Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sábado. 29/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 14 De Março De 2019

14/03/2019 às 11h08


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Kajuru 49,9%; Zé Eliton, 17,1% e Waldir 16,9%, diz sondagem sobre a sucessão em Goiânia

A praticamente 10 meses de 2020, ano em que serão realizadas as eleições para a escolha de novos prefeitos e vereadores, Notíci@pura teve acesso aos números de uma pesquisa feita em Goiânia há poucos dias, para medir as primeiras preferências dos eleitores em relação a alguns dos nomes cogitados para disputar a eleição para prefeito. O levantamento foi feito por um conceituado instituto de pesquisa do País, para o diretório nacional de um partido político, cujos nomes, por questão de cláusulas contratuais não podem ser divulgados em veículo de comunicação. A coluna obteve autorização para publicar os números, desde com esse compromisso de divulgar os nomes nem do contratante nem do contratado. A modalidade utilizada foi a estimulada, aquela em que é apresentada uma cartela ao entrevistado contendo os nomes de possíveis futuros candidatos, para que assinale o de sua preferência, se fosse candidato e na hipótese de a eleição ser realizada hoje. O senador Jorge Kajuru (PSB) é o primeiro colocado, com 49,1% e em segundo, o ex-governador e candidato à reeleição, Zé Eliton (PSDB), com 17,2% e o deputado delegado Waldir (PSL) com 16,9%, ou seja, apenas 0,3 pontos atrás de Zé Eliton. O atual prefeito, Iris Rezende (MDB), já conta com 10,8% das intenções, caso ele se disponha a disputar a reeleição e o ex-senador Wilder Morais, que nunca falou sobre candidatura em Goiânia, aparece com 3,1% das preferências. Wilder, no entanto, ainda não falou sobre essa possibilidade. Outros somaram 2,1%. Foram entrevistados 198 eleitores dos sexos masculino e feminino, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro. A margem de erro previsto nessa pesquisa é de 2% para mais ou para menos. 

Mas prefeitura não está no “radar” de Kajuru

Embora haja ainda uma distância considerável da eleição e a sondagem não conter provavelmente todos os nomes que poderão disputar participar da disputa pela Prefeitura de Goiânia, possivelmente, ela contém dados preocupantes para alguns segmentos da política de Goiás. Mas antes de qualquer coisa, pelo que já conversei com o próprio depois da eleição, vai aqui uma ressalva: a probabilidade de o senador Kajuru trocar o mandato de senador por mandato de prefeito de Goiânia é muito próxima de zero. Conhecendo o senador como acho que conheço, eu não vejo nenhuma possibilidade disso acontecer. O projeto do senador Kajuru é ser eleito governador em 2022, até lá, deverá no Senado.

Chances de Zé Eliton

Mas considerando remotíssima a possibilidade da candidatura de Kajuru, o tucano Zé Eliton ameaçaria vencer a eleição para prefeito na capital, se não aparecer um candidato de maior competitividade eleitoral daqui pra frente. Naturalmente que ele terá que enfrentar o delegado Waldir, provavelmente, caso o “bosonarista” opte por disputar. E falar em vitória de Zé Eliton em Goiânia é o mesmo que falar em vitória de Marconi Perillo, que poderia se animar uma escalada de volta ao Palácio das Esmeraldas num futuro não muito distante. E não é preciso nem perguntar a opinião do governador Ronaldo Caiado sobre esse tema. Aliás, melhor mesmo é não perguntar.

Quem perde

O resultado da pesquisa, a persistir esse quadro de nomes e tendências, não é bom para os partidos da base do governo Caiado, que têm apenas dois entre os votados: o delegado Waldir, do PSL, e o atual secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais. Waldir aparece tecnicamente empatado com Zé Eliton nesse levantamento, com apenas 0,3 pontos a abaixo, enquanto que Wilder tem 3,1%. Waldir não tem demonstrado maior entusiasmo com a disputa na capital, ainda, enquanto que em relação a Wilder, o nome ainda precisa ser trabalhado.

Incertezas de Iris

Quanto ao prefeito Iris Rezende, que aparece com 10, 8% das intenções, o que se tem ouvido de pessoas próximas da família, é que ele não pretende concorrer a novo mandato e que estaria propenso a apoiar Maguito Vilela para ser o candidato do MDB. Entretanto, do próprio Iris mesmo parece que ninguém ouviu nada a respeito ainda.

Alterações

Será importante acompanhar os números da próxima sondagem desse mesmo instituto, incluindo outros nomes que ficaram de fora do rol dessa sondagem. Seria importante saber, por exemplo, como ficaria o resultado, se tivesse incluído o ex-prefeito de Aparecida Maguito Vilela.

Apoio do DEM

Após reiterar o seu apoio ao governo do presidente Bolsonaro, durante reunião da Executiva do Democratas, ontem em Brasília, o governador Ronaldo Caiado defendeu que o apoio seja adotado também pelo partido. O posicionamento, na avaliação do governador, “contribuirá com o avanço do País”. Segundo ele, o presidente ACM Neto ficou de convocar mais membros do partido, para tratar de pauta específica para deliberar sobre o assunto.

 

Declaração de amor

Ocupando a maior fatia na esplanada dos Ministérios no governo do presidente Bolsonaro, a formalização do apoio do DEM ao governo do presidente Jair Bolsonaro, como defendeu Caiado, é como realizar “casamento de papel passado”, depois de os noivos já estarem morando juntos já há algum tempo, como se diz lá no interior. Mesmo que não seja mais essencial, o ato ainda é visto como que uma declaração de amor.

Sensibilizar

Afinal, diante da maré de dificuldades (financeiras) que o governo Caiado vem atravessando nesses primeiros meses de 2019, tudo que puder ser feito para ajudar a sensibilizar o presidente e o ministro Paulo Guedes (Economia), para serem mais generosos com o seu governo, melhor.

Lances mínimos

Serão leiloados hoje dois carros de luxo que foram utilizados pelos ex-governadores Marconi Perillo e Zé Eliton, cuja renda a será arrecadada será revertida para o Hospital Materno Infantil. São dois Hyunday “Equus” (modelos 2011 e 2013), na cor preta e ambos já estão com lances mínimos de nos valores de R$ 120 mil e R$ 207.166 mil, respectivamente.

Bandeiras vermelhas

Recolhidas há meses pela onda conservadora do bolsonarismo desde a vitória consagradora do capitão em 2018, as tradicionais bandeiras vermelhas do MST reapareceram numa das fazendas do médium João de Deus, na região de Anápolis, depois de vários meses sumidos. Como que fazendo agora um teste de popularidade, medindo as reações do público.  

Goianos se destacam

A bancada goiana na Câmara Federal nunca foi tão influente quanto agora, com pelo menos quatro parlamentares se destacando nos debates de temas nacionais. No Senado, o senador Jorge Kajuru (PSB) vem marcando pontos importantes com sua atuação marcante.  Na Câmara, os deputados delegado Waldir (PSL), o deputado major Vitor Hugo (PSL), escolhido líder do governo, e o deputado João Campos (PRP), que vem se destacando com uma das principais vozes da poderosa bancada evangélica na Casa. Mas como ele é bastante ligado também à área da segurança, ele transita bem também nessa área.