura com os partidos de esquerda não foi suficiente para garantir o quinhão não do MDB, mas de Renan. Se a escolha recaísse sobre Simone Tebet, a história poderia ser diferente. Ou não.

 

MAU PERDEDOR

Renan anulou as regras da eleição, tentou impor o comando da sessão e conseguiu decisão na justiça. Nada adiantou. Quando a derrota se desenhou, ele retirou o nome da disputa e não ficou nem pra votar. Coisa feia.

 

MAIA DOMINADO

A vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) estava desenhada. Acabou sendo fácil demais. A bancada goiana bateu palma. Ficou fora da festa principal.

 

FIM DA NOTA

O sorteio de prêmios para consumidores que exigem a nota fiscal fica suspenso. Mais um reflexo da crise financeira do Estado.

 

GOIÂNIA 2020

Com as definições do Legislativo, a classe política se volta para as eleições municipais. Goiânia com várias possibilidades. O MDB tem o vereador Clécio Alves lançado, Maguito e Daniel Vilela comentados e Íris Rezende nunca descartado. O PSB tem o deputado federal Elias Vaz e o senador Jorge Kajuru. O PSD se apresenta com o deputado federal Francisco Jr. A deputada Adriana Accorsi continua sendo a melhor opção para o PT. O PP tem o senador Vanderlan Cardoso. PSL, PSDB e DEM não tem ninguém, mas juram que lançam candidato. No ninho tucano, Anselmo Pereira já se lançou, enquanto Dra Cristina vem de duas votações expressivas, segunda mais votada para vereadora em 2016 e mais de 26 mil votos para deputada estadual no passado. O DEM pode escolher um nome ligado à cidade, como o vereador Paulo Daher.

 

DISCURSOS

O novo presidente da Alego, Lisauer Vieira, prega a união. Lucas Calil e Gustavo Sebba partiram para o ataque.

 

EXCESSO

Carnaval é só no mês que vem. Mas oftalmologistas estão  alertando os foliões com os  cuidados.  Algumas mais importantes como lavar bem as mãos ou higienizá-las com álcool gel. Nas piscinas, o ideal é proteger os olhos com os óculos de natação e evitar contato próximo com outras pessoas quando apresentar sintomas como secreções e vermelhidão nos olhos. No mais, curtir o verão e o Carnaval com tranquilidade! A coluna manteve contato com o médico Humberto Borges.

 

FRASE DO DIA

“Os crimes de que um povo tem vergonha compõem sua verdadeira história. O mesmo pode-se dizer pelo homem”

(Jean Genet)