Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 18/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 10 De Outubro De 2019

10/10/2019 às 14h38


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Excesso de trabalho pode ter sido a causa do mal-estar de Caiado

Com todo o sistema cardiológico funcionando em perfeita ordem, segundo os exames realizados nessa quarta-feira, em Goiânia, o mal-estar que levou o governador Ronaldo Caiado à internação no Hospital do Coração, pode ter sido causado por stress, segundo familiares. O democrata vem mantendo ritmo de trabalho intenso e praticamente sem descanso, desde que assumiu o governo, no dia 1º de janeiro. Ele mesmo tem dito por reiteradas vezes que não vem tirado tempo para descansar. São sucessivas reuniões e audiências durante os dias em que permanece em Goiânia, e também as constantes idas a Brasília, para audiências com ministros; no Palácio do Planalto e no Congresso, em busca de soluções para os problemas do Estado. Segundo o médico George Morais, o excesso de trabalho pode causar stress, que pode provocar dores no tórax, como a que ocorreu ontem com o governador Ronaldo Caiado. Diferentemente do antecessor, Marconi Perillo (PSDB), que não passava muito tempo sem empreender alguma viagem internacional, fator que acaba por fazer bem à saúde, mesmo quando se trata de viagem a serviço, o governador Ronaldo Caiado praticamente não viajou nesse último ano. Ele fez apenas uma viagem internacional de 15 dias com a família, antes da posse e outra recentemente também com a família, à Chapada dos Veadeiros, num fim de semana. Caiado passou todo o ano de 2018, antes e depois da eleição, sem tirar um fim de semana, para descansar. Em se tratando de viajar, Ronaldo Caiado é parecido com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que prefere viajar para a sua fazenda a périplos internacionais.

Como nos velhos tempos

Informação obtida com exclusividade por essa coluna dá conta de que o deputado federal José Nelto (Podemos), e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), tiveram uma longa conversa por telefone, há duas semanas. Quem testemunhou a conversa, sentado ao lado de um deles, revelou que o tom do diálogo foi bastante afável, descontraído e até bem humorado em vários momentos. O informante da coluna só não soube afirmar com certeza se ao final da conversa, tenha ficado acertada nova conversa entre eles, dessa feita presencial, e quem sabe regada por bons vinhos portugueses e queijos suíços de tira-gosto, como nos velhos tempos. Conhecendo bem o histórico dos dois na política estadual, essa coluna não duvida que isso aconteça dentro de mais alguns dias.

Antecipação

A minuta da proposta de alteração do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, permitindo a antecipação da eleição da nova mesa diretora da Casa, e que o atual presidente Lissauer Vieira concorra à reeleição, dorme repousa tranquilamente no fundo de uma gaveta na Casa, aguardando apenas o momento de entrar em cena. Deve ser breve.

Iso mantém grupo de dez deputados leais

Popularmente chamado de “Leão do Nordeste” goiano, pela bravura com que defende os interesses da região na Assembleia Legislativa, o deputado Iso Moreira (DEM) mantém um grupo de outros dez parlamentares, que votará em um mesmo candidato para presidente da Assembleia. Mas pelo menos por enquanto, contudo, o grupo, que recebeu o nome de “amigos do bem”, ainda não se manifestou oficialmente em relação à eleição da nova mesa diretoria da Casa, que deve ocorrer possivelmente na segunda quinzena desse mês.

Persistência cívica

O que será  que o ex-deputado e atual presidente da Fieg, Sandro Mabel, tem a dizer sobre os incentivos fiscais em Goiás, que o povo ainda não sabe, para justificar tamanha insistência em depor na CPI dos incentivos, na Assembleia Legislativa chegando, ao ponto de ameaçar fazer greve de fome?

 Advogados bronqueados

Alguns advogados ligaram para a coluna para externar críticas ao valor estipulado para a inscrição na OAB-GO à composição da lista sêxtupla, da qual sairá o próximo desembargador para a vaga do quinto constitucional, R$ 2.100,00. Segundo um desses advogados que procuraram a coluna, além de  excessivamente alto o valor fixado para a inscrição, nesse momento de crise econômica e desemprego vivido pelo País, o critério adotado para a escolha dos nomes – apenas pelos membros do Conselho da entidade – vai contra o defendido na campanha do atual presidente da Ordem, para essa finalidade, que foi, segundo ele, o direito a voto de todos os advogados inscritos que estivessem em dia com suas obrigações junto à entidade.

...Vilanovense

Essa coluna está com discreta desconfiança que o desembargador a ser escolhido para o quinto constitucional será um vilanovense cujo pai, de saudosa memória, além de conceituado advogado, foi também professor universitário e igualmente torcedor do tigrão. 

Atleta tem ritmo intenso de competições, em outubro

A atleta goiana Valéria Rodrigues – taekwondo, categoria até 46 quilos – compete nesse sábado em Las Wegas (EUA), onde se conseguir ficar no pódio, já estará classificada para o Pan-Americano de 2020. Em seguida, na próxima semana, Valéria Rodrigues (foto) viaja para cidade chinesa de Yuan, para participar dos Jogos Mundiais Militares, de 23 a 26 de outubro.  Atleta da Marinha há quatro anos, Valéria participou do aberto realizado em Toronto, no Canadá nesse fim de semana, no qual ficou em segundo lugar. Há quatro meses, Valéria desse ano, ela conquistou medalha de ouro no aberto de Luxemburgo e bronze, na Áustria.