Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 27 De Junho De 2019

27/06/2019 às 09h20


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Caiado começa ver luz no fim do “túnel” para viabilizar o governo

Com notícia de que poderá contrair empréstimo da ordem de R$ 3 bilhões, tão logo formalize a adesão ao RRF, o governador Ronaldo Caiado começa a ver uma luzinha no fim do túnel, para dar suporte à viabilização do seu governo. Porque até aqui, conforme declarou há poucos dias ao Clube de Repórteres Políticos, não teve ainda um dia de descanso para ficar com a família, durante esses seis meses. Boa parte desse tempo foi dedicada à busca de saídas para a crise fiscal que encontrou, nas sucessivas idas a Brasília. Mas a semana de Caiado poderia ter um encerramento melhor, se ainda houvesse o entendimento entre os governadores e os líderes partidários na Câmara, para a inclusão dos Estados e Municípios incluídos no projeto de reforma da Previdência. A possibilidade de os Estados ficarem fora da reforma no Congresso não boa para o atual governo estadual, que não tem ainda uma base de apoio totalmente consolidada na Assembleia Legislativa. E com uma base parlamentar trepidante, como tem sido até agora, melhor seria evitar o aparecimento de pontos muito polêmicos de interesse do governo, para serem apreciados na Casa. Pelo menos até a paz voltar a reinar completamente nas relações.

Capital político

Por conta da sugestão acatada pelo presidente Jair Bolsonaro, de transferir 30% dos recursos do FCO para investimentos no desenvolvimento regional, pelos Estados, Caiado ganha força política junto aos demais governadores não apenas do Centro-Oeste, mas também de outras regiões do País. Isso, naturalmente, poderá ser visto como um ponto a mais em eventual projeto nacional futuro seu. Diante de uma crise econômica tão forte, governos estaduais ganharão refresco, se o projeto der certo.

Vitória de Lissauer

Opiniões ouvidas junto a deputados na Assembleia, com a aprovação ontem em 2º turno da Emenda que autoriza a reeleição de membros da mesa diretora da Casa, só um milagre evitará a reeleição do atual presidente, deputado Lissauer Vieira (PSB). E com quatros anos à frente do Poder, o parlamentarsairá bem maior do que entrou, dependendo dos projetos que conseguir emplacar na Casa, durante esse período.

Delegado Waldir e a mídia

E o delegado Waldir hein, continua cada dia ocupando polpudos espaços na mídia. Um dia sim e outro também tem algo sobre ele no noticiário, embora em algumas vezes, as referências não sejam positivas. E acrescente-se que em determinados casos o próprio deputado contribui para que isso ocorra, como foi a frase que lhe foi atribuída, chamando a Bahia de “lixo”.  Posteriormente ele tentou consertar o mal-estar, mas aí o estrago já estava feito, evidentemente que os conterrâneos do saudoso ACM não gostaram nem um pouco do, digamos, impropério do deputado goiano.

A Janio o que é de Janio

Não há como não reconhecer o dinamismo do novo presidente do Diretório Estadual do PSDB, Janio Darrot no exercício do cargo. Ostenta um entusiasmo juvenil na condição da sigla, como se fosse um novo partido que estivesse se preparando para disputar sua primeira eleição. Parece que ele nem se lembra de que está presidindo um partido que tomou a maior surra eleitoral da história, na última disputa. No que depender apenas de trabalho do novo presidente do partido dos tucanos, o partido de Marconi certamente terá todo para se sobressair nas urnas, nos próximos embates.

Hidrolândia

O prefeito de Hidrolândia Paulo Resende (PSDB), Paulinho, escapou por apenas um voto à nova proposta de criação de CPI para investigar supostas irregularidades na sua administração.

Sem volta ao armário

“Ninguém vai voltar para o armário”, recado estampado numa bandeira no movimento LGBT nas ruas de São Paulo, no fim de semana, para alguém e esse alguém sabe quem, segundo comentário de um dos participantes.

Governador Poliglota

Um servidor público estadual do setor eventos no palácio tomou um grande susto recentemente, quando prepara o ambiente para a realização de uma reunião do governador Ronaldo Caiado e algumas autoridades de países de língua inglesa e francesa. É que ao informar a Caiado que já estava providenciando o intérprete para ele, como sempre foi sua rotina nos últimos 30 anos na função, ouviu do democrata apenas um “muito obrigado”, mas que para ele, não havia a necessidade dos serviços de intérprete. “É a primeira vez que temos um governador poliglota”, comentou orgulhoso, principalmente após conferir durante a reunião a fluência oral de Caiado, com os estrangeiros.

Cobrando promessa

Lideranças políticas e comunitárias de Uruaçu querem saber da ex-deputada Eliane Pinheiro (PSDB), quando é que ela vai transferir a residência para a cidade, conforme prometeu durante a campanha eleitoral de 2018.

Aliança PSDB e MDB

Se vingar a tese de apoio do PSDB à eventual candidatura de Maguito Vilela (MDB) à Prefeitura de Goiânia, defendida pelo deputado federal Célio Silveira, único tucano de Goiás na Câmara, a decisão não será surpresa. Os dois partidos tiveram uma espécie de aliança informal na eleição de governador, em 2018. A aproximação entre os dois partidos teve início, na verdade, nos últimos meses de 2016, encerramento do mandato de Maguito Vilela como prefeito de Aparecida, com a troca de visitas entre ele e o então governador Marconi Perillo. 

Plano B

Embora tivessem seus próprios candidatos a governador, o PSDB e o MDB acabaram fazendo uma campanha com críticas suaves entre eles em 2018. Concorrendo pelo MDB, Daniel Vilela foi uma espécie de “plano B” de Marconi Perillo, que foi derrotado na corrida para o Senado.  Evidências apontaram “apoio branco” de Marconi a ele, ao dar um empurrãozinho pra levar o PP, seu aliado histórico, para se coligar com Daniel. O resultado foi que José Eliton só não ficou fora da disputa do segundo tuno, porque o democrata Ronaldo Caiado venceu no primeiro. Mas se tivesse havido segundo turno, o “bicho pegaria feio” na relação entre Zé Eliton e Marconi Perillo.

Prestígio no governo

Por causa da desenvoltura demonstrada ao falar de seu prestígio junto ao governo estadual, na entrevista dada à Rádio Comunitária de Campinaçu, não é de se duvidar que o ex-prefeito Welington Rodrigues, Nenzão, será condecorado já já na Câmara Municipal, com o título de “Posto Ipiranga”.

Medalhas

A atleta Valéria Rodrigues (Taekwondo) conquistou a medalha de ouro no Lux Open, em Luxemburgo, no último dia 16, na categoria até 46 quilos. Ela venceu as quatro lutas de que participou na competição. Uma semana antes, conquistou o bronze no aberto de Innsbruck, na Áustria. Com os resultados obtidos nas duas competições, Valéria somou mais 10 pontos no ranking mundial e olímpico da modalidade. Goianiense, Valéria é atleta da Marinha, instituição com a qual tem contrato de oito anos.