Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura 20 De Agosto De 2019

20/08/2019 às 09h05


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Troca de acusações entre Caiado e Marconi pode ser duradoura

A troca de acusações iniciada no fim de semana entre o governador Ronaldo Caiado e o ex-governador Marconi Perillo, possui um ingrediente que tem tudo pra alimentá-la por tempo indeterminado. É o fato de que ela é politicamente boa para ambos. Boa para Caiado, no processo de desconstrução do antecessor, que já lhe passou muita raiva no passado. É boa para Marconi Perillo, que ao rebater os ataques de Caiado, divide com ele as opiniões. Vá lá que o nível do vocabulário utilizado por eles em seus ataques e contra-ataques pode ser melhorado. Caiado deu o pontapé inicial ao insinuar, ao discursar na Igreja do Muquém, que Marconi Perillo se mudou de Goiás, após ter praticado atos de corrupção durante os seus mandatos de governador. Na primeira nota, Marconi não apenas rebateu os ataques de Caiado como acrescentou suas próprias “pimentas”. Caiado respondeu e Marconi divulgou uma segunda, em que dentre outras coisas, promete ação contra o democrata. Sem descer a detalhes dos dois lados, o fato é que o governador Ronaldo Caiado tem “lamparina” numa mão e lupa na outra, na análise dos atos de Marconi no governo nesses últimos 20 anos.  Ainda não surgiu notícia de que já tenha constatado a prática de atos, que possam levá-lo à alguma condenação. E Caiado sabe que sem a comprovação de  atos que possam encrencar o adversário a justiça, ninguém pode ter a certeza da sua retomada do poder, nos próximos embates. A principal justificativa de Caiado para preencher os principais cargos no Estado com pessoas de outras regiões, que os postos fossem ocupados por pessoas que tivessem algum tipo de ligação com a política de Goiás.  Só o tempo dirá se todas as desconfianças de Caiado estavam corretas, ou não.

Novo desembargador

Após vencer a luta nos tribunais superiores pelo direito à indicação do nome que preencherá a vaga de desembargador, no Tribunal de Justiça, a OAB-GO assiste agora intensa disputa entre advogados, na corrida para ser o indicado. Contudo, não será surpresa se para a vaga vier a ser escolhido alguém com maior proximidade com o governador Ronaldo Caiado.

 Novo desembargador

Na avaliação de um advogado e frequentador assíduo da casa de Caiado, hoje, a maior probabilidade é que o novo desembargador será escolhido numa lista de quatro nomes: Aderbal, Alexandre, Breno e Enio Caiado, todos reconhecidos como excelentes profissionais. Vale lembrar, como exemplo da boa relação entre o atual presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Paiva e o governador Ronaldo Caiado, um irmão de Lúcio, Luiz Paiva, é o Superintendente da Juventude no governo estadual. E não há como negar que as gentilezas e as sutilezas possuem grande relevância nas relações humanas.  Outro ponto importante que vem contribuindo para a boa relação entre o governo e OAB é o esforço de Caiado, em colocar em dia o pagamento dos advogados dativos, uma antiga reivindicação da entidade.

Iris derrota até Bariani e arranca gargalhadas

O prefeito Iris Rezende surpreendeu a todos os presentes ao suplantar o amigo escritor Bariani Ortêncio, acertando o alvo na sua única experiência em “jogo de malha”, durante visita ao Parque dos Buritis, no dia 15 desse mês. O lance se deu no campo que leva o nome de Bariani.  Dentre os presentes na ocasião, destaque para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira, deputados e auxiliares e jornalistas. Essa modalidade de esporte já era praticada pelos soldados do Império Romano, em seus momentos de folga, em períodos de guerra. Para os místicos, que gostam de analisar os significados dos fatos, essa pegada vitoriosa do prefeito no “jogo de malha” é um prato e tanto, principalmente se levar em conta a sua possível candidatura à reeleição, em 2020. Vejam a foto da gargalhada geral da turma, ao se deparar com o lance vitorioso de Iris Rezende. Nem o deputado Lissauer Vieira, que dificilmente é visto sorrindo, resistiu ao gesto de Iris Rezende.    

A fruta de Caiado

Você sabia que abacaxi é a fruta preferida do governador Ronaldo Caiado? Ele não fica um dia sequer sem consumir um delicioso exemplar da fruta, que chega para ele diretamente da produção, uma propriedade rural do vice-presidente da Agehab e amigo, Luiz Sampaio, no município de Ipameri. Médico, Caiado sempre tece comentários elogiosos acerca dos benefícios da fruta para a saúde, principalmente para o intestino, segundo relato de um velho amigo da família do governador, participante ativo dos eventos políticos do democrata no interior do Estado. Luís Sampaio (foto) foi candidato a deputado estadual em 2018 e ficou na segunda suplência.

Chapa quente

A temperatura  na relação entre o governador Ronaldo Caiado e o ex-governador Marconi Perillo subiu tanto no final de semana, que ameaça explodir o termômetro.  

Adib critica discussão de candidaturas agora

O prefeito Adib Elias, de Catalão, disse que não está preocupado com a eleição. Diz que “noviços  e alienígenas” estão tentando açodar o processo, pretendendo iniciar a pré-campanha mais cedo. "Não tenho tempo pra isso. Estou  trabalhando, cuidando do maior canteiro de obras do interior de Goiás. A eleição é ano que vem e nem sei se vou disputar", disse ele. Adib está em primeiro lugar em todas as pesquisas, e diz que a sua cidade “não está aberta a retrocessos ou aventuras.”

Indefinição

Por falar em Adib Elias, ainda não está totalmente decidido que os dissidentes do MDB, que foram penalizados com a expulsão do partido, por terem apoiado o democrata Ronaldo Caiado para o governo, em 2018. Eles avaliam algumas opções partidárias, enquanto que outra corrente atua para que eles permaneçam no MDB.

 Nelto alerta Bolsonaro

Para o deputado José Nelto, líder da bancada do Podemos na Câmara, o presidente Jair Bolsonaro comete um grave erro, ao permitir o processo de fritura do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Entretanto, avalia que, caso haja a saída de Moro do ministério, por conta desse processo de fritura, que o ministro tem grande capital político com prestígio suficiente para se eleger o próximo Presidente da República.

Valéria é campeã

A atleta Valéria Rodrigues conquistou o título de “campeã brasileira” de Taekwondo,  na competição realizada no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro no fim de semana. Ela já conquistou esse título em anos anteriores.  Nos próximos 45 dias, Valéria vai se preparar para o Mundial da modalidade, que acontecerá em outubro, na China. A goiana se saiu muito bem esse ano, também nos abertos de Áustria e de Luxemburgo, realizados há dois meses, ao ficar com a Medalha de Ouro nesse último e de bronze, em Viena. Valéria Rodrigues (foto de verde) é atleta da Marinha, há quatro anos, e conta com o apoio da Prefeitura de Rio Claro (SP).  

Reclamação do leitor

Hoje a reclamação é do professor Luís Carlos Fernandes (UFG) contra dois problemas que, segundo ele, ainda não foram solucionados na atual administração da cidade: limpeza e reforma de praças e jardins e concluir a operação de tapa-buracos nas ruas. “Não basta reformar basta reformar apenas os parques nem tão pouco tampar um buraco sim e outro não”, ensina o professor. Ainda segundo o professor Luís Carlos, nesse quesito de tapar buracos nas vias públicas, o de Aparecida de Goiânia “está batendo de 10 em Goiânia.”

Polêmicas à vista

Com a volta do deputado Lissauer Vieira da viagem aos EUA, o clima na Assembleia Legislativa promete esquentar nesse segundo semestre, por alguns motivos principais. O primeiro é análise de alguns vetos do Executivo, com tendência de serem derrubados. O segundo é a intenção já anunciada por um grupo de parlamentares, de priorizar projetos dos deputados, nesse resto de ano, visto que no primeiro semestre a prioridade foi para as matérias do Executivo e, por último, a polêmica gerada em torno da adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal, que tem todos os ingredientes pra dar muito “pano para as mangas” na sua votação.