Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 16 De Julho De 2019

16/07/2019 às 10h24


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

 

Caiado divide com Gracinha a cabeceira da “mesa oval” no Palácio e funções no governo

Uma das novidades no estilo do governo do democrata Ronaldo Caiado até agora tem sido a intensidade de participação da primeira-dama, Gracinha Caiado, nos assuntos do governo. Segundo políticos e frequentadores de eventos em geral realizados no palácio, dona Gracinha tem presença certa nos eventos, dividindo sempre a cabeceira da mesa oval. E não apenas como figura decorativa, pra levar chazinho e dar remédios ao marido, mas participando ativamente das discussões dos assuntos ali debatidos. Pode-se dizer que é inédito na história de goiana um governador cuja esposa, baiana, não limita a atuação a comandar campanhas e programas sociais, como as tradicionais do agasalho, distribuindo cobertores na época do frio e de cestas básicas a famílias carentes. Nem Gercina Borges Estivalete, mulher de Pedro Ludovico, descrita por alguns dos que conviveram com ela como uma mulher que exercia influência em decisões importantes do governador, teve presença tão intensa nos atos rotineiros do palácio.

Discrição e carreira na política

Goiás já teve primeiras-damas muito atuantes nesses últimos 45 anos, começando por Lúcia Vânia, Maria Valadão, Iris de Araújo Rezende e Valéria Jayme Perillo. Porém, todas se destacaram cuidando mais da parte dos programas sociais. Maria Valadão e Iris Araújo disputaram mandato e foram eleitas posteriormente. Lúcia Vânia fez carreira política. Don Iris disputou até a Vice-Presidência da República, em 1994; foi suplente de senadora, de Maguito Vilela e deputada federal. As demais tiveram presenças mais discretas. Valéria Perillo cuidava deprogramas sociais no governo do marido como a Bolsa-Universitária, contudo, sua presença nos eventos oficiais era discreta. No governo Caiado, a primeira-dama participa das discussões de assuntos diversos do governo. Recentemente ela anunciou um conjunto de ações para solucionar o problema crônico do alto índice de analfabetismo na região Nordeste, com intervenção para erradicar o problema. A meta, segundo ela, é zerar o número de analfabetos na região, em pouco tempo. E é também com dona Gracinha que os deputados agora discutem as nomeações de apoiadores das campanhas, nas cidades do interior. Estranharam no começo, e alguns ainda não se habituaram, mas vão tocando a vida.

Continua o mistério

Continua grande mistério o motivo, ou os motivos, que levaram o jornalista Valssil Oliveira a trocar a presidência da Agência Brasil Central, composta pela TV Brasil Central, Rádios Brasil Central AM e FM e uma gráfica, pelo de secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia. A diferença entre os dois é grande, começando pelo salário, e a importância deles no contexto político. Sem contar que a ABC integra a administração estadual onde ele teria, a princípio, ainda 3,5 anos de governo Ronaldo Caiado, para permanecer no cargo. Mais, a iniciativa de deixar a presidência da ABC partiu do próprio Vassil. Ninguém do meio jornalístico conseguiu entender essa engenharia, até agora. Aí tem.

Campanha do PSDB dá cano em mago

O mago do marketing político em Goiás, Ademir Lima, continua sem receber pelo trabalho de consultoria política realizado em 2018, para a campanha do candidato do PSDB ao governo, José Eliton.  Como diz o ditado segundo o qual “a esperança é a última que morre”, Ademir Lima ainda tem um restinho de esperança de um dia receber. O marqueteiro atribui a culpa do não pagamento à assessoria de imprensa da campanha, que segundo ele, tinha a incumbência de fazer a lista de quem deveria receber, que por algum motivo que desconhece, sempre o deixou de fora.   

Carta surpreende Daniel

A carta pública em que o prefeito Iris Rezende pede ao presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, para que perdoe os dissidentes do partido pelo apoio dado ao candidato Ronaldo Caiado (DEM) em 2018, pegou de surpresa o filho de Maguito Vilela e os próprios dissidentes. Embora a iniciativa tenha sido uma grande sacada do prefeito, nenhum dos lados se manifestou oficialmente sobre o assunto até agora. O líder do grupo dos dissidentes, prefeito de Catalão, Adib Elias, deve falar sobre o assunto depois de uma reunião política agendada para hoje à tarde, em Goiânia.

Bronca de Daniel

Agora, se alguém pensar num cidadão que ficou bravo com a carta de Iris Rezende esse alguém foi Daniel Vilela. Não com o documento em si, mas com o secretário do partido, Antônio Só, que recebeu o documento na sede do diretório, mas não lhe informou. Por conta do “esquecimento” do secretário, Daniel Só tomou conhecimento da sua existência, primeiramente pelas redes sociais e, claro, por conta disso, ficou uma fera com o secretário do partido. 

Rejeição em Jataí

No que depender dos índices de aprovação da administração do prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PSDB), para estimular os eleitores das demais cidades da região Sudoeste do Estado a votar nos candidatos tucanos, talvez o melhor a fazer fosse não entrar na corrida. Não se sabe ainda ao certo os motivos, mas o fato é que sondagens realizadas no município, segundo agentes políticos locais, recomendam a Vinícius a não entrar na corrida. 

Antecipar debate

Como que antevendo a possibilidade de a reforma nos estados ficar para os legislativos estaduais, o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira, já vem defendendo o início imediato da discussão do tema. No seu entendimento, embora o assunto possa causar certo desgaste para a classe política, a reforma é necessária, mesmo que para isso, “tenha que ser aplicado remédio amargo”. 

Crítica do leitor

Em mensagem à coluna, um leitor criticou a nota com referência às críticas do governador Ronaldo Caiado à empresa Enel, por anunciar a cobrança de tarifa da cor amarela na conta de luz, já a partir desse mês e de exigir dos interessados em construir redes de eletricidade, que a aquisição dos postes e demais materiais necessários sejam adquiridos sempre de um determinado fornecedor. E ainda exigir a assinatura de termo fazendo a doação da rede à concessionária. As críticas de Caiado foram feitas durante entrevista à Rádio Brasil Central, no dia dois desse mês.

 Vereador do futuro

O senador Luiz do Carmo (MDB) promoverá o projeto o “Vereador do Futuro”, que visa capacitar os parlamentares goianos, possibilitando-lhes melhor prática dos seus mandatos. A primeira fase do evento será nos dias 23 e 30 de agosto e seis de setembro, contará com as presenças de palestrantes renomados, além do próprio senador.  

Tucanos avocam para Marconi conquista de estudantes goianos

Setores do PSDB tentam avocar como mérito do ex-governador do partido, Marconi Perillo, a conquista dos estudantes goianos no concurso da Nasa, que inventaram o chiclete com pimenta, para ser usado por pilotos durante viagens aeroespaciais. Embora Marconi nada tenha feito pelos jovens, diretamente, esses setores tucanos avaliam que a contribuição se deu indiretamente, pela melhora dos níveis da Educação no Estado, durante os seus mandatos. Mas é uma relação muito vaga, não é mesmo?   

Astral sobe

Melhorou o astral no ambiente caiadista graças à notícia do engajamento do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), na votação da PEC da reforma previdenciária de estados e municípios. É que a decisão da Câmara, de não incluir esses dois entes da Federação na PEC da reforma já aprovado em 1º turno, havia deixado o governador Ronaldo Caiado preocupado com a possibilidade de a reforma em nível estadual venha depender de aprovação pela Assembleia Legislativa, onde ele ainda não tem uma base firme e consolidada.