Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 26 de fevereiro de 2019

26/02/2019 às 09h42


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

A EXEMPLO DE BOLSONARO, CAIADO PODE TER QUE CEDER MAIS ESPAÇO AOS PARTIDOS

A mudança de posição do presidente Jair Bolsonaro em relação a ceder espaços para os partidos fazerem nomeações, como forma de facilitar a obtenção dos votos necessários à aprovação da PEC da Nova Previdência, pode acabar invariavelmente por forçar o governador Ronaldo Caiado a abrir espaços para partidos políticos, na sua equipe em Goiás. Caiado, preencheu a esmagadora maioria dos cargos de primeiro e segundo escalões, principalmente os de maior importância, com nomes vindos de outros Estados. Agora, pode se ver na mesma contingência do governo federal, pra assegurar os votos para a aprovação da reforma da Previdência, ter que fazer o mesmo em nível estadual, como forma de reforçar suas ações com vista à construção de uma base política sólida de apoio ao seu governo, na Assembleia Legislativa. Por enquanto, a sua base de apoio encontra-se na fase de construção. Conforme notícia publicada há poucos dias, o governo federal cogita nomear até um mil indicados pelos partidos, pela aprovação da PEC da Nova Previdência.

NOMEAÇÕES: A CAUSA

A principal causa das insatisfações do deputado Delegado Waldir Soares (PSL) com o governador Ronaldo Caiado (DEM) está relacionada a nomeações em cargos no governo. Conforme a coluna foi informada por uma fonte com trânsito próximo ao 10º andar do Palácio Pedro Ludovico, o afastamento temporário do deputado foi porque ele queria indicar 50% dos titulares das Superintendências da Educação, reivindicação com a qual o governador teria discordado principalmente, segundo a fonte.

CHUTES NA CANELA

Há mais coisas por traz dos constantes “chutes na canela” dos Vilela – Daniel e Maguito – , contra o prefeito de Catalão, Adib Elias, que o simples fato de ele ter liderado a dissidência em favor da candidatura de Ronaldo Ronaldo Caiado (DEM) ao governo, em 2018. A dissidência é apenas uma parte da história.

CADA ÉGUA NO SEU TOCO

O fato é que Adib Elias e Maguito Vilela já não vêm “amarrando as éguas no mesmo toco” desde 2006, quando o Adib decidiu disputar com Maguito a indicação da candidatura de governador, na Convenção do PMDB. Maguito foi o indicado, mas de lá para cá a relação entre eles nunca mais foi a mesma. Ficou como um cristal quebrado, não há quem os faça se unirem novamente. Sempre que tem a oportunidade, eles não escondem a irritabilidade de um para com o outro sob o mesmo teto.

EXPLICANDO A ORIGEM

“Não amarrar as éguas no mesmo toco” é um termo usado no interior de Goiás, nas pequenas cidades, comunidades de produtores e trabalhadores rurais, para exprimir alguma situação em que duas ou mais pessoas rompem as relações. Porque quando está tudo bem, os cavaleiros chegam a seus destinos – estabelecimentos, casas de amigos ou templos – , e ali em frente deixam os seus animais presos por cordas até a hora de irem embora.

VISITAS A BATISTA

O prefeito Iris Rezende (MDB) já visitou duas vezes o jornalista Batista Custódio, desde que ele fraturou o fêmur. Iris e Batista são amigos e compadres, além de terem quase que a mesma idade. O jornalista tem apenas dois anos a menos que o prefeito.

UMA VIDA DE TRABALHO

Por falar no prefeito de Goiânia, com 60 anos de vida pública completados em 2018, Iris Rezende é o político de maior longevidade da história de Goiás, em atividade. E é inegável que ele trabalhou muito pelo Estado ao longo dessas seis décadas, 60 anos dedicados a Goiás.

ALÔ ITUMBIARA

O deputado Álvaro Guimarães (DEM) será ou não candidato a prefeito da cidade em 2020?, ou ele prefere aguardar passar a gestão do deputado Lissauer Vieira (PSB) e tentar novamente a se eleger presidente da Assembleia Legislativa, daqui dois anos?

LISSAUER NÃO DISPUTA

Deputado Lissauer Vieira nega intenção de candidatura a deputado federal, em 2022, como saiu publicado na edição anterior dessa coluna.

DÚVIDAS E SINCERIDADE

O ex-deputado Daniel Vilela (MDB) pode não estar sendo sincero, quando diz da disposição em apoiar o candidato do senador Vanderlan Cardoso (PP) à Prefeitura de Senador Canedo, independentemente de quem for o escolhido. Ocorre que, sem mandato, a Daniel só interessa investir no projeto que possa lhe assegurar um mandato nas eleições de 2020, caso ele queira voltar a participar do jogo da sucessão estadual. Do contrário esqueça. Alguém já disse que político sem mandato não tem nenhuma possibilidade sequer de entrar no jogo das articulações das candidaturas.

NÃO CONVENCE

Com o pai, Maguito Vilela, disputando a Prefeitura em Goiânia em 2020 como tudo indica que sim, para poder apoiar qualquer outro nome de Vanderlan para prefeito em Senador Canedo, só Daniel Vilela estiver pensando em disputar a Prefeitura de Jataí, sua cidade. Caso contrário, não existe a menor possibilidade de ele estar sendo sincero quando promete apoio a qualquer outro nome que vier a ser o indicado por Vanderlan Cardoso.

RECONHECIMENTO

Deputado Virmondes Cruvinel (PPS) foi condecorado ontem à noite na Câmara Municipal, como título de melhor deputado estadual de 2018.