Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 13 De Agosto De 2019

13/08/2019 às 09h35


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Possibilidade de Marconi concorrer em Anápolis aguça o meio político

A notícia da possibilidade de o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) disputar a Prefeitura de Anápolis, em 2020, surpreendeu o meio político. De um lado, deixando os tucanos eufóricos e provavelmente colocou “pulgas nas orelhas” do governador Ronaldo Caiado. Segundo um importante assessor e amigo do governador Ronaldo Caiado, o democrata terá de ponderar sobre qual seria o concorrente mais inconveniente para os projetos, em caso de derrota na eleição na Manchester, se o petista Antônio Gomide, ou o tucano Marconi Perillo. “Esse é um assunto que o Caiado vai ter que analisar em algum momento, porque ambos [Gomide e Marconi] possuem força política com potencial de vencer a disputa em Anápolis”, lembrou o assessor, para quem uma eventual eleição de Marconi a prefeito de Anápolis seria desastrosa em todos os aspectos, para os projetos de Caiado. Para o mundo tucano marconista já com saudades do poder, a notícia da possível candidatura foi como um frescor de almas e exercício do direito de sonhar com um, “quem sabe”, início do retorno ao Palácio das Esmeraldas num intervalo de tempo mais curto. Não se deve perder de vista a relação de amor entre Marconi e Anápolis. Mesmo depois da fragorosa derrota sofrida em 2018, sondagens de tendência eleitoral na cidade, feitas para consumo interno de partidos políticos mostram lhe atribuem posições encorajadora. Em 2018, Marconi chegou a pensar na possibilidade de candidatura de sua mulher,  Valéria Perillo, para a Câmara Federal, apoiada por lideranças locais de sua base. Na véspera de iniciar viagem de descanso com a família, logo após a desincompatibilização, no começo de abril, Marconi chegou a pedir a um importante político de Anápolis, para que não assumisse compromisso de apoio até a sua volta, pois analisava naquele momento a possibilidade de dona Valéria disputar mandato de deputada federal. Mas quando voltou, não tocou mais no assunto.

Relativizando o “não”

No Jornal Opção dessa segunda-feira, 12, Marconi Perillo negou a intenção em disputar eleição em Anápolis ou Goiânia. Entretanto, essa sua declaração, agora, não deve ser tomada no sentido literal. Até porque qualquer cidadão que estivesse na sua posição, com pretensão de sair candidato a prefeito na cidade natal do governador do Estado, seu mais que adversário, jamais cometeria a ingenuidade de confirmar tal pretensão com tamanha antecedência, por razões óbvias. Mas conforme publicamos aqui na edição anterior, a decisão definitiva mesmo de Marconi Perillo disputar ou não a eleição em Anápolis, vai depender principalmente de dois fatores: se o campeão das pesquisas, Antônio Gomide (PT), será mesmo candidato ou barrado pela “Lei da ficha limpa” e de como estará o governo de Ronaldo Caiado, lá pelo meio do ano que vem. De uma coisa os leitores podem estar certos, quem conhece bem o temperamento esquentado de Marconi, não tem a menor dúvida, de que ele está ávido de vontade em “dar o troco” político em Ronaldo Caiado. Aquela sua incômoda derrota sofrida em 2018 continua atravessada. 

Lissauer encurta prazo para concluir nova sede

O prazo previsto para a conclusão das obras de construção da nova sede da Assembleia Legislativa, no Park Lozandes, fixado inicialmente em 40 meses, foi reduzido a 32. A redução ocorreu após a determinação de medidas administrativas, por  parte do presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira, com vista ao aceleramento da obra. Com isso, passa a ser grande a probabilidade de que a obra seja inaugurada na gestão do atual presidente, na hipótese de ele ser reeleito, fato considerado por vários parlamentares muito provável, se a eleição fosse hoje.

 Inserção para 2022

Sem aquela fase dos “supernomes” para a disputa de 2022, como já ocorreu na década de 80, com Iris Rezende, Henrique Santillo, Mauro Borges e Nion Albernaz , dentre outros, o espectro atual é de equilíbrio entre vários nomes, sem grandes somas de pontos de alguns em relação aos outros. E analisando nesse contexto e a continuar a postura firme como nova liderança de oposição, mas sem perder a capacidade de estabelecer boa relação institucional com os demais Poderes, somada à inauguração da nova sede do Legislativo, poderá inserir o nome do deputado Lissauer no rol do qual sairão os futuros componentes da chapa majoritária da oposição. Vai depender unicamente do seu desempenho na construção desse projeto político.

Prefeitos debatem saúde

O prefeito de Senador Canedo, Divino Lemes, recebeu ontem os prefeitos de municípios vizinhos, para um encontro de avaliação e planejamento sobre Saúde Municipal. Foram debatidas as soluções de problemas enfrentados em relação ao atendimento à população, como os serviços de consultas e exames, internação (principalmente com UTI), cirurgias que necessitam de regulação e encaminhamento para outros centros. Além do anfitrião, participaram do encontro os prefeitos de Bonfinópolis, Kelton Pinheiro e o de Caldazinha, Edimon Borges (foto com Divino Lemes), o geólogo e marqueteiro Carlos Maranhão, além de representantes de outras cidades.

AGM justifica ausência

Em mensagem de WhatsApp à coluna, o chefe da Assessoria Jurídica da AGM, Associação Goiana de Municípios, advogado Sérgio Alencar, justificou que a ausência da entidade na organização da Expo Municípios 2019. Segundo ele, o “foco administrativo da AGM é agora é a formação dos servidores, motivo que inviabiliza a realização de feiras”. A justificativa foi a propósito de nota publicada na edição anterior da coluna, observando que diferentemente de como ocorria em outros tempos, a Expo Municípios desse ano foi promovida pela FGM, Federação Goiana dos Municípios. Quanto às especulações de possíveis desfiliações de municípios da entidade, Sérgio Alencar afirmou que o quadro de filiados da AGM continua sem a ocorrência de baixas.

Bons tempos da AGM

A AGM já viveu grandes momentos nesses seus cerca de 60 anos, na luta em defesa dos municípios. Havia movimentos com intensas mobilizações, a exemplo da luta contra a adoção de critérios que prejudicavam determinados municípios, na distribuição do ICMS. Até carreatas com a participação de centenas de veículos rumo a Brasília já ocorreram nas décadas de 80, 90, 2.000, até próximo de 2010.  O Dr. Sérgio Alencar deve se recordar bem de todos eles. Destaque para as gestões que tiveram como presidentes Juarez Magalhães Júnior, Tião Caroço, Itamar Leão, Joaquim de Castro e Abelardo Vaz, pelo menos.

  Prejudica a imagem

Uma das práticas que mais prejudicam a imagem de qualquer entidade do tipo associação, seja ela de municípios, ou de profissionais, é o envolvimento em disputas eleitorais a favor de candidatos do partido A ou B.  As disputas passam e as entidades normalmente permanecem, na maioria delas, independentemente de quem seja o vencedor. Daí, o fato de não ser uma atitude saudável o envolvimento de entidades nas disputas eleitorais.