Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 12 De Novembro De 2019

12/11/2019 às 14h59


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Caiado marca pontos ao cutucar Lula, avaliam políticos e jornalistas  

O governador Ronaldo Caiado marcou pontos positivos no debate político atual, ao partir para o ataque contra o ex-presidente Lula no dia seguinte ao de sua saída da carceragem da Polícia Federal de Curitiba (PR), na quinta-feira. Foi a avaliação mais ouvida nos meios políticos e jornalísticos, no fim de semana. “Lula é o maior câncer da sociedade”, atacou. Embora ele tenha utilizado um termo forte para se referir ao ex-presidente, nesse caso pode ser considerado com certa normalidade, tendo em vista o fato de que em se tratando da relação política entre os dois, ela foi sempre de antagonismo, com um sendo o anti do outro. Lula e Caiado não pisam no mesmo tapete ao mesmo tempo, nem para tomar cafezinho. Caiado fez essa declaração durante ato durante entrevista coletiva, onde assinou ordem de serviço para a construção de 130 quilômetros de rede de esgoto, no Jardim Nova Esperança. Após acusar Lula de “maior câncer da sociedade”, o democrata justificou a classificação, opinando o fato no sentido de que “é exatamente essa pedalada social que levou o Brasil a essa situação, em que os governantes assaltaram os cofres públicos, e a sociedade é duramente penalizada pela falta de saúde, educação, segurança e de oportunidades de emprego para os jovens”. Pelo tom demonstrado na entrevista em relação ao ex-presidente e no histórico entre eles durante décadas, não dá para ser otimista em achar que será diferente daqui pra frente, ao contrário, com a aparente disposição do petista em fazer percorrer o País em campanha, mesmo impedido de disputar eleição, pela lei da ficha limpa, é possível que Caiado continue estimulado a criticar a sua conduta política.  

Começa agora debate da reforma da Previdência

A proposta de reforma da Previdência Estadual deve começar a ser discutida essa semana, pelos deputados na Assembleia Legislativa. E não deverá gastar muito tempo excessivamente longo do projeto, até à votação. O entendimento entre os parlamentares ouvidos pela coluna, nesses últimos dias, é que em decorrência do quadro catastrófico entre receitas e despesas, nas contas públicas estaduais, a discussão da proposta não deverá se arrastar por tempo demasiado.

Números do desequilíbrio

Apenas para ilustrar a situação de desequilíbrio nas contas do Estado atualmente, as receitas tiveram crescimento de 297% num determinado período, enquanto as despesas saltaram para 328%.  Apenas em relação à folha de pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas, houve crescimento de 490% ao longo dos últimos 15 anos. Já o ICMS, principal tributo na composição das receitas estaduais, o crescimento foi de apenas 200% no mesmo período.  Dessa forma, segundo a avaliação de outro deputado da base do governo, “diante da má gestão dos governos anteriores, simplesmente a conta não fecha”.

João Campos, foi ele

Se os brasileiros, especialmente os goianos estão levantando uma hora mais tarde nesse período, desde o dia 16 de outubro, devem aplaudir e agradecer ao deputado federal João Campos (PRB-GO). Depois da luta permanente e inglória, do ex-deputado Luiz Bittencourt (PMDB), tentando convencer as autoridades federais à extinguir o famigerado horário, o deputado João Campos não precisou gastar muitas palavras assim, para convencer o presidente Jair Bolsonaro a assumir, de pronto, o compromisso de já não adotar o Horário de Verão já a partir desse ano.  

Cura gay

Autor da iniciativa que ficou famosa há tempos atrás, do polêmico “projeto cura gay”, tão contestado nos movimentos gays, João Campos faturou alto, politicamente falando, ao convencer Jair Bolsonaro a fazê-lo.   

Parabéns para Ernesto

O secretário de Governo, Ernesto Roler, faz aniversário nessa terça-feira. Ele recebe nessa data os cumprimentos de familiares e amigos. Ocasiões importantes assim costumam marcadas por suculentos churrascos ou jantares.  Advogado criminalista, antes de assumir a Segov no governo Caiado, Ernesto foi deputado estadual por dois mandatos, secretário de Segurança Pública, no governo de Alcides Rodrigues (PP) e prefeito de Formosa, por dois anos.  

Major pode precisar de Delegado

Líder do governo Bolsonaro na Câmara, o deputado Major Vitor Hugo (GO) participou ativamente das ações com vista ao afastamento do seu colega de bancada, Delegado Waldir, da liderança da bancada. Essa briga pode não ser boa para o Major, visto que a menos que ele mude de partido, ele poderá precisar do Delegado Waldir lá na frente, na hora de preparar sua candidatura à reeleição. Waldir continuará no controle do PSL em Goiás, e pode, em tese, criar dificuldades para o seu projeto de reeleição, em 2022.

 Ajudado por Waldir

Ilustre desconhecido na campanha de 2018, o Major Vito Hugo foi o menos votado na eleição dos 17 goianos eleitos para essa Legislatura, com 31.190 votos. Pode-se dizer que ele foi beneficiado pela grande votação do Delegado Waldir, o mais votado da eleição, com 274.406 votos.

 Incertezas para Marconi

Líder absoluto da política em Goiás durante duas décadas, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) vem tendo a situação jurídica e política piorada nesses últimos dias, com o aparecimento do seu nome ou de pessoas próximas a ele, em investigações.

Operação Cegueira

De acordo com zum zum zum  que na cidade nesses últimos dias, dentre outros nomes que constam da lista de investigados Operação Cegueira, que apura práticas de irregularidades no Detran, um ex-vereador de Goiânia e um ex-deputado estadual.

Nova América

Com população estimada em 2.254 pessoas, segundo o IBGE, e agora na lista de municípios ameaçados de perderem essa condição, em projeto proposto pelo presidente Jair Bolsonaro, Nova América, no Vale do São Patrício a 250 quilômetros de Goiânia,  vem chamando a ultimamente não pela sua produção econômica ou política, mas pelas “missas de cura”, celebradas pelo padre José Maria de Freitas. Católicos de todas as cidades da região e até de outras regiões do Estado, acorrem para a pequena Igreja Santa Maria Mãe, para participar das celebrações, esperançosos de serem curados de alguma doença. Testemunhos são dados das graças recebidas.