Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 23/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 14 De Maio De 2019

14/05/2019 às 09h13


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Caiado já teme risco de atraso para quitar folha de maio, se ajuda não vier

O governador Ronaldo Caiado anda receoso de que possa haver atraso no pagamento da folha de maio, se não houver antecipação do “socorro financeiro” ao Estado, por parte do Governo Federal. Caiado expressou essa preocupação durante audiência concedida a um destacado político em seu gabinete, ao expor a difícil situação fiscal vivida pelo Estado. Além do quadro já delicado de quando ele assumiu, em 1º de janeiro, inclusive com quase a totalidade de uma folha para quitar – a de dezembro –, para piorar, vem se verificando queda na arrecadação, nesses primeiros meses do ano. O Governo Federal deve enviar ao Congresso essa semana o projeto de lei que prevê ajuda aos Estados que se encontram em dificuldade financeira, dentre eles, Goiás. Mas a intenção do Governo Federal, pelo que tem sido noticiado, é liberar esses recursos no decorrer dos próximos quatro anos. Assim mesmo a intenção é começar a ajuda nesse primeiro ano só após a aprovação de reforma da Previdência. Mas o governo goiano, no entanto, vem trabalhando com a expectativa de poder antecipar para esse ano toda a ajuda prevista para os quatro anos. Conforme já declarou o governador Ronaldo Caiado, ele prefere receber agora o total, para desafogar do quadro crítico desse início de governo.

Tolerância

Pergunta que se faz é a seguinte: qual é o limiar de tolerância do governador Ronaldo Caiado para ser enrolado, por Brasília, com a “ladainha” de que vai ajudar, mas sabe-se lá quando?

Partido à venda

Há um partido político à venda cujo preço que o seu presidente está pedindo para entregar a sigla, digamos assim, de “porteira fechada” aos interessados, parece bastante salgado, conforme a coluna conseguiu levantar: R$ 100 mi. Por possuir minúsculo número de deputados federais e poucos estaduais e prefeitos, a legenda se enquadra perfeitamente na categoria dos chamados “partidos nanicos”. Pelo que a coluna conseguiu apurar, até que já apareceu um potencial “cliente” interessado em adquirir o tal partido, porém, teria considerado a pedida muito alta e com potencial para “inflacionar o mercado.”

Nos EUA

Ainda pelo que a coluna conseguiu levantar, o interesse repentino do dirigente em dispor da sigla é a vontade de morar por alguns anos nos Estados Unidos, possivelmente para dar uma descansada da atividade política. Afinal de contas ninguém é de ferro para aguentar o ritmo estressante, da atividade por muito tempo, sem tirar férias.   

Não é de aluguel

Uma coisa é certa, ninguém poderá classificar de “partido de aluguel” a sigla que venham eventualmente ser adquirida na base de pagamento. E não dá para prever como é que os filiados desse partido se sentirão, a partir do momento em que tomarem conhecimento de que o seu partido foi vendido para algum político, como se vendem fazendas na modalidade “porteira fechada”, quando se adquire a propriedade com tudo que se encontra na área, semoventes, benfeitorias e equipamentos, por exemplo.

Mudança de profissão

De uma coisa é certa com essa história de venda de partido político a preço tão alto: se aparecer alguém disposto a fechar o tal negócio e pagar o valor, muita gente pode querer mudar de profissão. Nenhuma outra profissão será rentável quando à de criar partido para vender.

Substituto de Roller na Segov

Ainda sobre a nota publicada aqui na quinta-feira, com informações do surgimento de um Movimento que articula com vista à abertura de vaga de conselheiro, em um dos tribunais de contas (TCE ou TCM), para o atual secretário de Governo, Ernesto Roller.  Caso a articulação produza o resultado pretendido, o nome que os membros do grupo pretendem sugerir a nomeação ao governador Ronaldo Caiado, para substituir Ernesto Roller na pasta é o do deputado Álvaro Guimarães (DEM). Eles acreditam que devida à experiência adquirida em seus sete mandatos na Casa, ele será de grande valia na construção e manutenção da unidade da base de apoio do governo, na Assembleia.

Pesquisa

Vem aí nova pesquisa aferir a disposição de voto dos goianienses para prefeito, em 2020. Uma novidade em relação à primeira cujos números foram divulgados nessa coluna, em março, deverá ser substituição do nome de Iris Rezende, atual prefeito, pelo do ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, já que o partido ainda não firmou posição sobre quem será indicado candidato. Entretanto, Iris e Maguito são os nomes mais cogitados. O levantamento deverá ser realizado na segunda quinzena desse mês.

Dodge em Goiânia

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, fará palestra em Goiânia, no dia 27 desse mês. Ela virá como convidada do Seminário Diálogos, Novos Caminhos para uma Administração Pública eficiente, que está sendo promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento será realizado no Auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia. O Seminário terá ainda as palestras  do psicólogo clínico e escritor, Rossandro Klinjey e do presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil e conselheiro do TCM da Paraíba, Fábio Nogueira. A presidência dos trabalhos estará a cargo do presidente do  presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, espera que o evento produza importantes resultados para os participantes.

Nelto dispensa aposentadoria

A exemplo do senador Jorge Kajuru (PSB), que já é considerado um dos mais atuantes no no Senado nesse mandato e gastando apenas o mínimo do mínimo, de verbas públicas disponibilizadas ao gabinete, o deputado José Nelto, líder do Podemos na Câmara, também vem dando exemplo para o País, de como evitar gastos públicos desnecessários. Ele não usa sequer telefone celular à expensas da Câmara, além de ter dispensado a aposentadoria parlamentar, benefício que teria direito, além de ter recusado ainda a verba para o pagamento de mudança. Seus deslocamentos entre Goiânia e Brasília são todos feitos usando o seu próprio carro.

Sugestão a Moro

Professor da PUC-GO, economista Júlio Alfredo Pascoal, da forma como foi concebido será muito difícil aprovar o projeto anticrimes elaborado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. Segundo Pascoal, não se deve enviar em um projeto apenas os crimes contra a corrupção e contra os do patrimônio. O melhor a fazer, segundo ele, é aprovar primeiro a parte contra os crimes de corrupção, por serem os que mais “enojam” a população e posteriormente, o de combate aos crimes contra o patrimônio. “Quando se busca a perfeição é porque na verdade não se quer aprovar”, concluiu.

Mundial de Taekwondo

A atleta de Taekwondo, Valéria Rodrigues, está em Manchester, no Reino Unido, para participar do Campeonato Mundial da modalidade, juntamente com outros integrantes da delegação brasileira. As competições começam nessa quarta-feira, 15/05 e vão até o próximo domingo, 19. Participam do evento atletas dos cinco continentes. A delegação brasileira é composta por 16 atletas, oito masculinos e oito femininos. Dos 16 quatro são Marinha, dentre eles a goiana Valéria Rodrigues (foto). Pelo menos algumas das competições deverão ser transmitidas ao vivo pelo Sport TV e também pelo canal da própria Federação Mundial de Taekwondo, no You Tube.