Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 30 De Abril De 2019

30/04/2019 às 08h54


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Cogitada a saída de Roller da Segov

Contrariado com o seu próprio desempenho no cargo, dada à falta de poder para decidir, conforme pessoas próximas, e o acúmulo de reclamações por parte de deputados da base, na Assembleia Legislativa, o secretário de Governo, Ernesto Roller, deverá assumir outro posto. Ernesto pode assumir tanto uma nova pasta no governo estadual quanto na área federal. A informação é de um destacado assessor próximo do governador Ronaldo Caiado, e com trânsito fácil no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico. No caso de o desfecho vir a ocorrer com a ascensão a outra pasta na área estadual, não se deve descartar a possibilidade de haver uma troca entre da Segov para a Secretaria de Promoção Social, antiga Secretaria de Cidadania, cujo titular atual, Marcos Cabral, assumir a Secretaria de Governo. Marcos Cabral teve papel elogiado por ocasião da derrota do governo na eleição do presidente do presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira, ao demonstrar facilidades e “jogo de cintura” no relacionamento com os parlamentares. Embora haja outros nomes de bom trânsito na área política que são confiança de Caiado, a exemplo do professor universitário e ex-vereador de Crixás (DEM), William Machado, Marcos Cabral possui experiência política adquirida em quatro mandatos de prefeito de Santa Terezinha.

Relação difícil

Embora com a experiência política obtida no exercício de dois mandatos de deputado na Assembleia Legislativa, além de secretário de Segurança Pública, no governo de Alcides Rodrigues (2007 – 2010), e prefeito de Formosa, o desempenho do secretário Ernesto Roller à como secretário e coordenador político do governo, tem sido alvo de muitas críticas por parte de deputados desde o início.

Desde fevereiro

A relação entre eles vem enfrentando dificuldades desde fevereiro, tendo culminado com a eleição de um deputado de oposição para a presidência do Legislativo (Lissauer Vieira, MDB). A última eleição de adversário do governador para a presidência da Assembleia havia ocorrido ainda na década de 60, com a vitória do deputado Ollimpio Jayme, contra a vontade do então governador Otávio Lage. Mesmo pertencendo ao mesmo partido do governador, a UDN, Ollímpio pertencia a uma ala adversária. Deu muito trabalho durante todo o mandato do então governador.

Brigas paroquiais

Hoje, há resistência da parte de um grupo de deputados à coordenação do secretário Roller, dentre eles, Iso Moreira (DEM), que é da mesma região de Roller, o Nordeste. Mas por questão de justiça, há que ressalvar que a origem dos motivos das reclamações dos deputados não está no secretário do governo, mas e sim, no próprio governo que ainda não se dispôs a atender os pleitos dos deputados. O secretário Ernesto Roller não se dá também com o deputado tucano Sebastião Caroço, ex-prefeito de Formosa que o lançou e o apoiou em sua primeira eleição para Assembleia Legislativa, em 2002.  Caroço, embora filiado em partido adversário, é amigo pessoal do governador Ronaldo Caiado.

Iso Moreira x Ernesto Roller

Nos bastidores, o deputado Iso Moreira não esconde a dificuldade de relacionamento com o secretário Ernesto Roller. E não há, segundo ele, nenhum sinal de que vá melhorar.

Dissidente do MDB

O hoje secretário de governo, Ernesto Roller, teve papel relevante na campanha de Caiado ao governo, em 2018, quando era ainda prefeito de Formosa e um dos dissidentes do MDB pró-eleição de Caiado governador, mesmo o seu partido tendo lançado o então deputado Daniel Vilela, como candidato a governador.

Aliança MDB – DEM em Goiânia

Que ninguém duvide da formação de aliança entre o MDB e DEM, para uma eventual reeleição do prefeito Iris Rezende, com o Democrata indicando o vice na chapa. Não custa lembrar a grande amizade entre Iris e o governador Ronaldo Caiado, que mesmo tendo dito que o emedebista Daniel Vilela era o seu candidato a governador, Iris Rezende não atrapalhou em nada a campanha do democrata. Vários assessores da prefeitura participaram ativamente na campanha de Caiado, sem nenhuma restrição do prefeito.

Papel decisivo

Para quem não sabe, o então senador Ronaldo Caiado teve papel decisivo na decisão de Iris Rezende em reconsiderar decisão de não disputar a eleição, em 2016. Iris chegou a dar entrevista de página inteira para o Jornal O Popular, anunciando em definitivo sua saída do processo eleitoral naquele ano, voando em seguida para sua fazenda em Mato Grosso. Caiado, no entanto, não continuou insistindo convencer Iris a mudar de ideia e assumir a candidatura, no que foi vitorioso.

Apelo de Caiado

Havia informações até um mês atrás segundo a qual o prefeito Iris Rezende estava disposto a encerrar a carreira, ao final desse mandato. Mas já há especulação de que ele pode mudar de ideia e buscar a reeleição, para que tenha mais tempo para construir e enorme quantidade de obras recursos ele acabou de conseguir para investir na cidade. Uma forcinha de Caiado lá pelo começo de 2020 pode ser fundamental na decisão de Iris.

Dr. Alcides atende

Deputado federal Alcides Rodrigues (Patriota) já atende desde ontem no Escritório Político localizado próximo ao Shopping Buganville, no Setor Bueno, em Goiânia. Sua assessoria enviou a lideranças políticas e jornalistas o link com o endereço. O atendimento deverá ocorrer sempre em dias que não há sessões na Câmara Federal.