Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 27/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 24 De Setembro De 2019

24/09/2019 às 11h46


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Governo Caiado chega ao nono mês com marca da intransigência com a corrupção

O governo de Ronaldo Caiado está completando os seus primeiros nove meses e, em que pesem as dificuldades vividas nesse período, para acertar a área fiscal, tendo como principal fator o comprometimento de praticamente toda a arrecadação, chama atenção especialmente em um ponto, que é a sua intransigência com atos de corrupção. Nos três casos de irregularidades envolvendo dinheiro público – Codego, Detran e Goiás Parcerias – o governo foi implacável nas providências tomadas, tão logo os atos vieram a público, diferentemente do que ocorria em governos de outros tempos em Goiás, que dificilmente afastava os suspeitos antes da conclusão das investigações, pela polícia, mesmo diante de casos em que já não havia mais dúvidas da veracidade dos fatos. Em dos casos houve até prisões dos acusados e em outro, um dos envolvidos era o dirigente do partido do governador numa das mais importantes cidades do Estado.

Pela velocidade com que o governo agiu no afastamento dos suspeitos nesses três casos, afastando-os dos cargos já de início de conversa, é possível deduzir com base no limiar de sua sensibilidade em relação a assuntos envolvendo esse tema. Ao agir assim, o governo deixa claro tanto para a sociedade em geral, quanto para aqueles que possam eventualmente pretender de levar alguma vantagem pessoal algum dia, envolvendo o uso de recursos públicos. Em outros exemplos, o dia a dia de outras administrações de entes públicos, a população até costuma compreender as dificuldades em conseguir realizar obras vultosas, em decorrência da indisponibilidade financeira, mas não têm a mesma tolerância com a ocorrência de atos de improbidade.

Diante da grande quantidade de escândalos de corrupção no cotidiano do noticiário, com grande número de pessoas presas e condenadas a passar anos na cadeia, dificilmente têm acontecido fatos com o mesmo potencial capaz de provocar desgastes na imagem dos governos e de governantes. Mas pelo menos na esfera pública estadual e a prevalecer à mesma intolerância em relação a atos de improbidade, dificilmente a população assistirá a ocorrência de fatos dessa natureza, sem que o poder público deixe de agir no sentido de afastar os suspeitos.

E há que se fazer uma ressalva: ser investigado diante da ocorrência de notícia crime não significa ser culpado e que os suspeitos já devam ser condenados, antes do julgamento dos atos que deram origem à investigação, antes que sejam vencidas as etapas do processo investigação e seja dado o direito ao investigado de se defender. Muito embora em determinados casos, o ato já é condenável por si só, independentemente de investigações mais demoradas. Tomemos como exemplo o caso em que um ocupante de cargo público faça contrato para a contratação de serviços de profissionais liberais, em somas vultosas e sem licitação pública, já é motivo para forte suspeição e já autoriza a dedução de que realmente houve a prática do ato ilícito.  

Na expectativa

Dificilmente os prefeitos que foram expulsos do MDB, como punição por terem apoiado a candidatura do democrata Ronaldo Caiado ao governo, em 2018, decidirão em qual partido se filiar, antes da eleição do novo Diretório Nacional, no dia 16 de outubro. É que, dependendo de quem for eleito ou eleita presidente, pode haver a reconciliação e a refiliação de todos eles, no partido.

Opção pelo PTB

Mas na hipótese do grupo vir a optar por novo partido para se filiar, a sigla mais cotada continua sendo o PTB, que agora ficou sem comando no Estado, visto que o seu atual presidente, o ex-deputado federal Jovair Arantes, tem dado sinais de que está realmente decidido a se filiar no MDB de Iris Rezende.

 Cassimiro cotado

O vice-prefeitode Hidrolândia, Cassimirro Neto, está cotado para assumir a Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia em Goiás e Tocantins. Também funcionário de carreira da Receita Federal (analista tributário), Cassimiro  Neto foi sondado por parte da bancada goiana na Câmara, para assumir o órgão. Presidente do Democrata em Hidrolândia, Cassimiro, no entanto, deve recusar o convite para continuar dedicando o seu foco às atividades que vem desenvolvendo no município, no qual deve disputar eleição de prefeito, em 2020.

Lissauer pode ser reeleito presidente da Assembleia em eleição antecipada  

Embalada pela preocupação com o crescimento da base do governo Caiado e o esvaziamento bancada de oposição na Assembleia Legislativa, a eleição da mesa diretoria da Casa, para o biênio fevereiro de 2021 a janeiro de 2023, pode ser antecipada para esse fim de ano. Conforme explicou à coluna uma destacada fonte do Poder, se tudo correr bem a eleição deve ocorrer até o fim desse ano. Assunto vem sendo discutido discretamente na Casa. “A antecipação da eleição já vem sendo objeto de conversas, mas em relação ao momento mais adequado para isso, só o deputado Lissauer Vieira saberá decidir, mas deve acontecer ainda nesse ano”, explicou.  E diferentemente de sua primeira eleição em fevereiro desse ano, quando se elegeu numa aliança entre deputados da situação e oposição, dessa feita, Lissauer não demonstra o mesmo ânimo, ao contrário, trabalha para que a sua postulação seja apoiada também pelo governador Ronaldo Caiado, se possível, numa chapa de consenso.  A antecipação da eleição da nova mesa diretora da Assembleia visa, sobretudo, o fortalecimento da possibilidade de reeleição do atual presidente do Poder, deputado Lissauer. Há entre apoiadores dessa articulação o entendimento de que com o crescimento rápido da bancada da situação no Legislativo, como vem ocorrendo, quanto mais tempo passar, maior será o risco de insucesso do projeto, porque não se pode garantir que não surgirá candidatura entre os apoiadores do governo Caiado. Mas por enquanto, pelo menos boa parte dos deputados que estão apoiando o governo Caiado tem mantido a posição pró-reeleição de Lissauer. Mas não se pode garantir que as posições se mantenham com o passar do tempo.

Trunfo

Outro fator levado em conta, na discussão da antecipação da eleição da mesa diretora da Assembleia para esse ano é o fato de que, agora, ainda resta ao deputado Lissauer mais de um ano como presidente de presidente do Legislativo, o que de certa forma, pode funcionar como uma espécie de “trunfo”, na hora que sentar em torno de uma mesa, para pedir o apoio do governador Ronaldo Caiado à sua candidatura.

Contribuição

Lembram alguns estrategistas do projeto de reeleição do presidente Lissauer Vieira que já de uns tempos para cá, o parlamentar vem procurando contribuir com o governador Ronaldo Caiado, no sentido de ajudá-lo a aumentar a sua bancada de apoio na Casa. Há poucos dias, chegou a acompanhar alguns deputados da oposição, que passaram a compor a bancada de apoio ao democrata naquele Poder.  

 Impossível prever

O que não dá para prever é se a partir do momento que fixar a data da eleição da nova mesa diretora da Assembleia, tendo o deputado Lissauer como candidato à reeleição, se não surgirá algum interessado em colocar seu nome à disposição, como é o caso do deputado Álvaro Guimarães (DEM), que desistiu de disputar às vésperas da eleição, quando viu que não tinha apoio suficiente para derrotar a candidatura de Lissauer Vieira. Ninguém garante que Álvaro não esteja disposto a levar seu nome em frente agora.

Ao lado de Caiado e Iris, Moro elogia redução da violência em Goiás

Em sua quarta visita a Goiás desde que foi empossado no cargo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, elogiou ontem em Goiânia o trabalho de combate à violência no Estado, cujos índices vêm baixando significativamente. “Temos visto o empenho do empenho do Governo do Estado, em combater a criminalidade, alcançando, em período curto, excelentes resultados positivos”, enalteceu o ministro Moro,ao discursar ao lado do governador Ronaldo Caiado. Acompanhado de Caiado, o ministro visitou o prefeito Iris Rezende, no Paço Municipal, no início da sua programação na capital, onde fizeram um desejum, para resistirem à correria da agenda, até chegar a hora do almoço.