Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 12 de Fevereiro de 2019

10/09/2019 às 14h47


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Jogo pesado

Com outras obras prestes a ser entregues à população, custeadas com recursos das emendas colocadas no Orçamento federal, Caiado, segundo um membro de sua equipe não deixou dúvidas ao comentar as intenções do democrata em relação à Aparecida, nas eleições de 2020. “O governador Ronaldo Caiado vai jogar pesado em Aparecida, a partir de agora”, adiantou, observando que a inauguração de uma praça, ontem,  foi apenas um “abre-alas” do que está por vir.

MP que dispensa publicações de editais gera preocupações em Goiás

O presidente Jair Bolsonaro editou Medida Provisória que dispensa a obrigatoriedade das publicações de editais de concursos e de licitações, pelo setor público, a exemplo do que já havia feito no início de agosto em relação às empresas de capital aberto, em divulgar os seus balanços em jornais de grande circulação. Para diretor do Diário da Manhã, Júlio Nasser, ao tentar contrapor à Rede Globo e ao Jornal Folha de São Paulo, aos quais acusa de terem ficado contra sua candidatura, com essa MP o presidente Jair Bolsonaro acaba dando um “tiro nos próprios pés” prejudicando os jornais de circulação regional, que são seus aliados. Júlio, contudo, evitou aprofundar a avaliação, por considerar que ainda há muitas dúvidas a serem esclarecidas sobre a MP. Mas revelou que o clima no meio é de muita preocupação entre empresas jornalísticas e agências que trabalham com a venda de anúncios. José Allaesse Lopes, de O Hoje, acredita que a MP pode ter vida curta, caso seja rejeitada pelo Congresso. Ele, no entanto, admite que o impacto da medida nas empresas seja grande, na hipótese de confirmação pelo Congresso. Mas nada, segundo ele, que inviabilize as empresas, que nesse caso terão que ajustar as despesas com o faturamento. Já Alexandre Braga, diretor do Diário do Estado, cujo faturamento em grande parte provém das publicações legais, essa Medida Provisória só antecipou uma tendência mundial, que é o fim do jornal impresso. “Os veículos vão concentrar suas energias exclusivamente nas plataformas digitais, como já é feito”, concluiu.  

Com MP de Jair Bolsonaro, pequenos  

jornais vão fechar, diz Élio Junqueira

Considerado um dos maiores conhecedores em matéria de anúncios classificados em Goiás, o publicitário Élio Junqueira é claro na avaliação sobre o impacto da MP que dispensa as publicações de editais e licitações nos jornais. “Pode ter a certeza de que haverá o encerramento de vários jornais impressos”, prevê. Ex-diretor da antiga Sucursal do Correio Braziliense em Goiânia; diretor comercial dos jornais Folha de Goiás, O Hoje e Diário da Manhã, e diretor-geral de uma emissora de TV em Tocantins, Élio Junqueira afirma que a principal fonte de faturamento dos pequenos e médios jornais provém das publicações de editais pelo setor público, visto que o setor privado prefere anunciar na televisão. Vários desses veículos, segundo ele, já se encontram em situação de grandes dificuldades financeiras. 

Atendimento a deputados

O governador Ronaldo Caiado intensifica o atendimento aos políticos em sua agenda. Ontem, ele dedicou a maior parte do tempo no atendimento aos deputados estaduais e federais, em audiências individuais no Palácio Pedro Ludovico. Outras audiências vão acontecer nessa terça-feira. A pouco mais de um ano das eleições que elegerão prefeitos e vereadores, o Dr. Ronaldo Caiado anunciou semana passada a intenção de “fazer política” a partir de agora, com abertura de espaços na agenda para o atendimento a lideranças. A medida vem de encontro com o clamor de partidos da sua base.  

 Inauguração

Depois de passar a maior parte do dia em atendimento a deputados, Caiado participou da inauguração de uma praça, no final da tarde, em Aparecida, ao lado do prefeito Gustavo Mendanha (MDB). A obra foi construída com recursos de emendas destinadas por ele ao município em 2018, quando ainda estava no exercício o mandato de senador. Conforme a coluna apurou, outras obras serão entregues à população de Aparecida, em breve, todas custeadas com recursos das emendas destinadas ao município, num total de R$ 7 milhões.

 Superlotação

Além de Caiado, mais de uma dezena de deputados se espremeram na vã utilizada para o deslocamento do democrata ao local da inauguração, em Aparecida. E até onde se soube, ninguém reclamou de aperto.

 Coisas da política

Ante os elogios e agradecimentos do prefeito Gustavo Mendanha ao governador Caiado, pelas emendas destinadas à Aparecida, nem parecia o mesmo Gustavo Mendanha, que já acusou Caiado de não colocar emendas no Orçamento da União, para o município.   

 Mais cotados

Ainda sobre Aparecida, os partidos da base do governo de Ronaldo Caiado vão lançar candidato a prefeito no município. Os deputados federais Glaustin da Fokus (PSC) e Professor Alcides (PP) são os mais cotados para que um deles seja o indicado para a missão. Mas segundo uma fonte do governo estadual, não está descartada a possibilidade de haver o lançamento de um nome novo na política, na disputa pela Prefeitura de Aparecida.  

  Sem favoritos

Segundo pesquisas feitas para consumo interno de partidos políticos, a eleição em Aparecida ainda é um “campo aberto”, sem grande favoritismo para nenhum nome. Futuro candidato à reeleição e sempre muito atento à movimentação das tendências dos eleitores, o prefeito Gustavo Mendanha deve estar bem informado da realidade político-eleitoral no município. Mendanha conta com o apoio do ex-prefeito Maguito Vilela.

Reunião

 O prefeito de Catalão, Adib Elias, líder dos dissidentes do MDB que apoiaram Ronaldo Caiado (DEM) ao governo, em 2018, coordena reunião do grupo na manhã dessa terça-feira em Goiânia. Objetivo do encontro é discutir para qual partido caminhará parte o grupo, ou parte dele, após os seus membros ser expulsos do MDB, sob a orientação do presidente estadual da sigla, Daniel Vilela.

 Definição já

Mas segundo adiantou ontem à noite um dos integrantes do grupo, não há mais tempo para continuar a prática do “espicha-encolhe” em relação à escolha do partido ao qual se filiarão.