Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 05 De Dezembro De 2019

05/12/2019 às 11h13


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Mesa de buteco

Duas coisas que não devem vingar, apesar de gastar tempo e gente na justiça. Uma é a suspensão da posse do presidente da Fundação Palmares. É um achaque nomear alguém que vai cuidar das políticas destinadas especialmente à comunidade negra nomear uma pessoa que acha que a escravidão foi benéfica à raça: Sim, é um achaque. Só que a nomeação cabe ao presidente da República. É um dever do inquilino do Palácio do Planalto escolher gente preparada e identificada pra a função? Sim. Mas a intenção do presidente tem sio essa: criar confusão pra tirar algum proveito no final. Neste caso, ele é que nomeia. O outro assunto: a concessão da Enel vai ser cassada? Provavelmente, não. É muito desfazer a venda de uma grande empresa para a iniciativa privada. Ah, a Enel pode fazer o que quiser? Não, não pode. Para isso é que existe o Estado regulador. A ida do governador Ronaldo Caiado ao novo xerife do Ministério Público Federal é um sinal de que as tratativas com o governo Bolsonaro não saíram como planejado. Aliás, o próprio governo estadual tem um acordo assinado, com aval dos órgãos federais, em vigor. Pelo menos até 31 de dezembro, tudo o que for feito é papo político. Mais apropriado para mesa de buteco.

Dezembro 2019

- O ano termina sem Íris dizer se é candidato a reeleição. Parece que nem precisa dizer.

- Caiado não tem candidato à prefeitura de Goiânia. Enquanto Íris não definir, ele não busca outra opção.

- Wilder Moraes sonha encontrar na sua árvore de Natal o apoio de Caiado pra disputar a prefeitura.

- Marconi Perillo ainda não sabe se passa o Natal com os conterrâneos

- PSDB vai fingir que está disposto a lançar candidatura em Goiânia, enquanto Anselmo Pereira sonha em ser líder de Íris.

- Aliás, Íris termina mais um ano sem líder na Câmara.

Retaguarda

Deputado Adriana Accorsi (PT) reforça a retaguarda na virada do ano. Com pinta de que vai tentar de novo a prefeitura de Goiânia.

 Repeteco

A eleição na capital pode ter de novo as candidaturas de Íris Rezende, Vanderlan Cardoso, Francisco Júnior e Adriana Accorsi, além de Major Araújo, que foi eleito vice-prefeito e renunciou antes de assumir o posto.

 Vice ideal

Meio mundo, incluindo três vereadores, sonha em ser vice na chapa de Íris. Claro, se Íris for mesmo candidato. Mas preferência parece ser de um integrante da equipe, gente de dentro da cozinha atual do Paço.

 Láurea

Jornalista Renato Dias recebe prêmio de jornalismo em Direitos Humanos pelos livros “Um passado que não passa” e “A ditadura no cinema”. Entrega na próxima terça, 10, em Porto Alegre.

Falando nisso...

Tem a ver com ditadura e cinema. A Ancine, que historicamente foi a casa do cinema brasileiro, eliminou cartazes de filmes nacionais. Foram tirados de sua sede e do seu site. Sinal dos novos tempos que estão sendo construídos.

 Vai entender

Com o ajuste nos incentivos fiscais no final do ano passado, o governador Ronaldo Caiado conseguiu um incremento de mais de 20% na arrecadação do Estado. Pagou a folha que estava em aberto, atualizou o pagamento do funcionalismo e, ainda assim, quer entrar no Regime de Recuperação Fiscal. Número positivo de arrecadação sempre dá dor de cabeça a qualquer governo. O efeito colateral deste dado é a resistência dos deputados em aprovar a entrada do Estado no RRF.

Enquanto isso...

Família Bolsonaro só deve viabilizar o seu partido para 2022. Na calada, a UDN espera para janeiro o registro junto ao TSE, a tempo de participar das eleições municipais do ano que vem.

 Ânimo

Os shoppings centers estão contratando 28% mais trabalhadores em 2019 do que no ano passado. Mais um dado positivo na caderneta de Paulo Gudes.

 Fora de controle

Governo Bolsonaro adotou passividade com aumentos. Gasolina e carne são os vilões neste final de ano.

 Culpada

Nas redes sociais, estão culpando a torcida do Flamengo pela alta no preço da carne. É muito churrasco todo final de semana pelo país...

 Mais buteco

A deputada Joice Hasselman (PSL) denunciou o Gabinete do Ódio, controlado pelos irmãos 02 e 03, com o uso de robôs para disseminar ataques contra adversários. O assunto é sério. Mas é um recurso que vem sendo usado por praticamente todos os candidatos de ponta. Investigação não aprofunda porque não há interesse nisso. Mas é um bom tema pra discutir neste final de ano. Especialmente em mesa de buteco.

 Centro-esquerda

PSB, PDT, Rede e PV estão fechando aliança para a formação de uma frente de centroesquerda. O alvo é a eleição de 2022, com o objetivo de ter candidato pra enfrentar Bolsonaro. Com direito a esquenta nas eleições municipais do ano que vem. Conversa está adiantada em São Paulo, cidade com maior número de eleitores do país.

 Goiânia no

Por aqui, é difícil imaginar a união de Elias Vez, Paulinho Graus, Djalma Araújo e Eduardo Prado no mesmo palanque.

 

Mais benefício

A melhora e até curo do diabetes foi observada há tempos. Agora, pesquisa do Hospital do Coração mostra que 40% dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica conseguem controlar a pressão arterial sem a utilização de remédios. Boa nova que vem sendo divulgada pelo cirurgião Leonardo Porto Sebba.

Por que?

O Vila Nova não pode começar o ano com a conquista do Campeonato Goiano.

 

 

 

 Frase do dia

“Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem”

(Bertold Brecht)