Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 11 De Abril De 2019

11/04/2019 às 09h19


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Governo Caiado completa 100 dias com dificuldades, mas também com acertos

O governo de Ronaldo Caiado chega hoje aos 100 dias com todas as dificuldades de quem está governando pela primeira vez. E nesse curto período já é possível identificar algumas linhas que deverão ser marcas desse governo, como uma grande preocupação com a probidade da administração, no sentido de não permitir práticas de atos de corrupção. Consequentemente, ao que tudo indica, por conta desse quase que excesso de preocupação com a corrupção, aflora outra marca que é a dificuldade de delegar. Dessa forma, ocorre em muitos casos de demora no encaminhamento de atos do governo, que passam a demorar em produzir os seus efeitos, o que acaba por gerar insatisfações na sua própria base e isso gera desgastes. Nesse período, não há como não reconhecer o enorme esforço do governador Ronaldo Caiado, visando acertar as contas do Estado na parte fiscal. Mas de outro lado, as dificuldades são monumentais. Há ainda resto a pagar da folha de dezembro para quitar com parte do funcionalismo e todo o atoleiro  financeiro em que recebeu o governo. Além dos restos a pagar, a arrecadação tem sido insuficiente para acertar todos os compromissos, as estradas esburacadas cobram providências urgentes, crise no atendimento à saúde e por aí vai. O governador vem apostando todas as fichas no sentido de que, com a eventual aprovação da reforma da Previdência, passe a sobrar mais dinheiro para investimentos. Mas ninguém ter certeza ainda do tamanho da reforma a ser aprovada pelos deputados e senadores.  Enquanto isso, o governo promove renegociações de contratos, cancelamento de licitações com a realização de outras, pechincha em tudo quanto é novo contrato e, com isso, já alcançou uma estimativa de economia da ordem de R$ 270 milhões, até o final do ano. Já é uma conquista importante. Mas não é suficiente para suportar todos os investimentos necessários, mas já representam um bom começo, até à obtenção de autorização junto ao Governo Federal, para contrair empréstimos. Do ponto de vista político o governo vem tentando reconstruir a sua base de apoio na Assembleia Legislativa. Ainda não tem uma base consolidada  confiável na Casa mas, já é possível notar certo empenho da coordenação política apontando para esse objetivo.

Delegado Waldir e a arma 

Líder da bancada do PSL na Câmara, o goiano Delegado Waldir Soares vem chamando a atenção da mídia, e até dos colegas de parlamento, às vezes não só pelas posições polêmicas adotadas em debates travados na Casa, mas por supostamente portar uma arma de fogo ontem, na reunião da CCJ em que foi aprovado o parecer do relator, sobre a admissibilidade do projeto de reforma da Previdência. O assunto promete render.

Wilder sairá do DEM?

Secretário de Indústria e Comércio, Wilder Morais, também está a caminho de mudar de partido. E dentre as opções disponíveis, o Prós, atual partido do vice Lincoln Tejota, além do Podemos e o Solidariedade. É que dificilmente perduram as facilidades na convivência entre duas lideranças fortes e independentes, a exemplos do governador Caiado e o empresário Wilder Moais, que um mesmo partido.  Há um histórico desses exemplos no próprio DEM, que confirma essa tese.

Prestigiado 

Em contato com a redação do Diário Central nessa segunda-feira, a assessoria do deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), negou qualquer insatisfação da parte do presidente Jair Bolsonaro, para com líder do governo na Câmara Federal. “O deputado Major Vitor Hugo está prestigiado na liderança do governo, pelo presidente Jair Bolsonaro”, resumiu a assessoria.

No futebol 

Mas pelo menos no meio futebolístico a expressão “o técnico de determinado clube está prestigiado” não é bem vista e significa que o indivíduo em referência está preste de ser demitido.

Filiação desperta dúvidas

A praticamente certa filiação do vice-governador Lincoln Tejota no PP, prevista para ocorrer dentro de mais alguns dias, já mexe com a curiosidade nos meios políticos locais. De duas uma, trata-se de uma aproximação entre suas principais lideranças, o senador Vanderlan  Cardoso, o ex-ministro das Cidades, Alexandre Baldy e o deputado federal Alexandre do Baldy, com o DEM do governador Ronaldo Caiado ou um distanciamento desse último, conforme tem se especulado?  Façam suas apostas.

Juliano Bezerra recebe CGU...

O chefe da Controladoria Geral de Goiânia, Juliano Bezerra, recebeu semana passada,  a visita do corregedor geral da União, Gilberto Walter Júnior, acompanhado de chefe de gabinete do órgão federal, Eliane Prado, e do superintendente da Controladoria Regional (GO), Renato Barbosa. Eles vieram conhecer trabalhos desenvolvidos pela CGG, na área de combate à corrupção e ações de transparência, controle de gastos e de  fiscalização.

Primeiras mudanças

Opiniões de pessoas que conhecem bem o temperamento do “furacão” Ronaldo Caiado apontam na direção de que as primeiras alterações na sua equipe de auxiliares não deverão demorar muito para muito para acontecer. É apenas uma questão de meses. Caiado, embora consciente das dificuldades financeiras porque passa o seu governo, nesses primeiros meses, sabe também que o mandato inteiro tem apenas 48 meses e desses, a partir de agora só restam “45”, aliás, um número difícil de ser assimilado por esse governo.

Blindagem

E quando começa a se falar de possíveis alterações, logo surgem as perguntas sobre  as áreas onde elas poderão ocorrer primeiro. Nesse caso para simplificar a resposta, no momento a coluna opta por responder apenas uma pessoa possui blindagem total na equipe: Dona Gracinha Caiado, primeira-dama e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, OVG. Feita essa ressalva, os demais são todos demissíveis.

João Campos e o “Horário de Verão”

Temporariamente afastado das disputas eleitorais, o engenheiro Luiz Bittencourt foi autor de campanha junto ao governo federal, pela exclusão de Goiás do rol dos Estados alcançados pelo “Horário de Verão”. Ele, no entanto, não obteve êxito embora tenha se tornado o inimigo número “1” do famigerado horário.  Agora, passada mais de uma década, o deputado João Campos (PRB), conseguiu convencer o presidente Jair Bolsonaro a excluir Goiás apenas, mas extirpar todo o Horário de Verão do calendário nacional.

Congressista do ano

Só por essa, o deputado João Campos já se habilita como fortíssimo candidato a conquistar o título de o “Congressista do ano de 2019”, na eleição que o Clube de Repórteres Políticos realizará em 2020. Parabéns deputado.

Projeto “cura gay”

Aliás, que se faça justiça ao deputado João Campos, que de uns tempos para cá vem ganhando projeção nacional, graças à sua atuação parlamentar. Reconhecido como um dos principais participantes dos debates sobre política de melhoria da segurança pública, João Campos foi também o autor de outra proposta polêmica, nos meios acadêmicos das áreas da Psiquiatria, da Psicologia e dos movimentos LGBTs, que foi o “Projeto da cura gay”, que até hoje provoca divisões nesse meio, sempre que o assunto vem à tona.

Ainda pode ser

O deputado João Campos chegou a se despontar no começo desse ano como o melhor nome, para a eleição de presidente da Câmara. Ele era apoiado principalmente pelas bancadas da “bala” e evangélica. Em uma próxima oportunidade ele ainda pode vir a ser eleito presidente da Casa.