Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 25 De Abril De 2019

25/04/2019 às 09h22


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Nilson Gomes deve assumir cargo no  do governo Caiado

Embora não haja ainda a informação oficial, há fortes indicativos de que o jornalista Nilson Gomes foi convidado pelo governador Ronaldo Caiado a assumir um importante cargo no governo. Segundo uma pessoa de dentro “da cozinha” do jornalista, a missão do profissional será a de receber dos demais auxiliares e encaminhar junto ao governador as pautas de assuntos e questões, que hoje são tratadas em audiências individuais. Nilson será no governo, conforme relato do próprio ao seu “da cozinha”, que por sua vez o descreveu à coluna na condição de anonimato, para “não perder a orelha”, o jornalista é quem encaminhará essas questões que normalmente ainda são despachadas entre cada um deles e o governador. Com isso, em decorrência de sua grande experiência em comunicação na área política, haverá certamente considerável ganho de tempo na agenda do governador, bastante sobrecarregada atualmente. A título de exemplo, as pautas de assuntos que hoje o secretário de governo, Ernesto Roler, leva no dia a dia para despachar com o governador, gastando às vezes até mais de uma hora, ou mais, se levada por Nilson Gomes já previamente “mastigada”, certamente gastará menos da metade do tempo. E tempo, ou falta dele, tem sido uma luta permanente de Caiado hoje, para dar conta de cumprir a sua agenda atualmente, composta de audiências no gabinete e as incontáveis viagens a Brasília e ao interior do Estado. Naturalmente que nem todas as pautas de assuntos dos secretários serão possíveis de serem encaminhadas nesse formato de atividade a ser desenvolvida pelo jornalista Nilson. Mas pelo menos aqueles mais corriqueiros do dia a dia têm, sim, possibilidade de serem equacionadas.

Desarmonia continua

E por  falar em MDB, as relações entre o grupo dissidente, liderado pelo prefeito de Catalão, Adib Elias, ainda não se harmonizaram. Há pendências aguardando decisões judiciais em Goiás e processo junto ao Diretório Nacional, para tentar contornar a crise. Essa crise surgiu com a formação do grupo dissidente, que na campanha do ano passado, optou por apoiar a candidatura do democrata Ronaldo Caiado para o governo. Com isso, a candidatura oficial do partido, com Daniel Vilela, não conseguiu sensibilizar o eleitorado, que deu vitória a Caiado no 1º turno.

Deputado econômico

Com a experiência adquirida com os mandatos de vereador em Goiânia e deputado, na Assembleia Legislativa, o agora deputado federal José Nelto (Podemos) vem se destacando na bancada goiana na Câmara com um dos mais atuantes parlamentares. Além de diversos projetos e requerimentos propostos em andamento, o parlamentar tem se destacado também na luta de um seleto grupo de deputados e senadores do País no quesito de economia de gastos das verbas de gabinete. Bom exemplo.

Em tempo

O deputado José Nelto foi uma das principais vozes na campanha do democrata Ronaldo Caiado ao governo estadual, em 2018, ao lado do grupo de prefeitos dissidentes do MDB. Zé Nelto rompeu com o MDB, partido pelo qual conquistou quase todos os seus mandatos de vereador e de deputado estadual, para ficar ao lado do democrata.

Em Manaus

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD), manteve ontem vários contatos com empresários e autoridades estaduais, em Manaus (AM). Lemes tenta atrair grandes empresas da Zona Franca para o seu município. Preocupação em aumentar a receita de tributos e gerar empregos no município. Divino viajou na segunda-feira para Manaus, acompanhado do secretário de Comunicação canedense, Thiago Moura Fé. Eles retornam hoje à tarde.

Reforma administrativa

Com o tempo curando o queijo, a reforma administrativa a ser proposta pelo governo Caiado também vem diminuindo com o passar dos meses, em relação à proposta pensada inicialmente.

O preferido de Marconi

Janio Darrot, Carlão ou Thales Barreto, qual deles será eleito presidente do Diretório Regional do PSDB? Segundo um tucano graúdo do altíssimo clero, o ex-governador Marconi Perillo atua fortemente nos bastidores, pró-Janio Darrot. Mas, façam suas apostas.

Sucessão de Goiânia

Alguns dos nomes praticamente certos na lista de  candidatos a prefeito de Goiânia, em 2020 são: o deputado federal Francisco Júnior, pelo PSD; deputada Adriana Accorsi, pelo PT, caso o partido decida participar da corrida na sucessão do prefeito Iris Rezende (MDB). Por enquanto há dúvida na direção do partido em relação a esse projeto ou se lança apenas candidatos a vereador. O deputado Elias Vaz, pelo PSB, com o apoio total do senador Jorge Kajuru. No MDB parece ainda muito distante uma definição sobre candidatura, se Iris Rezende à reeleição, o ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela ou Agenor Mariano, na hipótese de Iris se recusar a concorrer e eventualmente, por algum motivo, Maguito também ficar fora da disputa.

Impedimento

Há vozes influentes no governo Caiado que se dizem convictas de que Maguito Vilela estará juridicamente impedido de disputar eleição ano que vem, por possuir condenação já confirmada no Tribunal de Justiça. Maguitistas negam. Aguarda-se pronunciamento da Procuradoria Federal e do Tribunal sobre quem estará impedido de concorrer.

Wilder será?

Admiradores do ex-senador Wilder Morais especulam a possibilidade de ele vir a disputar. Entretanto, Wilder ainda não se manifestou em relação a essa possibilidade. O que se cogita atualmente sobre Wilder é que ele estaria pretendendo se desfiliar do Democrata, para entrar  em outra legenda. O Prós é o mais cotado no momento, desde que ele seja o presidente nacional do partido, tema que já estaria sendo acertado com o atual presidente, Eurípedes Júnior.

De jeito mineiro, Agenor Mariano cresce no MDB

A última mexida feita em sua equipe de auxiliares em fevereiro, o prefeito Iris Rezende ajustou a equipe com base no conhecimento que ele, naturalmente, já havia observado no desempenho dos auxiliares nos dois primeiros anos do mandato. E no caso de um em especial, Agenor Mariano, que assumiu a Secretaria de Administração, chamou a atenção ao ser escalado para uma das mais complexas na estrutura do Paço Municipal, por ser a que lida com toda a parte de pessoal, com todos os servidores. Com jeito de mineiro na forma se conduzir politicamente, Agenor Mariano vem sendo considerado uma espécie de “peça chave” não apenas nas funções administrativas que tem assumido ao longo dos últimos 10 anos na prefeitura, mas também nas questões políticas. Como que um “Tancredo Neves”, Agenor é provavelmente a única voz no MDB que vem conseguindo transitar com facilidades entre as correntes do partido – como o grupo dissidente que apoiou Caiado, e os que apoiaram Daniel Vilela para o governo, em cuja chapa saiu candidato a senador. Os dois lados têm simpatia e muito respeito por ele. Atravessou a campanha sem entrar em briga com nenhuma corrente. Mais, a exemplo do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, é de uma lealdade canina ao prefeito Iris Rezende. Por essas e outras é que se o partido precisar indicar um nome para algum projeto político novo, e numa eventual possibilidade de inviabilidade de Iris ou Maguito cumprir a missão, Agenor Mariano passa a ser o nome da vez. Principalmente no que depender de um empurrãozinho de Iris Rezende.