Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 25/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 23 De Abril De 2019

23/04/2019 às 10h08


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Controlador da CGU destaca empenho de Caiado, para impedir a corrupção

Se de um lado o governo Caiado apresenta pontos, pelos quais vem recebendo críticas, em seus primeiros 112 dias, por ainda ter quitado a folha de dezembro aos servidores e a não recuperação das rodovias, que ele já recebeu esburacadas e deterioradas, de outro, há pontos considerados positivos, como a iniciativa do governador de implantar a gestão de compliances nos principais órgãos da administração, para eliminar brechas para os de atos de corrupção.Auditor federal recém-aposentado da Controladoria Geral da União, Jaci Fernandes avalia como “elogiável” a preocupação do atual governador. “É o primeiro governador que ouço falar na implantação de gestão de compliance nos órgãos públicos, o que é incomum e altamente elogiável”, disse o auditor da CGU, acrescentando ser tal modelo de gestão, a ferramenta mais empregada nos países considerados exemplos contra a corrupção. Engenheiro eletricista e psicólogo, Jaci Fernandes (foto) ficou 20 anos na CGU. Antes, foi professor de Engenharia na UFG durante 27 anos. Foi o primeiro presidente da antiga Companhia Municipal de Iluminação de Goiânia, Comluz, criada na administração do prefeito Índio Artiaga (1979 – 1982) e secretário de Ação Urbana, na administração do prefeito Francisco de Castro, na década de 70. Na Comluz, foi o idealizador do primeiro sistema de iluminação pública diferenciada na capital, com lâmpadas amarelas nas principais avenidas e vias de acesso e brancas, nas demais vias. O sistema foi bastante elogiado na época. Segundo Jaci, dos seus 20 anos como controlador federal da CGU, por quatro deles foi como chefe do órgão em João Pessoa (PB), período em que disse ter participado de cinco “operações especiais” da Polícia Federal.

Cursos

Agora livre dos compromissos profissionais na área federal, com a aposentadoria, Jaci Fernandes vem se dedicando a participar de cursos na área de Gestão de Compliances. O seu projeto, conforme disse à coluna, é prestar serviços a empresas privadas no Centro-Oeste.

 Expectativa

Questionado sobre a expectativa em relação ao governo Caiado, nos próximos anos, o auditor federal Jaci Fernandes disse acreditar que será bom, até pelas qualidades do democrata. Embora ressalve o fato de não possuir nenhuma ligação com governador, sua expectativa é positiva. “Indiscutivelmente, o governador [Ronaldo] Caiado é uma referência no cenário político brasileiro; como senador, ele foi determinante no impeachment da presidente Dilma [Rousseff] e hoje inicia seu governo com transparência, atitude de quem rechaça o uso de práticas suspeitas, tenho ótimas expectativas de que teremos um governo sério”, concluiu.

Solidão

Em confidências com amigos próximos, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem reclamado de solidão, com a fuga de amigos que frequentavam com grande frequência e intensidade o seu gabinete e sua casa.

Prestando contas

O deputado federal José Nelto (Podemos) se destaca na bancada goiana como um dos parlamentares que mais dão satisfações aos eleitores, sobre suas atividades na Câmara Federal.

Prefeito econômico

Prefeito de Catalão Adib Elias (MDB) conseguiu gastar apenas R$ 11 mil, na aquisição de todo o material necessário para tapar todos os buracos no trecho de 55 quilômetros da rodovia GO-JK, entre catalão e Ipameri. Ele fez esse serviço em atendimento a pedido do governador Ronaldo Caiado.

Líder polêmico

Líder da bancada do PSL na Câmara, o deputado Delegado Waldir (GO) não perde uma só oportunidade de criar situações embaraçosas para o governo Bolsonaro, politicamente falando.

Bruaca

A entrevista concedida ao Jornal Estado de São Paulo, Estadão, no domingo da semana passada, foi pontuada por respostas consideradas hilárias, como por exemplo, a que na sua avaliação, o governo Bolsonaro deveria tratar os deputados como se fosse uma “namorada”, e não como uma “bruaca”, como vem ocorrendo.

Vish

Há a expectativa de fortes emoções no meio político goiano, procedente da área jurídica criminal, envolvendo mais de um cidadão.

Imprevisão

Frase ouvida durante todo curso de Direito nas instituições: “Em se tratando de investigação criminal, você sabe como começa, mas não há como prever o resultado e nem quando termina”.

Lemes em Manaus

O prefeito de Senador Canedo Divino Lemes (PSD) viaja hoje para Manaus (AM), acompanhado do secretário de Comunicação, Thiago Moura Fé. Vai se reunir com empresários interessados em vir a se instalar no seu município.

Por onde anda?

Por onde anda o ex-senador Demóstenes Torres (PTB) e fazendo o quê?