Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 04 De Junho De 2019

04/06/2019 às 09h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Duas dezenas

Íris Rezende, Agenor Mariano, Andrey Azeredo, Bruno Peixoto e Clécio Alves (MDB), Elias Vaz e Jorge Kajuru (PSB), Vanderlan Cardoso (PP), Thiago Albernaz (SD), Anselmo Pereira e Dra Cristina (PSDB), Alisson Lima (PRB), Adriana Accorsi (PT), Eduardo do Prado (PV), Paulinho Graus (PDT), Paulo Daher (DEM), Denes Pereira (PRTB) são nomes ventilados para concorrer à prefeitura de Goiânia.

Mais dois

Psol e Novo devem lançar candidaturas também, mas não tem nomes, que serão tirados de processos internos e bem distintos. O Psol tem tradição de fazer plenárias para chegar ao consenso com direito a votações seguidas no estilo Resta Um. O Novo segue edital de seleção, que já tem até consultoria contratada pelo Diretório Nacional para a definição de critérios e escolha do nome.

Sem, exceção

Esse processo do Novo, em princípio, vale para todos. Inclusive os que estão insatisfeitos em suas siglas. Sejam prefeitos ou não. Aliás, quem quiser entrar no Novo tem que ser não acolhido como aprovado pelo partido.

Formação

No comando metropolitano do DEM, vereador Paulo Daher está promovendo curso de formação, visando eleição do ano que vem. Conta com uma turma de 48 pré-candidatos, dispostos a enfrentar o desafio das urnas.

Nova política

Falando em coisa diferente, o presidente Jair Messias esteve em Goiás e resolveu almoçar numa churrascaria frequentada por caminhoneiros. Coisa do marketing da nova política. Pra chegar lá, foi de helicóptero. Tudo a ver.

Bola fora

A sugestão de um nome evangélico para o STF, feita em Goiânia, foi infeliz. Nada contra os evangélicos. Mas a questão religiosa, normalmente, não é usada como critério para nomeações. Especialmente as que exigem notório saber. Além do mal estar no meio jurídico, acabou dando mais uma canelada no ministro Sérgio Moro, a quem a cadeira está prometida. 

Faltam duas

Governador Ronaldo Caiado avançou mais uma casa no pagamento de dezembro. Faltam duas, pelo compromisso inicial.

No vermelho

A troca de comissionados e a orientação para não cobrar a coparticipação dos usuários enquanto houver o impasse no pagamento de dezembro, por sinal, derrubou a arrecadação do Ipasgo.

Cara...

Interlocutor histórico do ex-governador Marconi Perillo informa que ele está bem fixado em São Paulo e preocupado com formação de novas lideranças tucanas. Sem pensar ou falar em projeto eleitoral.

...Coroa

Outro interlocutor maledicente aposta ainda na possibilidade de Marconi disputar a prefeitura de Goiânia, em novo embate com Íris Rezende. Cenário pouco provável.

 

Pulga continua

A liberação de dinheiro do FCO é a saída sugerida por Ronaldo Caiado para o socorro aos Estados da Região. Com sinal verde do Conselho Gestor do fundo, ainda há desconfiança da capacidade do governo em manter o conteúdo das Medidas Provisórias que tem baixado. Articulação hoje é insuficiente. 

Em alta

Major Victor Hugo está parecendo técnico do Vila Nova: perde muito, mas continua prestigiado pela diretoria.

Por sinal

Copa América adiou a volta de Kajuru ao rádio.

Por que?

Neymar Jr consegue entrar em tanta confusão em tão pouco tempo...

Frase do dia

Nada que o Estado fornece é gratuito, o indivíduo é o único criador de riquezas

(Margareth Thatcher)