Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 28 De Março De 2019

28/03/2019 às 13h40


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Desentendimentos entre poderes dificultam pleito goiano

Os dias passam rapidamente. Já estamos fechando o terceiro mês de 2019 e até pelo seu estilo e temperamento, certamente o governador Ronaldo Caiado deve estar se perguntando por que ainda não saiu nenhum socorro federal para as contas do Estado, que ele encontradas em situação desfavorável, mesmo  ele tendo gasto boa parte do tempo nesse período com viagens e reuniões em Brasília. São vários os fatores, naturalmente. Mas nenhum por indisposição ou porque deixou de participar de uma reunião seja com um ministro na esplanada, no Planalto ou no Congresso, com deputados e senadores. Brasília é assim, quando já tem formulada a solução para o problema, já é longo o caminho burocrático a percorrer, quando ainda não se tem bem definida a solução, como tem sido o caso dos Estados em à espera de socorro, aí a situação fica ainda mais demorada. E para piorar, os desentendimentos havidos entre os presidentes da República e o da Câmara, nas últimas semanas, têm ampliado ainda mais as dificuldades para o andamento da reforma e consequentemente, para a solução de outras pendências, como a de Goiás. Estamos precisando da ajuda dos céus pra fazer baixar a temperatura em Brasília, e dar uma melhorada para todo mundo, inclusive para os goianos.  

CRPG elege hoje os melhores de 2018

O Clube de Repórteres Políticos promove nessa quinta-feira a eleição dos melhores do ano de 2018, na política estadual. Os filiados da entidade, jornalistas/repórteres e radialistas, vão eleger o “Congressista do ano” [deputado federal ou senador]; o melhor deputado estadual, o melhor vereador e o “Político do ano”, primeiro título instituído pelo clube logo após criação da entidade, há cerca de 40 anos. A eleição será realizada no saguão da Assembleia Legislativa, no horário das 10:00 às 17:00.

Urna itinerante

De acordo com a expectativa do presidente do clube, jornalista Ulisses Aesse, haverá uma boa participação dos filiados na eleição, tendo em vista ser esse um dos eventos mais importantes da entidade, que sempre motivou a participação dos filiados nos anos anteriores. Haverá urna fixa no saguão do Palácio Alfredo Nasser e urna itinerante, nas redações das principais empresas de comunicação.

Alerta de Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou a classe política de “cabelos em pé” ao alertar ontem no Senado, para a possibilidade de deixar o governo, se concluir que a sua proposta de reforma da previdência não encontrar apoio do próprio governo na Casa. Disse que não tem apego ao cargo e completou lembrando que “existe vida fora” de Brasília.

Que coisa hein!

Essa distribuição de recursos do Pronatec por parte do reitor da UEG, com parentes e pessoas próximas, na instituição, todas percebendo bons salários? E no primeiro momento, ainda demonstrou estar em dúvida se deveria ou não se afastar do cargo para facilitar as investigações! A cautela e a ética mandam que não se deva fazer pré-julgamento, mas com base no que foi divulgado no noticiário sobre o tema até agora, a impressão que se tem é que, no mínimo foi adotada uma prática totalmente em descordo com o Direito Administrativo Brasileiro.  

Motivos foram outros

Em mensagem encaminhada à coluna na terça-feira, o ex-deputado federal Luiz Bittencourt negou a existência de relação entre sua saída do PMDB, em 2007, com possível pretensão de sua parte, em assumir a presidência do partido, como saiu na coluna anterior. “Os motivos da minha saída do PMDB foram outros e eu nunca tive pretensão em assumir a presidência do partido”, contou.

Deputados trocaram insultos na TV por Marconi e Iris

Mas a política dá muitas voltas. Os então deputados federais Luiz Bittencourt (PMDB) e Ronaldo Caiado (PFL) por pouco não foram à vias de fato, durante discussão travada numa entrevista no Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, no calor da apuração da eleição da primeira eleição de Marconi Perillo ao governo, em 1998. Bittencourt defendendo o Iris Rezende, que concorreu pelo PMDB e Marconi, pelo PSDB partido pelo qual venceu a disputa.

Bittencourt com Marconi Ronaldo Caiado com Iris

Já em 2007, Luiz Bittencourt rompeu com Iris Rezende e o PMDB, foi para o PTB do então deputado Jovair Arantes, de vários mandatos e sempre aliado do tucano Marconi Perillo. Bittencourt e Marconi viram aliados e amigos até hoje e Ronaldo Caiado rompeu com Marconi, foi eleito senador em aliança com o PMDB em 2014 e a governador, em 2018. Bittencourt está já há alguns anos sem disputar eleição, parece que dando um tempo.

Cartas na manga

Crescem as especulações em Hidrolândia de que o empresário Bruno do Posto e o ex-deputado Marlúcio Pereira são “cartas na manga” do prefeito Paulo Resende, Paulinho (PSDB), para que um deles seja indicado candidato à sua sucessão, em 2020. Com maiores chances, por hora, para Bruno.

Agenor foca o atendimento

Recém-nomeado secretário de Administração no Paço Municipal, o ex-vice-prefeito Agenor Mariano de há muito, vem focando a melhoria do atendimento aos servidores, mas, sobretudo ao grande público em geral que recorre diariamente aos diversos órgãos da administração, em busca de solução para as suas demandas. Um dos grandes problemas da prefeitura hoje é a demora na tramitação de processos em grande parte dos órgãos, pelo baixo número de servidores em atividade. Por enquanto ainda não se fala na realização de concursos na capital. Neto do ex-vereador Agenor Mariano, Agenor Mariano, Neto (foto) é considerado “menina dos olhos” do prefeito Iris Rezende.