Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 24 de janeiro de 2019

24/01/2019 às 08h00


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

GOVERNO FEDERAL VAI AJUDAR GOIÁS, AFIRMAÇÃO FOI DE PAULO GUEDES     

Goiás não ficará sem a ajuda financeira do governo federal que o governador Ronaldo Caiado vem fazendo quase que o impossível para viabilizar. Conforme já publicamos aqui em edições anteriores, pareceres dos técnicos são importantes e têm lá seu peso nesse processo, mas a decisão final de atender os pleitos tanto do governador de Goiás quanto os de outros  Estados que seguem o rastro de Caiado na busca de recursos, será política. Cada um deles mostra os seus números e suas necessidades para tentar sensibilizar o Planalto. E a tendência é que o governo vá realmente atende-los. Os governadores pleiteiam dentre outras coisas junto ao Governo Federal a suspensão temporária do pagamento dos juros das dívidas e autorização para contrair empréstimo. Em relação a Goiás, o ministro Paulo Guedes afirmou recentemente sobre os pleitos do governador: “Precisamos ajudar o Caiado”. O fator que pode pesar a favor dos governadores na obtenção de sucesso em seus pleitos junto ao Governo Federal nesse ano é a campanha pela aprovação do projeto de reforma da Previdência, que deve ser encaminhado ao Congresso em fevereiro. Pode chegar um momento que o ministro da Economia, Paulo Guedes, chega para os governadores e vai dizer mais ou menos assim: “Olha, vocês querem a ajuda do Governo Federal, podemos ajudar, mas antes vocês vão convencer os seus deputados federais e senadores a votarem a reforma da Previdência, porque ela é boa para o País”.

 

COM HABILIDADE DE CAIADO, GOIÁS PODE RECEBER ATÉ MAIS RECURSOS

E no caso específico de Goiás, ainda existem alguns fatores diferenciados que somam a favor do Estado. A proximidade entre o governador Ronaldo Caiado e o presidente Jair Bolsonaro, começando pelo ministro Paulo Guedes (Economia). Eleito no primeiro turno, Ronaldo Caiado foi o primeiro governador a anunciar apoio a Bolsonaro na eleição do segundo turno em 2018, fato que contribuiu por uma campanha ainda mais vibrante e também mais organizada nessa fase da disputa. Outro ponto de grande relevância que o governador pode considerar na somatória a favor do Estado é a forte presença do seu partido, o Democrata, no Governo Federal, ocupando algumas das mais importantes pastas da Esplanada dos Ministérios. E para fechar com chave de ouro o conjunto de fatores que podem trabalhar a favor de Goiás nos próximos quatro anos, tudo indica que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), amigo e afilhado de casamento do governador goiano, ser novamente eleito presidente da Câmara Federal. Não houve nesses últimos 40 anos momento político tão favorável a Goiás, para se conseguir os recursos necessários para muitos investimentos importantes no seu desenvolvimento. Comparando a situação a um jogo de xadrez, é só saber mexer as pedras que estão no tabuleiro, que o resultado desejado virá. Parece até que o Papai Noel trouxe um saco cheio de presentes só para o Caiado, e ainda acha pouco? Vai ter sorte assim na China.

 

ADVERSÁRIO DE GOMIDE

Comentário de um importante empresário e político de Anápolis ontem com esse colunista diz que o grande adversário do deputado Antônio Gomide na corrida pela Prefeitura de Anápolis, em 2020, não será nenhum dos seus eventuais concorrentes e sim, o seu próprio partido, o PT. Segundo esse empresário, o povo de Anápolis detesta o PT mas aprovou a administração do petista. Como o eleitor não liga para partido e vota é no candidato, Antônio Gomide será um candidato muito forte.

 

DEM TERÁ CANDIDATO

Mas o DEM do anapolino Ronaldo Caiado vai lançar candidato a prefeito em Anápolis e é bom lembrar, segundo esse empresário, que em 2018, Caiado recebeu 70% dos votos na cidade para governador e Jair Bolsonaro (PSL), obteve 80% para presidente.

 

DANIEL DEVOLVE RASTEIRA

O deputado Daniel Vilela devolveu no sábado a rasteira política que tomou do grupo de prefeitos dissidentes, liderado pelo de Catalão, Adib Elias, que apoiou o democrata Ronaldo Caiado em 2018. Sem mandato a partir do dia 1º de fevereiro, Daniel estruturou diretórios municipais do partido com pessoas da sua confiança e publicou o editar convocando a Convenção para apenas uma semana depois. Com isso, nenhuma outra chapa, além da do próprio Daniel, conseguiu se inscrever. Com ou sem rasteira, Daniel foi reeleito.

 

AGORA, DANIEL PROMETE FAZER OPOSIÇÃO

Compulsoriamente sem mandato pelo menos pelos próximos dois anos, quando poderá disputar mandato de prefeito ou de vereador em alguma cidade, Daniel Vilela se autoproclamou  “antagonista” do governo de Ronaldo Caiado, durante a Convenção do MDB no sábado. Só o tempo mostrará o padrão do discurso de oposição a ser sustentado por Daniel Vilela, daqui pra frente. Porque o discurso de oposição que ele fez em 2018 foi tão fraco que o eleitores tiverem dificuldade de identificar se ele era candidato de oposição ou de situação, dado ao tom ameno usado por nas referências aos tucanos Marconi Perillo e José Eliton.

 

ASSEMBLEIA

A eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa entra na reta final agora e o tema passa a ser debatidos mais intensamente. Tudo levar a crer que deverão concorrer duas chapas. Governador Ronaldo Caiado não deve entrar diretamente na eleição se houver disputa entre candidatos da sua base, pelo cargo de presidente, embora dizem que ele tenha simpatia pelo nome do deputado Álvaro Guimarães.

MAY VESTE AZUL

A primeira ministra britânica Theresa May usou roupa azul marinho na sessão em que o Parlamento Inglês votou a moção sua moção de desconfiança, no dia 16 desse mês. Como se pode ver, diferentemente do que ocorre por aqui, na Inglaterra parece não haver essa preocupação de “meninos vestirem azul e meninas vestirem rosa”, não é mesmo? Elegante e simpática como sempre, independente da cor da roupa que está usando, Theresa May (foto) parece ter ganhado uma combinação ainda melhor, resultado do azul marinho da roupa com a sua cor branca. Sobre a moção de censura proposta contra a primeira ministra, ela foi rejeitada.

Foto: REUTERS

 

DESFECHO

Ao decretar calamidade financeira nas contas públicas estaduais e o provável enquadramento do Estado no Programa de Recuperação Fiscal (PRF), somado à exposição negativa do quadro de comprometimento das contas estaduais, que vem sendo feita pelo próprio governador, dificilmente o desfecho dessa mistura será pelo razoável para os antecessores tucanos.

 

REGISTRADOR DIZ TER SIDO AFASTADO POR AÇÃO DA “MÁFIA” DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SC

O ex-conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Valente, vem se defrontando com uma forte resistência via processo judicial, na cidade de Itampena (SC), onde assumiu a função de Registrador de Imóveis, após aprovação em concurso. Segundo o registrador, em decorrência de sua ação rigorosa com os ditames legais, acabou afastado cautelarmente de sua função há mais de seis anos, por ação da “máfia da construção civil de Itapema e região vizinha, por combater o crime organizado na região”. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgará em breve Reclamação Disciplinar sobre o caso, contra o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, responsável pelo seu afastamento. Também a Rede Pelicano de Direitos Humanos examina o processo e apontou irregularidades no TJSC e aguarda julgamento. Pernambucano, Guilherme Valente (foto) é ex-capitão do Exército, engenheiro do IME e bacharel em direito.