Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 04 De Outubro De 2019

04/10/2019 às 09h42


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Cidadania

Coube ao secretário Adriano Rocha Lima (Desenvolvimento) comunicar ao grupo de moradores que luta contra a instalação de rede de alta tensão em nove bairros da Região Sudeste o acordo fechado na última sexta-feira em Brasília: a rede será construída, mas subterrânea, como era reivindicação da população de como determina lei municipal em vigor desde o ano passado. Nos próximos dias, a Enel tomará as medidas para oficializar um acordo com o Ministério Público, autor de ação civil pública, que determinou a paralisação da obra, também no ano passado.

Cronologia

Concebida em 2006, a obra começou a ser licenciada três anos depois. Foi lançada em 2011 pelo então presidente da então Celg-D, José Eliton. Em 2012, sofreu o primeiro questionamento judicial, pelo grupo ecológico Guardiões do Verde. Dois anos depois, começou a ser erguida, enfrentando resistência do atual grupo de moradores, que procurou o Ministério Público, ajuizando ação que paralisou a obra pela primeira vez no final de 2014, por 15 dias. São mais de cinco anos de idas e vindas, se transformando em exemplo de luta pela cidadania.

Caiado

A luta é tão longa que o atual governador Ronaldo Caiado (DEM) entrou nela quando ainda era deputado federal.

 Apoio municipal

Quando vereador, Elias Vaz (PSB) foi o primeiro a promover audiência pública. É dele a autoria de lei, aprovada por unanimidade, que proíbe este tipo de obra em Goiânia, e determina a retirada das outras linhas similares em 20 anos.

 Sulim saiu

Demorou muito pouco a pré-candidatura de Carlos Sulim (PSL) à prefeitura de Goiânia. A iniciativa não agradou a direção estadual do partido e Sulim foi convidado a deixar o comando da sigla em Goiânia. Caberá ao deputado estadual Major Araújo, nome definido pela direção para concorrer em Goiânia, a definição do presidente do diretório metropolitano.

Mais Paulo

Em contato com a coluna, a turma do vereador Paulo Magalhães (PSD) diz que ele pendura as chuteiras, mas as calça já no filho, também Paulo Magalhães, candidato à vereança no próximo pleito.

 Incomodados

Além dos vereadores Felizberto e Bambu, mais gente tem reclamado da espera pelo governador Ronaldo Caiado. Colegas da imprensa incomodados com atraso de até três horas em solenidades.

Tocador de obras

A impressão geral é de que Íris Rezende corre risco de não entregar as obras viárias iniciadas em 2019. Mas o ganho político com a volta à toda do tocador de obras já é certo. Além do BrT e dos viadutos que hoje travam o Jardim Goiás, há o corredor da T-7 e o planejamento para novo trecho da Leste-Oeste. Para completar, o anúncio de mais R$ 60 milhões para investimento em moradia.

Faltam nomes

A um ano da eleição, Íris Rezende (MDB) aparece como único candidato definido. Os demais, por enquanto, são apenas opções, que devem se consolidar apenas com a definição do quadro de filiações, em abril. Na bolsa de apostas, aparecem Elias Vaz (PSB), Francisco Jr (PSD), Vanderlan Cardoso (PP) e Talles Barreto (PSDB), entre outros. O PSL deve ir mesmo de Major Araújo.

 Discurso pronto

Aliás, Major Araújo não quis correr o risco de ser vice decorativo de Íris. Renunciou antes de assumir.

 Interessante

Mais conhecido depois da revelação das conversas clandestinas da Lava Jato, o site Intercept Brazil produziu matéria interessante sobre investigação de sentenças dadas e não republicanos. São 21 casos investigados, envolvendo 7 desembargadores e 14 juízes, com valores atribuídos de %$ 750 a R$ 400 mil, por decisão proferida. Os casos mais caros envolvem casos com desvio de verba pública.

 Cabo eleitoral

Quem será o maior cabo eleitoral em Goiânia?  Em Goiás? E no Brasil?

 Lula mira Bolsonaro

Definitivamente, Lula não quer continuar preso. Quer sair da carceragem de Curitiba, mas com sentença anulada e, claro, direitos políticos recuperados. A avaliação é que não desponta nenhum nome para disputar a próxima eleição presidencial contra Jair Messias Bolsonaro, em 2022. Na avaliação petista, o campo está aberto para a volta de Lula, pelo voto.

 Menos pior

Pelas pesquisas de avaliação, tendência de pleito com rejeição muito alta, onde o eleitor estaria exposto a escolher o menos pior.

 Dupla goiana

O fenômeno se repete na Frente Parlamentar Mista, em defesa dos polos tecnológicos, criada recentemente no Congresso Nacional. O senador Vanderlan Cardoso é o presidente o deputado Major Vitor Hugo o vice.

  Questão de visão

O outubro é rosa. Mas o choro continua livre.

Frase do dia

Tristes tempos em que as pessoas de bom senso se sentem estrangeiras em seu próprio país

(Cristovam Buarque)