PROPEG 290690
Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 29/03/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 16 De Maio De 2019

16/05/2019 às 11h27


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Não há saídas

Diante da “falta de luz na escuridão no fim do túnel” em que Goiás foi colocado, com tantas dívidas e compromissos que consomem praticamente toda a sua receita, parece não haver alternativas viáveis para pelo menos tirar o Estado do atoleiro em se encontra. É uma situação parecida à de um paciente em estado zumbi, que se não tomar determinados remédios morre. Com o governo federal patinando na apresentação de opções para socorrer os Estados endividados, a exemplo de Goiás e os demais das regiões Centro-Oeste, será uma postura pouco sensata a criação de barreiras para impedir que faça uso aparentemente da túnica alternativa para resolver a situação, que é a destinação de parte dos recursos dos fundos constitucionais para essa finalidade, como vem defendendo o governador Ronaldo Caiado. É bom que se tenha em mente que todo o comprometimento da situação fiscal do Estado foi estruturado em governos anteriores, e que apenas a solução é que foi transferida para o atual governo. E fazer o Estado voltar a caminhar há que zerar o cumprimento de algumas providências inadiáveis, como a recuperação das rodovias, muitas delas com vários trechos intransitáveis, além de quitar obrigações para com os servidores. No caso das rodovias, quanto mais tempo passar sem resolver o problema, maior será a quantidade de recursos para recuperá-las depois.

Manifestação

Entidades culturais se movimentam com vista a uma manifestação de reconhecimento da iniciativa do governador Ronaldo Caiado, pelo convite ao Edivaldo Lourenço, para a Secretaria de Cultura. Há quase que um consenso na área de que foi uma escolha acertada, na composição da equipe.

Moro se segura

O ministro da Justiça Sérgio Moro até que se saiu bem na entrevista de ontem à noite, na Globo News, até mesmo nos momentos em que “pisou em ovos” diante de perguntas abordando assuntos mais delicados. Entre esses temas, que por razões óbvias a circunstância lhe exigiu maiores cuidados nas respostas, como o das manifestações dos chamados “olavistas” no governo, e das crises surgidas por conta das polêmicas levantadas decorrentes de declarações dos filhos do presidente Bolsonaro. O ex-juiz da Lava Jato conseguiu responder a todas, de modo a não se atritar com nenhum dos lados.

Vereadores encrencados

A maré anda desfavorável para boa parte dos vereadores de Jataí, acusados de envolvimento em coisas erradas. Segundo um político do município, existe a probabilidade da cassação de uma cambulha deles.

Humberto sem concorrentes

E por falar em Jataí, o ex-prefeito Humberto Machado (MDB), continua sem concorrentes como pré-candidato do partido a novo mandato, o quinto. Engenheiro civil conceituado na região, Humberto é simplesmente intransigente em relação à probidade na administração. Não houve sequer denúncia de oposicionistas da prática de atos criminosos durante os seus quatro mandatos.

Preocupação com Iris

Alguns “maguitistas” demonstram não estar achando a menor graça nas conversas sobre a possível candidatura à reeleição do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB). Eles se dizem preocupados com a saúde e bem-estar de Iris, daí avaliarem que o melhor para o atual prefeito seria não disputar, para evitar os desgastes com o trabalho intenso da campanha e da sua própria rotina do exercício do cargo.  

Otimismo

Pessoas próximas do ex-deputado Daniel Vilela estão otimistas em relação à probabilidade de sua eleição para presidente Nacional do MDB. A eleição será realizada em setembro. Daniel tem a simpatia de o ex-presidente Michel Temer, espécie de “padrinho” político seu. Melhor não duvidar de sua ascensão ao posto, porque Temer, que voltou ontem para casa, após passar uns dias preso, ainda tem muito prestígio no MDB como um todo. 

A todo vapor

Obras do BRT na Rua 90 estão em ritmo acelerado. Como não deverá ocorrer paralisação dos trabalhos por falta de pagamento à empreiteira, todas as evidências apontam para a entrega da obra no prazo previsto no contrato, setembro de 2020, em plena campanha eleitoral.

Respeitem Lúcia Vânia

É triste ver a forma desrespeitosa com que dirigentes do PSB nacional estão tratando a ex-senadora Lúcia Vânia, para expurgá-la do partido. Lúcia possui uma história de trabalho pelo Estado, seja no exercício dos diversos mandatos na Câmara Federal e dois no Senado, seja como ministra de Assistência Social no governo de FHC. Nesses seus quase 40 anos de serviços a Goiás, Lúcia Vânia (foto) não cometeu nenhum ato que desmerecesse a confiança dos goianos. Pelo seu passado de trabalho e honradez, definitivamente a ex-senadora deveria ser mais respeitada.

Renovação em Quirinópolis

A cidade de Quirinópolis, na região Sudoeste do Estado, onde a política foi sempre muito dividida, parece estar iniciando um processo de renovação nos seus quadros na política, com o surgimento de nomes novos. Um deles é o empresário do ramo da construção modulada, Salmo Cabral, que vem sendo lembrado pela população para disputar mandato para a Câmara Federal nas próximas eleições. Filiado ao PROS, Salmo Cabral (foto) é da escola de Sodino Vieira (MDB), que comandou a política local por décadas, sendo como prefeito, deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Salmo Cabral (fotos) vem sendo cotado para disputar uma cadeira na Câmara Federal, em 2022.