Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 08 De Outubro De 2019

08/10/2019 às 15h19


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Atuação de Aidar surpreende como relator da CPI dos Incentivos Fiscais

Para a surpresa daqueles que achavam que ele fosse um expert  apenas em assuntos sobre microfones das emissoras de rádio, onde apresenta os seus matinais há décadas, sempre com aquela sua voz agradável,  o deputado Humbero Aidar (MDB) vem dando provas na CPI dos Incentivos Fiscais, da qual é o relator, que ele sabe muito também sobre esse tema. Diferentemente do que já aconteceu em muitas outras CPIs no passado, essa criada para conferir os benefícios concedidos pelo Estado e a contrapartida que as grandes empresas beneficiadas se comprometeram, em contratos firmados com o Estado. Poucas vezes ao longo dessas últimas décadas, relatores de CPIs de outros temas tiveram relatores tão zeloso, estudioso e equilibrado quanto o deputado Humberto Aidar, na CPI dos Incentivos Fiscais. Ancorado em números e estatísticas da Secretaria de Economia, que em momento algum foram contestados pelas empresárias dos incentivos fiscais, o deputado radialista campeão de audiência vem sendo um campeão nas audiências da CPI dos Incentivos, na conferência de números acordados em contratos firmados com o Estado. Foram números como o número de empregos que prometeram gerar e valores a serem recolhidos aos cofres do Estado. Além de postura equilibrada nos questionamentos aos convidados a depor, o deputado mostra ser possuidor da humildade necessária, ao reconhecer que não é um especialista em economia e que por isso, quando surge qualquer questionamento em contrário,como ocorreu ontem no depoimento do diretor da Caramuru, Alberto Borges, ele prontamente prometeu verificar novamente os dados junto à Secretaria de Economia, para se posicionar mas já adiantando que se os argumentos do empresários estiverem corretos, poderá impactar em muitas empresas.

Por pouco, vereadores não se pegam em Jataí

Em Jataí, cidade do Sudoeste a 280 quilômetros de Goiânia, por pouco a Câmara de Vereadores não se transformou em palco luta corporal entre dois membros da Casa. Tarde de terça-feira, 1º de outubro de 2019. Os termômetros marcavam 35 graus do lado de fora do prédio do Legislativo municipal e tudo corria bem lá dentro, no plenário onde os vereadores da 1ª sessão ordinária do mês, até que dois vereadores resolveram quebrar aquela monotonia de sempre, que é a rotina do que acontece em todas as câmaras municipais, passando à troca de acusações e insultos.

Motivo da confusão

A confusão começou com o pedido do vereador Pastor Luiz Carlos (PSDB), de quebra de acordo feito no mês anterior, do adiamento da votação de projeto de lei do executivo, que lhe autorizava estabelecer parcerias com o setor privado para os serviços de  coleta e transporte do lixo. Nada de anormal até aí, não fosse o aumento das tensões entre os vereadores Major Davi Pires (PP) e Pastor Luiz Carlos, no primeiro momento, e entre Major Davi e Augustinho Carvalho, Carvalhinho (SD), no segundo momento. Houve troca de acusações do não cumprimento de acordo, com insinuações diversas e até ameaças de se pegarem fisicamente, o que não ocorreu porque entraram em cena os “bombeiros” que se achavam por ali e se encarregaram de acionar os “jatos de água fria” naquela fervura. (Com informações extraídas do Portal Rede Pop e áudios da confusão, encaminhados à coluna.

Ruídos

Nota-se certo ruído nas bases do governador Ronaldo Caiado (DEM) e de Lúcia Vânia por conta da ida para a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS), principalmente no interior do Estado. A cara de espanto e estranheza à reengenharia ocorreu mais em decorrência da ausência de discussão pública do assunto. As resistências tendem a ser vencidas na medida em que for fluindo a comunicação no meio social, principalmente com os resultados do trabalho que será feito pela secretária.

 Reformulação

Sobre desenvolvimento social, não é de hoje que vêm surgindo opiniões de estudiosos no assunto, sobre a necessidade de reformulação em alguns dos programas sociais do Estado. São apontados principalmente os programas Renda Cidadã e Bolsa Universitária. Quanto a esse último, há críticas pela falta de um direcionamento do benefício para cursos mais identificados com a base econômica do Estado, como o agronegócio, principal gerador de empregos não apenas em Goiás, mas em toda a região Centro-Oeste.   

 Estudos aprofundados

Em relação ao Programa Renda Cidadã, surgiram críticas nesses últimos anos, com o argumento da necessidade de se fazer uma reformulação, a começar pela real necessidade de um número tão elevado de beneficiados. Não custa lembrar as notícias divulgadas pelos meios de comunicação, do aumento do número de beneficiados do programa, em ano eleitoral. De há muito que há a necessidade de estudos mais detalhados para saber como está essa questão e também quanto ao seu impacto na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas, e se está realmente havendo algum progresso ou não. 

MDB nacional prefere Baleia Rossi a Daniel Vilela, para presidir diretório

Daniel Vilela foi eleito 3º vice-presidente do Diretório Nacional do MDB. Como essa coluna analisou por vezes, as chances de ser eleito presidente nacional do partido alguém que não tenha mandato é perto de zero. O deputado Baleia Rossi (SP) foi o escolhido. A política é cruel nesse aspecto, político sem mandato quase nunca é lembrado para ocupar algum posto de destaque, seja no partido ou fora dele. Os próprios políticos com mandato descriminam os que não têm. Há até um velho ditado segundo o qual “Político sem mandato é como cachorro morto, as pessoas passam e chutam-no”. É mais ou menos assim mesmo que funciona.

Derrota começou em 2018

A derrota de Daniel no sonho de se eleger presidente do Diretório Nacional do MDB não é de agora. Ela ocorreu em 2018, quando ele insistiu em disputar o governo, numa eleição em que parecia que só ele acreditava que houvesse chance de sucesso. Daniel vinha de um início de carreira que o apontava para o mesmo sucesso do pai, Maguito, que construiu uma carreira bem sucedida na política, que começou com a eleição de vereador em Jataí, deputado estadual, deputado Constituinte, vice-governador, governador, senador e dois mandatos de prefeito em Aparecida.

 Viabilidade incerta

Pior é que o estrago da derrota de 2018 pode lhe custar um preço alto, se ele não conseguir viabilizar uma candidatura a governador em 2022, liderando um bloco forte de oposição. Embora tenha o controle do diretório estadual do MDB, ainda é pouco provável que Daniel se consolide como o candidato a governador do conjunto dos partidos liberais da oposição, porque há outros nomes de boa densidade eleitoral e com mandatos. Os senadores Vanderlan Cardoso (PP) e Jorge Kajuru (Cidadania) são exemplos de prováveis candidatos.

 Preocupações capilares

Houve época que no geral, os políticos pareciam se preocupar mais com o conteúdo interno de suas cabeças, ou seja, estavam sempre em busca de boas ideias, para defender as grandes teses. Mas atualmente, há políticos que parecem mais preocupados com o que vai sobre as suas cabeças.  Já não acreditam mais no refrão da velha marcha de Carnaval, segundo a qual “É dos carecas que elas gostam mais.”

Corrigindo

Na nota “Desembarque no PTB”, publicada na edição anterior dessa coluna, sobre a provável filiação dos prefeitos de Catalão, Adib Elias; de Rio Verde, Paulo do Vale e Fausto Mariano, de Turvânia, todos expulsos do MDB por ordem de Daniel Vilela, usei erroneamente a palavra  “desembarque” em referência à nova opção partidária dos dois, caso ela se confirme. O correto seria “embarque” porque na verdade eles já foram “desembarcados” do MDB, contra suas próprias vontades, por ação do diretório do partido. A filiação no PTB, maior tendência no momento, será sim o “embarque.” Minhas escusas.  

Bodas de pérolas

Os executivos Divaci Ferreira Bastos e Maria Aparecida Bastos comemoraram nesse sábado, com amigos e familiares, bodas de pérola, pelos 30 anos de um casamento bem sucedido.  Foram momentos de muitas homenagens e rogo a Deus, para que venham outros 30. Na foto, o casal está ladeado pelos filhos Nícolas Basto e Gabryele Bastos. A festa aconteceu no Espaço Sol, onde foi servido um jantar para os convidados.  Parabéns e felicidades ao casal.