Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 01 de novembro de 2018

01/11/2018 às 08h00


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

DISCURSO NA PRÁTICA

Bolsonaro começou a colocar em prática, na indicação de seus ministros, algo diferente dos últimos anos na política brasileira. Até agora, gente que trabalhou na campanha e que escapa da indicação partidária. Paulo Guedes (Economia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Augusto Helena (Defesa) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) já eram especulados desde o final do primeiro turno e foram confirmados. Sérgio Moro na Justiça seria uma cereja no bolo ministerial, mas aqui a conversa deve ser um pouco mais longa. Ao dizer que não nomeará condenados por corrupção, Bolsonaro pode estar fechando a porta pra muita gente. A começar por Alberto Fraga (DEM), que chegou ao topo do Twitter, depois da declaração do presidente eleito e das especulações de sua indicação para Secretaria do Governo. seguindo o exemplo de Trump, Bolsonaro vai usar suas redes sociais para confirmar o ministério. Serão 15 ou 16 convidados.

 

GOIANOS NA EXPECTATIVA

Bicampeão como deputado federal mais votado em Goiás, Delegado Waldir aguarda espaço no governo Bolsonaro. Se não der certo, segue na Câmara, de olho em projeto mais consistente para a Prefeitura de Goiânia em 2020. João Campos (PRB) e Célio Silveira (PSDB) são nomes cotados para disputar a presidência da Câmara dos Deputados.

 

 

ÍRIS NÃO?

Na prestação de contas na Câmara de Goiânia, Íris Rezende (MDB) afirmou que está se preparando para entregar a gestão com as contas em dia para o seu sucessor. Questionado se isso significava que não iria concorrer à reeleição, desconversou.

 

VANDERLAN NÃO

Senador eleito, Vanderlan Cardoso (PP) nega nova candidatura à prefeitura de Goiânia. Avalia ser muito curto o espaço de tempo entre o início do mandato de senador com a campanha em Goiânia. alega ter compromissos sérios no Senado. Pode disputar o Governo de Goiás novamente em 2022.

 

AUMENTO ZERO

Vanderlan encabeça campanha para tentar conter qualquer aumento de custos, vindo do setor público. Vale para impostos e também para preços administrados pelo governo, como a gasolina, o gás de cozinha e as tarifas de água e energia, por exemplo. Bandeira que está desfraldada desde já e que será levada também ao Senado.

 

FRANCISCO FORTE

Entre os nomes apontados como opção por Vanderlan para a capital está o deputado federal eleito Francisco Júnior (PSD), que disputou a última eleição na capital. Dentro do perfil de gestor inovador indicado por Vanderlan. Elias Vaz (PSB) é outra opção avaliada, segundo o senador.

 

MAIS DOIS

Dois vereadores também se lançaram como opção para a capital em 2020: Clécio Alves no MDB e Anselmo Pereira no PSDB.

 

MEXENDO O CALDO

Vereador Carlin Café (PPS) pode botar fogo na Câmara Municipal de Goiânia nesta quinta-feira. Quer apresentar projeto para mudar a data da eleição da nova mesa diretora da Casam marcada para a última sessão legislativa, provavelmente no dia 21 de dezembro. A intenção de Café é jogar tudo para fevereiro, já com a posse de cinco suplentes.

 

TRANQUILO E CALMO

O clima na transição estadual é de cordialidade, com muitas reuniões e abertura dos dados da gestão do atual governo para o futuro.

 

MOMENTO OPORTUNO

Governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM) só deve se debruçar na formação da equipe após o levantamento dessa transição. Da análise da situação do Estado, serão definidas prioridades e a estrutura da máquina. Até lá, nenhum nome deve ser confirmado. Aliás, os nomes ventilados não passam de mera especulação.

 

 

TECNOLOGIA

Inciativa do deputado Virmondes Cruvinel, Alego recebe audiência pública na segunda-feira, a partir das 14 horas. Em pauta, projeto de lei que estabelece incentivos fiscais para as startups.