Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 16 De Abril De 2019

16/08/2019 às 08h43


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Aliança MDB – DEM em Goiânia é quase impossível

A 14 meses da eleição municipal que escolherá prefeitos e vereadores, em Goiânia já é possível observar a intensificação de conversas acerca de coligações, montagem de chapas, etc. Há uma torcida grande principalmente entre aliados do governador Ronaldo Caiado (DEM), para a composição da chapa majoritária, tendo o prefeito Iris Rezende como provável candidato à reeleição e vice do DEM, ou de algum partido da base. Pra não dizer impossível, palavra que deve ser evitada em política, não será fácil essa costura, por alguns motivos básicos. O primeiro deles é a ausência de nomes competitivos da base de Caiado, na capital; o segundo é que existe indisfarçável convicção entre os emedebistas de que o partido já deu importante contribuição para a eleição de Caiado ao Senado, coligando-se com o DEM, em 2014. O terceiro ponto é que já existe uma forte disputa interna no MDB, pela indicação do  vice, se o cabeça de chapa for realmente Iris Rezende, mais até que disputa para prefeito.  Indicação do vice por algum nome da base de Caiado é considerada quase que palavrão entre os emedebistas.  Da boca de Iris, contudo, nada se ouve sobre assunto de candidatura. Mas como ele parece ter saúde de quando tinha 30 anos, muito dinheiro pra investir em obras na cidade nesse resto de mandato e no próximo, acredita-se ele não abrirá mão de tentar se reeleger. O prefeito Iris Rezende nunca governou com tanto dinheiro em caixa como agora. Com isso, realiza a melhor administração de sua vida. A impressão geral no MDB ao analisar a situação de Iris, hoje, é como a do jogador de futebol, que ainda não pensa em “pendurar as chuteiras” ou “vestir o pijama”  da aposentadoria. Iris, aliás, deve ser um dos raros políticos da sua geração, que não ainda não se aposentou, nem de direito nem de fato.  

O endereço da carapuça

O governador Ronaldo Caiado voltou a fazer uso, de umas semanas para cá, de uma metáfora muito usada por ele nos comícios e reuniões da campanha de 2018, para  expressar o compromisso de substituir os ocupantes de cargos de confiança nos governos tucanos, caso vencesse a eleição. É um termo tradicionalmente usado pelos sertanejos, para se referir aos bezerros que insistem em continuar pegando o peito da vaca, na época da desmama.  “Pra desmamar bezerro erado, às vezes é preciso colocar focinheira”, tem dito Caiado, em algumas reuniões fechadas. Fica a indagação sobre qual é o endereço da carapuça, nesse caso? Ou seriam cabeças de deputados que andam fincando pé na Assembleia, contra a adesão de Goiás ao RRF, Regime de Recuperação Fiscal?  

 Associação dos abandonados

O grau de insatisfações por parte de lideranças municipais do DEM para com o governador Ronaldo Caiado, por conta da demora em nomeá-los na estrutura do Estado chegou a tal ponto, que alguns deles tiveram a ideia de criar uma associação para abrigar essa nova categoria. Segundo informação de um dos membros do grupo, a entidade se chamará “Associação de Amigos Abandonados por Caiado”, (AAAC).

 Outra face

Segundo um dos membros do grupo pró-AAAC , do  ponto de vista de lealdade aos companheiros de primeira hora, que sempre o apoiaram desde os tempos de Câmara Federal, o governo Caiado está revelando uma face diferente daquela que, durante a campanha, o candidato prometeu adotar, quando chegasse ao governo. E um dos pontos dessas insatisfações reside no fato do grande número de pessoas ocupando cargos de confiança no governo, que não foram vistos na campanha. “São os mandruvás que o Caiado tanto condenou na campanha, e prometeu substituir no governo, se fosse eleito”, afirmou um dos líderes do grupo, acrescentando: “Os assessores de Caiado no governo, hoje, não conhecem os verdadeiros amigos do Caiado.”

Paródia

Ainda sobre a bronca de lideranças municipais do DEM, um deles trouxe à coluna a letra de uma paródia, usando a melodia da música “Cidadão”, de Zé Ramalho, que prometem gravar e disponibilizar nas redes sociais. A letra cita vários momentos da campanha que tiveram a participação deles, nos eventos do ainda senador candidato a governador, e o esquecimento a que dizem que foram relegados. 

Definição dos dissidentes

Sairá na próxima semana a decisão sobre em qual partido os prefeitos dissidentes do MDB, que apoiaram a candidatura de Ronaldo Caiado, em 2018, e por isso foram penalizados com a expulsão do partido. Segundo uma fonte próxima do grupo, eles estão avaliando pelo menos três partidos, dentre eles, dentre eles, o Partido Novo e o Podemos. Mas segundo um parlamentar que disse estar informado das opções em análise, há uma frente trabalhando com vista à possibilidade do grupo assumir o comando do PTB no Estado, retirando-o do ex-deputado Jovair Arantes. Jovair, segundo a coluna apurou, não oferece resistência às filiações dos ex-emedebistas. No entanto, o grupo estaria articulando para que Jovair vá para outro partido.   

 Preocupação

Tem gente do alto escalão do governo estadual que não consegue esconder a preocupação com as consequências da falta de dinheiro e o que consideram como alto o risco de haver atraso na quitação de folhas nesse semestre.

Insensibilidade

Há um fato curioso acontecendo com o governo Caiado, na tentativa diária de que alguma porta do Governo Federal se abra, e libere o dinheiro necessário equacionar a mais grave crise fiscal vivida pelo Estado, nos últimos 60 anos. Caiado tem ido à Brasília dia sim e outro também, conversa com ministros, Presidente da República e parlamentares nas duas casas do Congresso, mas nenhum deles se sensibilizou com situação do Estado.   

 Apenas sorrisos

É curioso o fato de que o presidente Jair Bolsonaro já veio a Goiás um punhado vezes nesse ano, recebe festivamente o governador Ronaldo Caiado, mas por enquanto nenhum sinal de solução do problema. Sorrisos, muitos sorrisos, tapinhas nas costas e abraços, muitos abraços, mas por enquanto, nenhuma luz no fim do túnel que pudesse indicar algum caminho.