PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 28/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

POLÍTICA

Coluna Ponto & Vírgula - 11 De Junho De 2019

11/06/2019 às 08h40


POR PONTO & VÍRGULA | Marcelo Heleno

facebook twitter whatsapp

Moro pode cair

O ministro da Justiça com aura de profissional independente, que não dependeu da política para chegar ao cargo. Até aí, tudo bem. A revelação das conversas com integrantes da Lava Jato criou a primeira grande crise em torno do ministro. O problema não é a acusação, nem as perguntas derivadas dela. É a resposta. Ou a falta de resposta. De um lado, Moro enxergou “nada de mais” nas conversas, crime na violação de seu sigilo e lamentou a falta de indicação da fonte. Ora, certamente muita coisa chegou à própria Lava Jato de forma anônima. O que importa sempre é a consistência. O vice Hamilton Mourão falou em “conversas privadas”. O que, também, não é o caso. Foram conversas institucionais. Ao lado de Paulo Guedes, Moro sempre foi a referência na equipe de Jair Messias. A referência está em xeque.

Vingança é prato frio

O site que revelou as conversas pertence ao jornalista americano Glen Greenwald, marido de David Miranda que, por sua vez, assumiu a vaga de Jean Willys na Câmara Federal. Com postura clara de oposição ao nosso atual governo e apoio à esquerda.

Lula livre

A revelação dos diálogos acabou centrando em episódios que levaram à condenação do ex-presidente Lula. E acontece no momento em que o STJ prepara julgamento que deve relaxar a prisão do eterno presidente.

Sem mi mi mi

Jair Messias Bolsonaro tem muitos defeitos e tem os praticado no exercício da presidência. Mas é preciso entender que o mandato dele é legítimo. Legitimado, inclusive, por aqueles que não votaram nele.

Cinco fora

O Prêmio Congresso Em Foco é um dos mais tradicionais da política em Brasília. Na primeira fase, jornalistas que fazem a cobertura das Casas votam e, na segunda votação, os melhores são escolhidos pelos leitores. Cinco parlamentares goianos não participam da eleição em 2019: o senador Jorge Kajuru (PSB), e os deputados Alcides Rodrigues (PRP), Célio Silveira (PSDB), Magda Moffatto (PR) e Rubens Otoni (PT).

Explicação

Apenas dois critérios para entrar na lista de votação: ter, pelo menos, 60 dias de mandato e não responder a processo na área criminal.

Aumento revisado

A Saneago conseguiu aprovar reajuste de quase 5% na tarifa, na AGR, a agência estadual de regulação. Mas o reajuste pode não valer para Goiânia. É que a capital também tem a sua agência. As letras mudam de lugar, mas a ARG é quem bate o martelo para o reajuste. Pode ser um teste de foto para todos. Para a Saneago, para a agência municipal e para o Plano de Saneamento, lançado recentemente e que estabelece um novo padrão para os serviços de água e esgoto na capital.

Canteiro de obras

Prefeito Íris Rezende lançando várias frentes com obras que mexem com a vida da população. Tem BRT no Setor Marista e agora a reforma da Praça do Trabalhador, que já mexe com a vida dos expositores da Feira Hippie e com a Região da Rua 44. SMT vai continuar tendo muito trabalho, mas é preciso entender que o tocador de obras está com a corda toda. E isso porque diz que não é candidato à reeleição.

Acalmou

Sem o quinteto do barulho, que se elegeu em outubro, o prefeito Íris Rezende tem tido vida mais tranquila na Câmara de Goiânia.

De saída

Ozéias Varão e Dra. Cristina devem puxar a fila de troca partidária, podendo ser antes da janela de abril do ano que vem. Ozéias está no PSB, sem clima pra continuar na sigla e com saída negociada. Lugar que pode ser ocupado por Cristina, insatisfeita com desgastes provocados pela sigla em seu crescimento político.

Gol de Neymar

Com o noticiário em torno de Moro, o atacante do PSG ganhou mais espaço pra sair de cena. Á francesa.

Perda

Artista plástico Roos foi sem se despedir. Vai fazer falta.

Em conjunto

Deputado Vinicius Cirqueira e vereador Emilson Pereira promovem audiência conjunta nesta quarta para discutir o trabalho infantil. Na Câmara, pela manhã.

Por que?

Faz tanta diferença a prisão ou liberdade de Lula.

Frase do dia

Grande dia!”

(Jari Messias em janeiro, comentando o autoexílio de Jean Willys)