Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Domingo. 30/06/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 10 de janeiro de 2019

10/01/2019 às 13h26


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

CASCAVEL NÃO MORRE COM APENAS UMA PAULADA, ENSINA BATISTA CUSTÓDIO

A mistura de alguns acontecimentos e burburinhos desses últimos dias no meio político estadual me fez lembrar uma figura usada pelo jornalista Batista Custódio, quando eu trabalhei como repórter do Jornal Diário da Manhã, entre 1992 a 2003, ano da primeira eleição de Marconi Perillo a governador do Estado. Até 98, Batista gostava de dizer, em referência ao seu amigo e compadre Iris Rezende, que ostentou toda sua força política em Goiás desde a 1ª eleição de governador, em 82 até a derrota para Marconi, em 98, que adversário político é como cobra cascavel, o indivíduo dá-lhe uma paulada a cada uma que encontra pelo caminho, mas elas não morrem, ficam enroladas esperando a sua volta, para lhe aplicarem a picada mortal. O governador Ronaldo Caiado foi eleito no 1º turno, numa eleição histórica que ainda por cima varreu até os aliados do seu principal adversário, que obteve uma votação humilhante. Entretanto, por conta de uma dificuldade conjuntural natural de todo início de governo e parodiando Batista Custódio, surgem sinais de que não dá para achar que a “cascavel” está morta.

 

EMISSORAS

Ao fazer uso há poucos dias da TV e Rádio Brasil Central para se comunicar com a população, o governador Ronaldo Caiado inaugurou um novo estilo no Executivo Estadual, que é o de valorizar os meios próprios de comunicação Estado, para essa finalidade.

 

COMUNICAÇÃO

Um dos pontos vitais do governo Caiado terá necessariamente de ser o da comunicação, que hoje exige muito mais dedicação e profissionalismo que há dez anos, para atender as multiplataformas com acessos disponíveis. Atualmente, qualquer pequeno vacilo na comunicação pode causar grande estrago na imagem de qualquer governo.   

 

NOVA RÁDIO

Vem aí uma nova emissora de rádio FM em Goiânia Goiânia, que deverá priorizar a programação jornalística. Já está sendo sondado um grande nome do jornalismo goiano para assumir a direção de programação da emissora.

 

CONTRATAÇÕES

Especula-se que pelo menos quatro jornalistas de Goiás, alguns com blogs, serão contratados por empresas ligadas aos tucanos. Cogita-se também um periódico com tradição em cobertura política.

 

ASSEMBLEIA

As articulações em torno da eleição da presidência da Assembleia Legislativa prometem acelerar na próxima semana. Com a preferência do governador Ronaldo Caiado, o deputado Álvaro Guimarães continua sendo o favorito até agora.

 

CANDIDATO

Se for eleito presidente da Assembleia, o deputado Álvaro Guimarães se tornar ainda mais forte candidato a prefeito de Itumbiara, em 2020, um grande sonho seu ainda não realizado.  

  

NÃO CONVIDEM

Por uma questão de prudência e evitar indigestão, recomenda-se aos desavisados não convidarem para o mesmo banquete os ex-governadores tucanos, Marconi Perillo e Zé Eliton. Muito embora Zé tenha sido bancado candidato a governador da base em 2018, contra a vontade da sua base, eles andam evitando sequer tocar no nome um do outro.

 

IGNORA

Veja um exemplo ocorrido ontem, com a nota distribuída pela assessoria de Marconi Perillo, defendendo o seu legado, sobretudo em relação à política de pagamento dos servidores. No texto, curiosamente o tucano não fez nenhuma referência a Zé Eliton.

 

ALTA TEMPERATURA

Segundo informação que circulou nos bastidores do poder no do ano, durante uma ida de Marconi Perillo a Zé Eliton no Palácio das Esmeraldas, em dezembro, a “chapa esquentou” a altíssimas temperaturas no diálogo nada civilizado travado entre os dois. E que o motivo da discórdia teria sido “compromissos não honrados” assumidos por Zé, por ocasião da desincompatibilização de Marconi, em abril.

 

CASH DELIVERY

Mas segundo outra informação de bastidor, Zé Eliton também não ficou nada satisfeito com a revelação feita com prisão do seu então coordenador de campanha, Jayme Rincón, em setembro, quando foi feita a apreensão de quase um R$ 1 milhão em espécie, na operação Cash Delivery. É que dias antes, Rincón teria dito a Zé Eliton que o caixa da campanha não dispunha de R$ 50 mil para pagar honrar um compromisso naquela data.

 

DESCONFIANÇA

É claro que o aparecimento repentino daqueles maços de dinheiro vivo, guardados na casa de um funcionário, no mínimo foi um bom motivo para desconfiança, não é mesmo?  

 

CORREÇÃO

Diferentemente de como informei aqui na edição anterior, o ex-deputado Ronaldo Caiado (PFL) não chegou a formalizar a interpelação contra um jornalista goiano, há 20 anos. Segundo o jornalista, que trabalhava numa emissora de rádio na época, Caiado chegou a anunciar a intenção da providência, por conta de informação incompleta levada a ele por terceiro. Mas após ouvir a gravação original do comentário apresentada por ele, Caiado constatou que não havia nada de ofensivo e a interpelação ficou apenas na cogitação inicial. “Continuamos amigos e nos respeitando um ao outro, até hoje”, concluiu o profissional.

 

SÓ DUAS AÇÕES

Com a correção, o número de iniciativas judiciais contra propostas por Ronaldo Caiado contra jornalistas ao longo de suas três décadas de exercício da atividade política, se limita a duas ações. A primeira foi contra o escritor Fernando Morais, o publicitário Gabriel Zellmeister e a Editora Planeta, em 2005, e a segunda em 2014 contra o Portal Correio Brasil. Na primeira ação, o escritor atribuiu ao político, no livro “Na toca dos leões”, um comentário que não conseguiu provar. A segunda ação foi motivada pela publicação de reportagem envolvendo o então o democrata e um suposto esquema de lavagem de dinheiro, que foi negado pela Polícia Federal e Procuradoria Geral da República.

 

MAIOR NÚMERO

Há quem tem número muito superior de ações contra jornalistas na política estadual, em menor espaço de tempo.  

 

O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO

Algum tempo atrás, o jornalista Sinésio Dioliveira me presenteou com um DVD cujo conteúdo [imagem] mostra a história de vida do senador Wilder Morais (DEM), que será o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do governo Caiado. Sempre dedicado aos assuntos do saber, Dioliveira me disse que se tratava de um relato interessante sobre o poder transformador da Educação. Vários meses se passaram e eu só assisti o material há uma semana. Tecnicamente bem produzido, o documentário mostra quanto que a educação tornou o jovem pobre de Taquaral no empresário no grande de sucesso. O que foi possível graças à destinação do taquaralense, que veio para Goiânia estudar e aqui se tornou engenheiro civil. Depois de tudo que ele construiu na vida sem um centavo sequer de dinheiro público, só acredito que tem muito a contribuir na área pública e fará a diferença na equipe do governador Ronaldo Caiado. 

Foto:Marcos Oliveira/Agência Senado