PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 17 De Outubro De 2019

17/10/2019 às 08h58


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Lissauer Vieira, a um passo da reeleição à Presidência da Alego

Trinta dos 41 deputados estaduais bateram o martelo ontem à noite pela reeleição do  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), para a gestão 2021 – 2023. Considerado com quase 100% de probabilidade que será reeleito, Lissauer Vieira parece muito próximo da consolidação de um fato inédito na história política de Goiás: ser reeleito presidente da Assembleia, faltando ainda um ano e três meses para concluir a gestão atual, o que lhe permitirá permanecer no cargo durante os quatro anos de mandato do governador Ronaldo Caiado. A reunião, na qual os deputados firmaram pacto em torno da reeleição do presidente Lissauer Vieira, foi realizada no Hotel K, na Avenida Jamel Cecílio, próximo ao Shopping Flamboyant. O deputado Iso Moreira (DEM), que dizia ter o controle sobre dez deputados, anunciou o  apoio ao socialista no dia anterior. Um grupo de 11 parlamentares que resistiam participar do grupo pró-Lissauer foi reduzido a oito, segundo informação chegada durante a reunião. Segundo um dos participantes, outros quatro que não compareceram telefonaram para justificar as ausências, mas reiteraram o apoio a Lissauer, sendo deles, Gustavo Sebba (PSDB). A engenharia política e jurídica para antecipação da eleição do presidente da Assembleia, com a reeleição de Lissauer Vieira, foi divulgada com todos os seus detalhes, em primeira mão na Coluna Notícia Pura, edição do dia 24 de setembro.

Roteiro da reeleição

O segundo passo imprescindível para a consolidação da reeleição do deputado Lissauer Vieira, presidente da Assembleia, será dado hoje com a votação na Comissão de Constituição de Justiça da Casa (PEC), da antecipação da eleição da próxima mesa diretora da Casa, a segunda votação será na próxima terça-feira. O primeiro passo foi aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), no mês de junho, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (PPS), que permite a reeleição do presidente da Casa. Cumpridas essas formalidades jurídicas, se não houver contratempo, o deputado Lissauer Viveira será reeleito presidente da Assembleia, no próximo dia 29.  

Maguito diz que será candidato

 O ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, disse numa roda de amigos, que será o candidato do MDB à Prefeitura em Goiânia. Segundo ele, o prefeito Iris Rezende não quer disputar nova eleição. A revelação foi na festa de casamento de uma filha do ex-deputado Pedro Chaves, há duas semanas, na qual Iris Rezende não compareceu.

Calil na vice

 Maguito ainda manifestou a intenção de trabalhar para que o vice em sua chapa seja o deputado Lucas Calil (PSD). Ao ser alertado para a impossibilidade de ter Lucas na chapa, dado ao risco que ele correrá de perder o mandato, caso mude de partido, Maguito disse não ver dificuldade para superar o obstáculo. “Eu tenho como resolver isso”, finalizou, dando a entender que pode pedir para o presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha, não questionar na Justiça a eventual mudança de partido de Lucas Calil para outra sigla, para ser o seu vice.

Só em 2020

 Já o prefeito Iris Rezende reafirmou há poucos dias, durante entrevista ao Programa Roda de Entrevistas, da TBC, que só irá tratar do assunto eleição na época das definições de candidaturas [mês de julho] do ano que vem. Mas de repente, quem sabe, Iris não resolveu abrir uma exceção para o ex-prefeito de Aparecida, anunciando agora sua decisão, não é mesmo?

  Dificuldades

 Indefinição de prefeitos expulsos do MDB, sobre partido ao qual irão se filiar, tem um motivo a mais, que torna a decisão ainda mais difícil. Diferentemente de se escolher o lutador para o qual torcer numa luta de Box, escolher o partido ao qual se filiará é bem mais complicado. Principalmente em ano véspera do ano de eleição, quando a maioria dos prefeitos vai disputar a reeleição. Estrutura de campanha é o nome da preocupação dos políticos em geral, que por ventura esteja vivendo essa situação.

E agora, doutor?

 E o deputado Delegado Waldir brigou, brigou dentro do PSL, até que foi substituído no cargo e líder. Fazer o quê?

Aprovação do governo

 O crescimento de 7,4% do índice de aprovação do governo Caiado, em relação à aferição anterior – de 59,9% para 67,3% -, assustou alguns adversários do democrata. Mesmo com as dificuldades herdadas de governos anteriores, o fato é que o governo Caiado está conseguindo superar algumas delas, ou pelo menos as mais urgentes. Já conseguiu dinheiro para acertar algumas dívidas mais urgentes, quitou a folha de dezembro, que o governo anterior deixou sem pagar, e está chegando dinheiro aí. Vai começar a fazer obras logo, logo. É claro que esse tema não agrada àqueles que gostariam que o governo se viabilizasse. É a preocupação com a eleição de 2022, que poderá não ser o “mar” de facilidades que achavam que imaginavam.  

  Sugestão do leitor

O leitor enviou nota à coluna, sugerindo ao ex-governador Marconi Perillo, disputar a Prefeitura de Goiânia, para dar ao prefeito Iris Rezende a oportunidade de “ir à forra, ganhando uma e selaria a paz no PSDB da capital”.