PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 19 De Setembro De 2019

19/09/2019 às 15h10


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Governo Caiado encampa luta na defesa do meio-ambiente  

O governo Caiado assumiu em definitivo a bacia do Rio Meia-Ponte e deverá  lançar, dentro de mais alguns dias, uma grande campanha de preservação do rio, com todos os ingredientes necessários à obtenção de êxito na conscientização da população. A campanha provavelmente representará um marco na compreensão daqueles que acham que o governador Ronaldo Caiado tivesse posição contrária às políticas em defesa do meio-ambiente, como ocorre com uma parte do segmento do Agronegócio.  Na condição de um dos principais lideranças desse segmento, Caiado, no entanto, deixa claro com a adoção de tais ações, que não é adepto da corrente contrária à adoção de políticas de preservação. Essa corrente defensora do meio-ambiente apoia integralmente, por exemplo, as medidas de combate a incêndios na Amazônia, e vem demonstrando preocupação com os riscos de os seus produtos começarem a sofrer boicote no mercado externo, a exemplo do que ocorre nos países europeus, onde os consumidores têm o hábito de não adquirir produtos que não tenham o selo verde, como garantia de que o seu processo de produção respeita e preserva o meio ambiente. Para os integrantes dessa corrente do Agronegócio brasileiro, a preservação do meio-ambiente, além de essencial para a natureza, representa a garante de continuidade das exportações dos seus produtos, para outros países.

Iso convicto

Carinhosamente chamado pelos seus eleitores de “Leão do Norte” pela disposição em trabalhar para a região Nordeste do Estado, o deputado Iso Moreira (DEM) não tem feito segredo da  articulação de um grupo formado, segundo ele, por 12 parlamentares leais, que pode desequilibrar uma eventual disputa na eleição do próximo presidente da Assembleia. Conforme uma fonte próxima ao gabinete do parlamentar, Iso Moreira está convicto de que com o apoio desse bloco, pode até definir a eleição se houver disputa na Casa.   

 Menos quatro

Entretanto, segundo um aliado do atual presidente da Casa, Lissauer Vieira, dos 12 deputados que o deputado Iso alardeia possuir, quatro deles são ligados ao presidente, Lissauer Vieira. Assim a conta não fecha.

 Dani no páreo

Há no MDB quem acredite que, mesmo sem mandato, o candidato derrotado do partido ao governo estadual, em 2018, Daniel Vilela, continua com chances de ser indicado para o cargo de presidente do Diretório Nacional do partido. Sabe como é, sob a proteção do ex-presidente Michel Temer, seu padrinho político, e seus aliados, Vilela pode emplacar a posição. A Convenção Nacional será em outubro.

Wilder não descarta candidatura

O secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais, foi o entrevistado do Programa Roda de Entrevistas, dessa terça-feira, da TV Brasil Central. Foram abordados assuntos relacionados ao desenvolvimento do Estado nos próximos anos, e também temas políticos.  Senador entre julho de 2012 a janeiro de 2019, na condição de suplente do titular da cadeira, Demóstenes Torres, que teve o mandato cassado pelo Conselho de Ética, acusado de  ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira, Wilder foi bombardeado sobre o seu futuro na política. Não fugiu dos questionamentos, mas também não foi enfático em nenhuma das respostas, sobre candidatura. Filiado primeiramente no DEM, quando o partido ainda se chamava PFL; PSDB, PP, retornou ao DEM em 2018 e agora no Pros, Wilder garante que o seu novo partido terá candidato próprio em Goiânia.

Não procede

A despeito de comentários que andaram circulando pelo Sudoeste goiano, na semana passada, sobre possível decisão do prefeito Iris Rezende (MDB) em não disputar a reeleição e escalar Maguito Vilela, para a missão, ninguém confirmou tal informação. No entanto, o clima na entre os integrantes da equipe de auxiliares de Iris é de reeleição.  Mais, sobre uma eventual composição da chapa no MDB com a mulher do senador Vanderlan Cardoso, Laura Cardoso na vice, na visão de um destacado auxiliar de Iris Rezende, jamais aconteceria. Segundo ele, na hipótese que considera remota de Maguito Vilela ser indicado, o vice será um nome do MDB e da total afinidade de Iris, como o secretário de Administração, Agenor Mariano, por exemplo.

 Mulheres

O PSD estadual promove nesse sábado, 21 a partir das 10:00, encontro regional do segmento Mulher, do partido, em Anicuns. O encontro já será aberto pelo presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de preparação do partido, com vistas às eleições municipais do ano que vem, conforme o ex-presidente do diretório metropolitano da sigla, Dagoberto Menezes, que trabalha na organização do evento.

 Simeyzon

O ex-deputado Simeyzon Silveira assumiu semana passada a presidência do PSD de Goiânia, no lugar de Dagoberto Menezes. Sua principal missão a partir de agora é organizar estruturar uma boa chapa de candidatos a vereador, além de coordenar os diversos segmentos a participação em torno da mobilização da legenda, pró-2020. 

Com um pé no TCM

 Está em processo de articulação a abertura de vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que tão logo ocorra, será preenchida pelo deputado Cláudio Meirelles (PHS), em indicação da Assembleia Legislativa. Conversas nesse sentido estão se dando entre alguns deputados e o conselheiro Nilo Resende, que segundo informação obtida pela coluna, já completou a idade que lhe dá direito a requerer o benefício da aposentadoria. No entanto, a consolidação desse processo pode levar dias ainda, ou meses, para ser concretizado. A demora ocorre porque normalmente quando completam o tempo para se aposentar, via de regra, os conselheiros costumam não ter nenhuma pressa em requerer o benefício, sendo necessário, digamos assim, um estímulo, um “carinho” a mais, da parte do interessado em ser nomeado, para se sensibilizar.  

 Cruzada por um sonho

O deputado Cláudio Meirelles vem empreendendo verdadeira “cruzada” há anos, para a realização do sonho de ser conselheiro no TCM. Os cargos de conselheiros de tribunais de contas, tanto no TCM quanto no TCE, Tribunal de Contas do Estado, ainda são vitalícios. E o salário é equivalente ao de deputado estadual. Instado a confirmar no final de uma entrevista, se a comparação popular segundo a qual ser indicado para esse cargo era como “ir para o Céu na terra”, o então conselheiro Antônio Magalhães (TCE) disse que era “melhor, porque não precisava morrer” para chegar lá.

 Alegria

E no caso em questão, a alegria não se restringirá ao deputado Cláudio Meirelles, mas também ao primeiro suplente de sua coligação, Zé da Imperial, da cidade de Águas Lindas, que ganha uns três anos de mandato, nada mal não é mesmo? Sem contar que o governador Ronaldo Caiado ficará sem o seu maior crítico na Assembleia, ao lado de Tales Barreto (PSDB), naturalmente.

Correção

Grafei equivocadamente na coluna de terça-feira que ainda “não foi construído o sistema de interligação do sistema de captação Mauro Borges, no Ribeirão João Leite, em governos anteriores, com o sistema Meia Ponte. Na verdade, essa interligação foi inaugurada durante o governo de José Eliton, em 2018.  O que ficou faltando foi o chamado “linhão”, uma rede ligando a Estação Mauro Borges a um conjunto de bairros da capital e à cidade, especialmente na região Sul e à cidade de Aparecida. Fica aí a devida correção, com minhas escusas.