Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 16/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 01 De Agosto De 2019

01/08/2019 às 08h51


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Reeleição

Jair Messias tem se mostrado atrapalhado em muitas declarações. É estratégia ou jeito de ser? Parece ser jeito de ser, mas tem sido estratégico. Ele tem se envolvido em polêmica e aparecendo no centro de muitas questões do debate nacional. Perde pontos, normalmente, com formadores de opinião. Mas repete um outro sentimental que vem da campanha: a coragem de falar até o que ninguém tem coragem de dizer. Talquei? Enquanto faz firula com muitos assuntos que não são relevantes, vai conseguindo atingir objetivos. Um deles, a reforma da Previdência, que avançou na Câmara dos Deputados. Outro, a indicação do filho para embaixador dos Estados. Unidos.

Lado bom

Muito timidamente, a economia começa a reagir. O desemprego cai à marca de 12%, preço de combustível controlado, levando para baixo a inflação. Aliás, normalmente é o bom resultado na economia e não os aliados políticos que costumam alavancar candidaturas para quem está no comando do país. 

Gol contra

A polêmica com o presidente da OAB traz duas consequências negativas: a primeira foi ressuscitar o mais apagado comandante da Ordem dos últimos tempos. Segundo, por polarizar com os ativistas de esquerda, dando mais motivos para oposição. Jair Messias mancha a imagem ao fazer afirmações que não tem comprovação, mais uma vez.

 Teste de fogo

Jair Messias vai sentir o reflexo das polêmicas no Congresso a partir da semana que vem, quando deputados e senadores voltam ao batente. A primeira prova é o segundo turno da reforma da Previdência. A segunda será a sabatina no filho que tem vocação para embaixador.

 No clima

Goiânia recebe encontro da Comissão de Direito Ambiente da Ordem. Um dos pontos em discussão é a flexibilização de regras para licenciamento, tema que ganhou força com o novo ministro Ricardo Salles.

 No batente

Íris Rezende aproveita o final de semana, para retomar o Mutirão nos bairros de Goiânia. No final de semana será a vez do Jardim Guanabara, terra do deputado Vinícius Cirqueira.

 Deu choque

Governador Ronaldo Ciado (DEM) voltou à pressão para rever a concessão da Enel Goiás. A gota d’água foi o adiamento da inauguração da primeira Policlínica. Programada para agosto, em Posse, só não vai acontecer por falta de ligação de energia elétrica no prédio. Enel alegou a necessidade de instalação de um transformador, que teria que ser comprado pela Secretaria da Saúde, com um prazo de 120 dias pra concluir projeto e instalação. Caso está em Brasília, com pedido de providências.

 Não brinca

Caiado tem demonstrado acesso ao ministério de Jair Messias, em Brasília. O presidente é presença constante em Goiás, onde tem prestigiado o governador e se sentido em casa.

 Em conta

Senador Jorge Kajuru, que começou o ano no PRP, passou pelo PSB e está sem partido, se aproxima cada vez mais do governo Bolsonaro. Está comemorando liberação de quase R$ 20 milhões para projetos em vários municípios goianos. Kajuru tem conseguido bom acesso em vários gabinetes federais.

Romaria

Deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) tem ouvido apelas para não se candidatar a prefeito de Aparecida de Goiânia. Pessoal do MDB quer apoio para a reeleição de Gustavo Mendanha.

 Por que?

O FICA ficou para depois.

  Frase do dia

“A cada 15 anos, o Brasil se esquece do que aconteceu nos últimos 15 anos"

(Ivan Lessa)