Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Terça-feira. 23/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 09 De Maio De 2019

09/05/2019 às 10h35


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Grupo se movimenta por vaga deconselheiro para Ernesto Roller

Um movimento formado por um grupo de amigos fora do governo, que trabalha discretamente com vista à abertura de vaga em um dos tribunais de contas – TCE ou TCM –, para o atual secretário de Governo, Ernesto Roller. Segundo um dos participantes do movimento, embora Ernesto esteja “muito bem no cargo e o governador Ronaldo Caiado muito satisfeito com o seu trabalho, é uma questão de reconhecimento e merecimento, pela dedicação e lealdade de Ernesto ao governador”, desde a pré-campanha do ano passado. Advogado criminalista com intensa atuação nos fóruns de Brasília e Entorno, Ernesto Roller foi um dos prefeitos que abriram dissidência no MDB, pra apoiarem Caiado na campanha de 2018. Roller, segundo esse grupo, teve papel fundamental na vitória de Caiado no município de Formosa, em boa parte fruto da “administração próspera” de Ernesto no município. E anti à iminência de expulsão dos dissidentes do MDB, Ernesto Roller se antecipou e pediu desfiliação. Para atender ao convite de Caiado para assumir a Segov, Ernesto renunciou a dois anos do mandato de prefeito de prefeito.

É qualificado

O secretário Ernesto Roller é qualificado para o cargo de conselheiro, tanto do ponto de vista acadêmico, por conceituado advogado, quanto politicamente pelos cargos públicos que já exerceu – dois mandatos de deputado estadual, secretário de Segurança Pública e prefeito. Entretanto a dificuldade é a ausência de vaga nos dois tribunais. No TCM, o deputado Cláudio Meirelles tem o compromisso dos seus pares na Alego, de indicá-lo para a primeira vaga que surgir, enquanto que no TCE embora os titulares das cinco cadeiras preenchidas por indicações do Executivo e do Legislativo já tenham tempo para se aposentar, nenhum manifestou o desejo de se aposentar até agora.

Tejota elogia Caiado

E por falar no assunto, pode ser que de repente a família Tejota, que parece muito satisfeita com a atenção que o vice-governador Lincoln vem recebendo no governo Caiado, se disponha a engrossar o movimento que visa à obtenção de uma vaga para o secretário Ernesto Roller. Aliás, numa conversa de uma hora com o conselheiro Sebastião Tejota, no TCE, há pouco mais de um mês, só ouvi elogios ao governador Ronaldo Caiado e dona Gracinha, pela forma com que seu primogênito vem sendo tratado no governo. “De muito tempo eu já ouvia referências elogiosas sobre a convivência com o Dr. Ronaldo Caiado, mas não imaginava que fosse tanta”, disse o conselheiro, entre goles de café. A conversa foi concluída com a afirmação de Sebastião em tom de convicção, do grau de contentamento da família, para com o governador.  

Julgamento rápido

O recurso interposto pelo Diretório Regional do MDB, contra a decisão que anulou a Convenção que reelegeu Daniel Vilela presidente do partido, será julgado rapidamente, pela 4ª Turma do Tribunal de Justiça. A previsão é do advogado Marconi Pimenteira, que diz não ter dúvida de que a decisão será cassada. A relatora do recurso é a desembargadora Nelma Branco Perillo. Segundo advogado, não há justificativa plausível nos argumentos do prefeito de Catalão, Adib Elias, de que não houve tempo para a apresentação de outra chapa. “O próprio argumento de falta de tempo para registro de chapa derruba a sua alegação, ao afirmar que houve prazo de apenas oito dias para a inscrição de chapas”, sustenta Pimenteira.


Tucano tenta barrar projetos de Caiado na Assembleia estadual

Entediado do ambiente paulista para onde se mudou no ano passado, o ex-governador Marconi Perillo vem passando a maior parte do tempo em Goiânia, onde desenvolver frenéticas articulações políticas, com vista a retomar o comando da política estadual, no menor espaço de tempo possível. Essas ações atualmente estão mais concentradas junto a deputados na Assembleia Legislativa. E pelo que a coluna conseguiu apurar nos últimos dias, há assessores escalados observando com lupa os procedimentos do governador Ronaldo Caiado, para que ao seu menor descuido, possa ser proposto até o seu afastamento por meio de “Impeachment”. E já existem pontos em análise, considerados contra preceitos legais, como a “realocação de recursos carimbados” para outras áreas, bem como a “nomeação de pessoas condenações em ações criminais transitadas em julgado.” Conforme relato de uma fonte muito ligada a Perillo, o tucano já estaria controlando o apoio da maioria dos deputados, para barrar projetos encaminhados por Caiado. E que a primeira demonstração de força contra o governador se dará por ocasião da votação do projeto que propõe a extinção do “Passe livre” no transporte coletivo a estudantes. Segundo a mesma fonte, Caiado não terá dificuldades na aprovação do projeto da reforma administrativa, encaminhado na semana passada, por não haver nele nenhum ponto polêmico. Pode ser até que esteja havendo certo exagero nas previsões por parte dos “marconistas” mas por via das dúvidas, seria importante que uma redobrada atenção sobre esse assunto, por parte do governador Ronaldo Caiado, para evitar resultados desagradáveis.

A importância das oportunidades “O cavalo não costuma passar arreado duas vezes para alguém montar”

Diz ditado usado no meio político, sugerindo a importância de se agarrar cada oportunidade que surge, para mostrar o seu melhor. Iris Rezende Machado, que exerce pela quarta vez o mandato de prefeito de Goiânia, deve ter dito essa frase para si mesmo, ao assumir cada um dos diversos que conquistou nas urnas, de vereador e presidente da Câmara Municipal; deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, duas vezes governador e um de senador.  Maguito Vilela começou como vereador em Jataí, passou pela Alego, deputado constituinte em 1986, vice-governador, governador e senador na sequência, antes de se eleito e reeleito prefeito de Aparecida. O atual prefeito de Mineiros, Agenor Resende (MDB), foi alçado de presidente da Alego a governador por nove meses. Apelidado no início de “Joaquim pagador”, pela fama de gastador em suas campanhas, Joaquim Domingos Roriz começou como deputado estadual, deputado federal, vice-governador e interventor em Goiânia, antes de ser nomeado e na sequência eleito e reeleito governador do Distrito Federal. Já chamado simplesmente de Joaquim Roriz, chegando a ser cotado para ser candidato à Presidência da República pela fama de “tocador de obras”, adquirida em seus mandatos de governador. Com características e estilos completamente diferentes um do outro, Marconi Perillo e Ronaldo Caiado completam essa pequena lista de políticos que fizeram de cada um dos cargos que exerceram a oportunidade de mostrar o que tinham de melhor para conquistar a confiança dos eleitores para os próximos embates, até chegar aonde chegaram.

bola está com Lissauer Vieira

A bola da vez agora é o deputado Lissauer Vieira, do PSB, (foto), que chegou à presidência da Assembleia quase que acidentalmente, porque nem ele imaginava ser convocado para tão importante missão, até um mês antes. Entretanto, mesmo tendo chegado ao posto meio acidentalmente, o jovem e rico deputado de Rio Verde tem agora a oportunidade de mostrar um estilo novo na forma de fazer política e, quem sabe, chegar muito longe. O tamanho do seu futuro na política pode ser que seja proporcional à sua capacidade de inovar, propor e executar um projeto novo para o Estado. Fica aqui uma pequena dica que talvez possa ajudar: todos esses políticos elencados acima quase não mudaram de partido. Na cabeça do cidadão comum do povo, de modo geral, político que muda muito de partido não é confiável. É mais ou menos como diz outro ditado popular: “Pedra que roda muito no fundo do rio não cria lodo”.