Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 23/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 01 De Outubro De 2019

01/10/2019 às 08h18


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Lula Livre!

Primeira condenação, um sexto da pena cumprido e bom comportamento. São as premissas observadas para o regime de progressão do ex-presidente Lula. Para a justiça, está condenado por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Para os seus seguidores, é um preso político. Desde que começou a cumprir a pena em Curitiba, há movimento pela liberdade de Lula. Ele deve fechar outubro em prisão domiciliar. Com limitações à sua movimentação e ainda sob o risco (desnecessário) de tornozeleira eletrônica. Mais do que isso, mata o movimento que ainda há em torno dele. A defesa não quer a progressão do regime. Porque Lula não quer isso. Quer liberdade total. Que poderia vir por um habeas corpus ou pela anulação de sentença.

Volta

Lula tem a chance de retomar as atividades políticas e se casar, como manifestou recentemente. E, claro, enfrentar a parte da opinião pública que não está convencida de sua inocência.

Esticou demais

Lula sempre foi a figura principal do PT. Ao chegar à presidência exerceu a supremacia, fazendo valer as suas posições, mesmo que, para isso, o partido perdesse quadros históricos. O PT ficou, nos últimos anos, refém dos desejos e das estratégias de seu líder. Mais uma vez, esticou demais a corda. Ainda que tenha a segunda maior bancada na Câmara e o segundo maior fundo para disputar as eleições do ano que vem, ainda há um clima de desânimo e falta articulação.

 Alvo de Jair

Jair Messias vem tratando de antecipar o processo eleitoral de 2022, já deixando claro que pretende ir à reeleição. Diferente do que dizia ao vencer as eleições do ano que vem. Pode estar convencido de que precisará de mais tempo para implementar mudanças no país. E pode ser apenas a doce sedução do poder. O PT é o seu adversário escolhido. Com qualquer nome. Inclusive Lula.

Poucos amigos

O problema de Jair e seus seguidores é que não se pensa duas vezes em atacar quem ouse desafiar o atual poder central. Está perdendo potenciais aliados, que apostam no descrédito de Jair para enfrentá-lo em três anos.

 Sem nome natural

O problema da oposição é que ela ainda não consegue ser oposição. E não tem um nome para enfrentar a fúria e a máquina de Jair Messias. João Doria, Wilson Witzel, Ciro Gomes, João Dória e João Amoêdo são nomes que buscam o apoio dos descontentes com o presidente.

 Guedes é o cara

Colocar a economia nos eixos é mais do que o desafio de Paulo Guedes. É a senha para a reeleição do chefe.

 Nadando de braçada

Prefeito Íris Rezende está cada vez mais tranquilo na prestação de contas à Câmara de Goiânia. Está se sentindo à vontade para fazer uma das coisas que mais gosta: contar histórias do passado, onde ele é o personagem central.

Olhai por nós

Vereador Emilson Pereira suplicou, na prestação de contas, para que o prefeito escolha um dos parlamentares da base para ocupar a vice. Íris sorriu.

 Menos Paulo

Na Câmara, Paulo Daher (DEM) é candidato à reeleição. Paulinho Graus (PDT) é pré-candidato a prefeito. Paulo Magalhães (PSD) tem anunciado aposentadoria, investindo no filho como candidato no ano que vem.

 Dúvida

Senador Jorge Kajuru fez opção pelo Cidadania, que era PPS, que, por sua vez, já foi PCB. Em Goiânia, o presidente da sigla, Virmondes Cruvinel, é pré-candidato a prefeito. Kajuru tem compromisso com Elias Vez (PSB).

 Cabo eleitoral

Cacique Raoni voltou à cena e é candidatíssimo ao Nobel da Paz. Jair Messias é seu cabo eleitoral. Toda vez que Jair falar mal de Raoni, ele ganha voto entre os europeus.

 Abstinência

Rodrigo Janot exagerou no esforço de reaparecer na mídia. Ruim para o STF e uma disputa desagradável de vaidades desnecessária. Talvez querendo mostrar quem é pior de todos.

 Choro livre

Tucanos, petistas e bolso aristas tem o direito de ficar calados em relação ao STF. Nenhum dos grupos se preocupou em mudar a forma de escolha dos ministros.

 

Voto bom

Domingo tem eleição para conselheiro tutelar. O maior desafio para os candidatos é que o voto é facultativo, o que deveria acontecer em todos os níveis. Aí, é uma luta para mostrar a importância dos conselhos e, mais ainda, escolher pessoas comprometidas. Na Região Noroeste, dá gosto ver PVzinho da Galera, radialista criativo e coordenador do Bola de Ouro, projeto que tem tirado crianças da rua e dado uma alternativa. Comprometido com as crianças e com a comunidade, PV é um dos bons que tentam chegar a uma vaga de conselheiro tutelar.

Fase

O coração vermelho deve tirar o chapéu para o Goiás. No segundo turno, três vitórias em três jogos, com direito a levar 20 mil pessoas ao Serra Dourada numa noite de segunda.

  Frase do dia

“A beleza só importa nos primeiros 15 minutos. Depois você tem que ter algo a mais para oferecer”

(Fernanda Montenegro)