Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 15 de janeiro de 2019

15/01/2019 às 09h32


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

EDITAL DO MDB PODE SER QUESTIONADO OU VENCER DANIEL VILELA, NO “TAPETÃO”

Faltando 16 dias para expirar o seu mandato na Câmara Federal, o deputado Daniel Vilela pode estar cometendo mais um erro ao lançar mão da manobra arriscada de convocar eleição para renovação do Diretório Estadual do MDB, num prazo tão exíguo que não dava tempo para a preparação e inscrição de outra chapa. A manobra tanto pode dar certo quanto também pode não dar. Consciente de que sem mandato, a partir do dia 1º de fevereiro ele será praticamente esquecido da mídia nos próximos anos, o que o enfraquece como voz de oposição no Estado, Daniel corre o risco de ver esse edital de convocação da eleição do diretório para o dia 28 deste mês ser anulado via judicial. O grupo de prefeitos liderado por Adib Elias, de Catalão, que defende uma aproximação do partido com o governo de Caiado, parece preparar algo nesse sentido. Mas, mesmo considerando a melhor hipótese de prevalecer o edital como está, e até de nem haver questionamento judicial e Daniel ser reeleito, ele terá de conviver com o desconforto das críticas de correligionários acusando-o de ter sido reeleito no “tapetão”.

OPOSIÇÃO DE COMPADRES

Pelo menos em um aspecto o deputado Daniel Vilela tem razão em querer mais um mandato de presidente do Diretório do MDB. Na avaliação de um emedebista histórico, nova eleição do filho de Maguito para presidir o diretório do partido significa lhe dar uma segunda chance de trocar o discurso de “oposição de compadres”, que fez aos tucanos Marconi Perillo e Zé Eliton, por oposição de verdade, como o que fez num vídeo semana passada contra o governador Ronaldo Caiado (DEM).

DE ONDE VEIO?

Mas essa questão não deixa de ser intrigante, não é mesmo? Daniel Vilela fez realmente um discurso bastante ameno de candidato de oposição contra os tucanos Zé Eliton e Marconi Perillo, esse último no poder há 20 anos, e vem agora com essa coragem toda contra o governador Ronaldo Caiado, em sua segunda semana de governo. De onde será que veio essa repentina força oposicionista que brotou no candidato derrotado do MDB ao governo nesse começo de 2019?

ASSESSORIA NEGA

Não procedem as especulações surgidas ontem de que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) estaria de volta em Goiânia, recebendo lideranças políticas num escritório político, até com assessoria de imprensa. Segundo a assessoria do tucano, Marconi continua cuidando de suas atividades em São Paulo, onde permanece afastado da política estadual.  

DONA GRACINHA INOVA NOS ATENDIMENTOS

Alguns políticos novos frequentadores do Palácio Pedro Ludovico têm se surpreendido positivamente ao se depararem com a atual primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, atendendo no local quando ali comparecem para audiência/reunião com o governador Ronaldo Caiado. Diferentemente do que ocorria em relação à maior parte das antecessoras que, normalmente, limitavam seus atendimentos apenas na Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), cuidando da parte social, dona Gracinha, segundo alguns relatos ouvidos pela coluna, discute e encaminha outros assuntos e mostra agilidade na busca das respostas. Por isso, tem causado boa impressão em seus interlocutores pela forma hospitaleira como vem recebendo os que normalmente vão ali para tratar de algum assunto.    

A VOLTA DE OZEIAS

O jornalista Ozeias Laurentino assumiu ontem a Secretaria de Comunicação de Aparecida, com a missão de tentar melhorar a imagem do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que segundo as informações vindas da cidade, anda complicada junto aos aparecidenses atualmente. Ex-titular da pasta na administração de Maguito Vilela, o jornalista Ozeias Laurentino reassume a pasta agora com a experiência adquirida no mandato anterior.  

COLABORAÇÃO DE TODOS

Segundo uma fonte da prefeitura, na prática o que se espera com a troca de secretário de Comunicação em Aparecida é a melhora da imagem do prefeito Gustavo e consequentemente, salvar sua reeleição, em 2020. Agora convenhamos, o jornalista Ozeias Laurentino realmente é excelente profissional, bem preparado, bem formado, experiente, mas é claro que o prefeito tem que colaborar com toda a equipe. Afinal de contas, ninguém faz milagres, não é mesmo? Todo mundo tem que dar uma mãozinha para a obtenção do resultado desejado. O assessorado também tem que fazer bem a sua parte, procurando realizar um bom trabalho para se manter na graça do povo.

CORREÇÃO

A primeira eleição do tucano Marconi Perillo ao governo do Estado se deu no ano de 1998 e não como deu a entender em nota nesta coluna, semana passada. Apenas aconteceu dentro do período citado como referência no texto, compreendido de 1992 a 2003. Aos leitores, minhas desculpas.

COMPLEMENTANDO

Cogitam-se em meio a fragmentos de forças políticas recém-varridas do poder em Goiás, pelas eleições de 2018, o interesse em estruturar meios para facilitar o acesso com a população, por meio de veículos de comunicação. Trata-se de cabeças que sabem da importância de assessorias especializadas nessa área para se alcançar o sucesso esperado do projeto nessa área. Um grupo formado por algumas grandes empresas sediadas em Goiás está sendo lembrado para dar suporte no setor de logística para a manutenção do grupo. Mas pelo que a coluna conseguiu apurar junto a fontes esparsas, por enquanto a ideia ainda não saiu do papel.