Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 21 De Março De 2019

21/03/2019 às 09h22


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

A busca por agenda positivo

Aos pouco o governador Ronaldo Caiado vai conseguindo cravar alguns pontos positivos no governo, mesmo em meio aos vários pontos desgastantes com os quais vem convivendo, desde a posse em janeiro. É a busca constante por uma agenda positiva, para deixar pra trás a fase negra do governo. A “ruidosa” folha de dezembro, que para quem conhece bem o seu temperamento de Caiado, sabe que deve lhe tirar o sono e a fome, a cada manifestação de professores por onde passa. O vacilo na eleição do presidente da Assembleia Legislativa, a perda de tempo com a insistência em enquadrar Goiás no Plano de Recuperação Fiscal, que não resultou em nada – mas que deve ser atribuída à secretária de Economia, que é doutora no assunto – ,mas claro, a maior parte da conta do desgaste fica para o governador, e por aí vai...Mas providências de boa repercussão na sociedade vêm sendo tomadas e uma delas é a decisão de extinguir a cobrança dessa tacha de registro de veículos financiados, de R$ 182,00. Outra, cujos resultados poderão gerar boa repercussão, foi a anulação do contrato com a fundação pela qual se contratou os 5.000 adolescentes, por suspeita de super preço. Pelos valores cobrados do Estado e o que se pagava para cada adolescente, em princípio fica a impressão que o grande beneficiado do programa era outro agente e não os adolescentes. É preciso aguardar a nova licitação pra saber se haverá diferença. Há uma série de outras tachas cobradas na área pública estadual que merecem ser vistas com lupa, para quem sabe, dar uma folguinha no bolso dos cidadãos.

O sumiço da gata

Em tempos de “gato Leon”, o felino de cor preta e de olhos verdes em que se transformou um “guardião”, por ter namorado por uma noite apenas uma moça de “Serro Azul”, o desaparecimento de certa gatinha na Câmara Municipal de Goiânia, estaria causando furor em alguns gabinetes. 

Alerta a Maguito

Pelo tom da entrevista do prefeito Iris Rezende, publicada no fim de semana, não foi possível perceber qualquer sinal de entusiasmo seu em apoiar o nome do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, como candidato do MDB à sua sucessão. Pode ser um alerta para o pai de Daniel começar a passar “sebo nas canelas”, como se diz em Jataí, e começar a correr atrás das inaugurações de Iris, na capital.

Elias Vaz Goiânia

Depois das reviravoltas que os eleitores resolveram promover nas eleições de 2018 em Goiás, rebaixando o até então todo poderoso tucano Marconi Perillo, para quinto lugar na disputa para o Senado e seu candidato a governador, Zé Eliton, para terceiro entre mais competitivos, há quem acredite na continuidade do espírito mudancista dos eleitores de Goiânia. E, a permanecer esse espírito de renovação, seja plenamente possível que o deputado Elias Vaz (PSB) consiga juntar votos suficientes em suas “kombis”, para se eleger prefeito de Goiânia. Com as bênçãos do senador Jorge Kajuru, naturalmente.

Homenagem a José Osório

O jornalista José Osório Naves receberá homenagem nessa sexta-feira, por diversas entidades culturais do Estado, como reconhecimento ao trabalho prestado nesses seus 60 anos de Jornalismo. Dentre outras atividades do profissional desse período, participou ativamente da mobilização pela criação do Curso de Jornalismo na UFG e foi três vezes eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas, há várias décadas. A aquisição da sede da entidade se deu durante a sua gestão como presidente da entidade. O evento será às 20:00 no Auditório João Bênio da Fieg, na Vila Nova. Na oportunidade, José Osório fará o lançamento de um livro Autobiografia em crônicas – , “O que eu vi e vivi no fluir de uma vida”, pela Editora Naves.

Quem participa

Dentre as entidades que participam da homenagem, a Faculdade de Comunicação e Informação (UFG) Academia Goiana de Letras, Instituto Histórico, Sindicato dos Jornalistas, Associação Goiana de Imprensa, Clube dos Repórteres Políticos e a seção goiana da União Brasileira de Escritores (UBE).

Político do ano

O Clube de Repórteres Políticos fará na próxima quinta-feira, 28/3, a eleição dos melhores do ano de 2018 na política estadual, a saber: “O político do ano”; “Congressista do ano”; “Deputado estadual do ano” e o “Vereador do ano”. A eleição se dará no saguão da Assembleia Legislativa, das 9:00 às 17:00. Todos os filiados do CRP que estiverem em dia com suas obrigações, para com a entidade estão sendo convidados a participar da eleição. Mais informações com o presidente do CRP, jornalista Ulisses Aesse.

Ministro Castro Filho

Aposentado do STJ há 11 anos, o ex-ministro Castro Filho continua trabalhando no escritório de advocacia em Goiânia, onde defende grandes causas. Com boa saúde, não demonstra os 81 anos de nascimento, sugerindo aos amigos a pensar até que ele anda se banhando nas águas daquela fonte que aparece numa novela global atualmente.  

Deputados se estranham

Os deputados Cláudio Meirelles (PTC) e Bruno Peixoto (MDB) andam se estranhando. Para Meirelles, Peixoto “sabotou” a proposta do orçamento impositivo na Assembleia Legislativa. Mas pensando bem, na condição de líder do governo que por sua vez não vê essa conversa com tanta simpatia assim, Bruno cumpriu o roteiro.

Gabinete cheio

O gabinete do vice-governador Líncoln Tejota, às vezes, lembra uma romaria pelo intenso entra e sai de lideranças do interior do Estado, especialmente prefeitos. Se não dá para atender às reivindicações dos prefeitos, pelo menos recebe, serve água gelada, cafezinho e manifesta a esperança de que dias melhores virão. E se for perto da hora do almoço, ainda pode sair o convite para almoçar um sheik Herbalife, seu almoço preferido.

Governo reduz aprovação

A aprovação do governo Bolsonaro caiu 15 pontos nesses primeiros 75 dias do ano, passando de 49% em janeiro para 34%, em março, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem no Jornal Nacional. Enquanto isso no mesmo período, a reprovação subiu de 11% para 24%. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2002 pessoas. A pesquisa completa está disponível site G1.

Atuação revelação

O advogado Juliano Bezerra vem tendo atuação elogiada na equipe do prefeito Iris Rezende, à frente da Controladoria Geral do Município. Sobrinho do ex-governador de Mato Grosso, Carlos Bezerra (MDB), Juliano (foto) mora em Goiânia já há vários anos, onde cursou Direito. O que se ouve no Paço é que tudo quanto é assunto encaminhado para ele, tem solução rápida. Pode até ser uma novidade na eleição para a Câmara de Vereadores da capital, no próximo ano.