Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 23/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 30 De Maio De 2019

30/05/2019 às 09h45


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Projeto nacional de Caiado em 2022 pode, em tese, preocupar Bolsonaro

Existe um raciocínio segundo o qual diante de uma eventual candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2022, e do desejo nunca negado do governador Ronaldo Caiado de também se incursionar por esse caminho, a prudência recomenda ao democrata não ser muito otimista em relação a abertura dos cofres de Brasília, para o seu governo. Por razões óbvias. E não se trata de conjecturar negativamente, porque a análise faz todo o sentido. Vejamos. Com um pouco mais de dinheiro para investir em obras, como a recuperação das rodovias e a implantação das 17 policlínicas, bem como melhorias significativas na segurança pública e na Educação – embora nessa última quase não se ouçam reclamações. Enfim, realizar em Goiás um governo com gestão revolucionária, que possa servir de modelo para o País, poderia fortalecer em muito um projeto do democrata em nível nacional. Sem contar o seu transito junto ao segmento de maior produção nacional, o agronegócio. De há muito, que o goiano já possui forte apoio nesse segmento. Então existe aí um conjunto de fatores reais a reforçar um projeto político nacional de poder de Caiado. Esses fatores aliados a outros como o da grande capacidade intelectual, é médico bem formado, de elevado conceito. Tudo isso faz do governador de Goiás um potencial e perigoso concorrente numa disputa futura. Daí vem inevitavelmente a seguinte pergunta: não poderia o capitão já estar sendo aconselhado a manter o potencial concorrente com “rédeas curtas”, como diz o velho ditado, para não ser surpreendido daqui três anos?

Candidatura encorpa

A possível candidatura à reeleição do prefeito Iris Rezende vem ganhando musculatura. Primeiro, pela história do próprio prefeito que o dispensa de qualquer outra condição para isso, caso decida concorrer. Segundo, pela vultosa soma de recursos na conta do município, para fazer obras nesse resto de mandato, ingrediente que o potencializa ainda mais na busca de novo mandato. Iris Rezende é o político de maior longevidade em atividade na história do Estado, e certamente um dos melhores posicionados no ranking nacional, nesse quesito.

Não descarta

Notíci@pura pretende acompanhar e contar para os seus leitores a evolução dos estágios da possível candidatura de Iris, em 2020. E já vai aqui uma revelação sobre o assunto. Segundo um destacado auxiliar do emedebista, com base na percepção nos movimentos no entorno do prefeito, a possibilidade da candidatura de Iris não é mais descartada. Tudo vai depender do sentimento da população, lá mais próximo das definições.

Congresso do trabalho

Especialistas e estudiosos sobre o assunto discutem em Goiânia, entre 5 e 7 de junho, “O futuro do trabalho e novas tecnologias”, no 25º Congresso do IGT – Instituto Goiano de Direito do Trabalho. As inscrições podem ser feitas até o dia dois, no site igt.org.br, e após, somente no local. E-mail: contato@igt.org.br  

Albernaz na disputa

Com o DNA do avô Nion Albernaz correndo pelas veias, o deputado Thiago Albernaz pode entrar na briga pela eleição de prefeito em Goiânia, no próximo ano. Formado em Economia, mesma formação acadêmica de Nion, Thiago Albernaz (foto) não esconde o sonho de administrar a cidade que, por três mandatos teve seu avô Nion Albernaz como prefeito.

Vilmar na Câmara

O presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, vai hoje às 9:30 na Câmara Municipal, para uma visita ao vereador Roberto Ricardo, do seu partido, juntamente com presidente municipal do partido, Dagoberto Menezes. Primeiro suplente, Ricardo assumiu nessa terça-feira, na vaga aberta com o pedido de licença da vereadora Priscila Tejota. Vilmar será ciceroneado pelo vereador Paulo Magalhães, que também é filiado no seu partido.

Flávia no Senado

Em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Federal, e com votação crescente a cada nova eleição, a deputada Flávia Morais (PDT) já vislumbra candidatura ao Senado, em 2022.

Disputa de bisturis

Se não houver consenso entre PDT e DEM para a definição do candidato da base caiadista no município, Trindade deverá ser palco de uma das eleições mais acirradas dentre os municípios do entorno de Goiânia. Além do nome do PSDB, ainda não definido, as evidências já apontam para uma disputa a ser travada entre dois médicos, George Morais e Dr. Antônio. Vão precisar da ajuda do Divino Pai Eterno, para controlar a temperatura da campanha.

Mensagens

A entrevista com o ex-governador Irapuan Costa Júnior, publicada na edição do dia 23, foi uma das mais vistas aqui entre tantas dos últimos pelo menos seis meses. Foram centenas de manifestações vindas de todas as regiões do Estado, de cumprimentos pela iniciativa, outros com indagações sobre outros temas não abordados na entrevista. É a demonstração de que Irapuan ainda mantém a aprovação de parcela significativa dos goianos.  

Bordoni em Catalão

O jornalista Luís Carlos Bordoni assumiu a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Catalão, a convite do prefeito Adib Elias. Com experiência acumulada como repórter, apresentador e editor da TV Goyá, TV e Rádios Brasil Central e Difusora, além dos jornais Folha de São Paulo e Diário da Manhã, dentre outros, é 100% de certeza que Adib terá um dos melhores profissionais de comunicação, para cuidar da imagem da sua administração. Parabéns. Luís Carlos Bordoni (foto) é craque também em marketing eleitoral e fez várias campanhas vitoriosas em Goiás e Distrito Federal e de várias cidades.