Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 19/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 08 De Agosto De 2019

08/08/2019 às 13h35


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Sondagem Com 31,1% das intenções, Iris está 9 pontos na frente do 2º colocado

O prefeito Iris Rezende seria aparece 9 pontos percentuais à mais que o seu segundo concorrente, o senador Vanderlan Cardoso (PP) na corrida pela Prefeitura da capital, nas eleições de 2020. É o que mostra sondagem feita por um dos mais conceituados instituto de pesquisa do País, contratada pelo diretório nacional de um partido político. Notícia Pura teve acesso aos números e autorização para divulgá-los, na condição de não publicar os nomes do Instituto e nem do contratante. O trabalho de campo foi feito nos dias 22, 23 e 24 de julho. Trata-se de um levantamento na modalidade estimulada – em que são colocados na cartela os nomes de possíveis futuros candidatos, para que o entrevistado marque o de sua preferência.O terceiro colocado no levantamento é o deputado Francisco Júnior (PSD), com 14,6%, seguido de Adriana Accorsi (PT) com 10,1%; Wilder Morais (DEM) com 7,7%; José Eliton (PSDB), com 6,9% e José Vitti (PSDB), com 6,5% e Major Araújo (DEM), com 1,0%.

Alterações

No levantamento anterior, do mesmo instituto para o mesmo contratante divulgado aqui em abril, o primeiro colocado com mais de 50% das intenções foi o senador Jorge Kajuru (PSB), que dessa vez não foi incluído no rol dos possíveis candidatos. Na segunda colocação se destacava José Eliton, com 13%, seguido de Iris Rezende com 10,31%. Naquela ocasião,  ainda não se cogitava a candidatura de Iris à reeleição e a população ainda não sabia do extenso pacote de obras, que o prefeito reserva para a cidade. Outro fator importante foi que José Eliton não havia sofrido ainda os desgastes da apreensão de documentos e equipamentos, em sua residência e escritório.   

Cogitada candidatura de Marconi em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado não pode saber, mas já começa a circular no meio político a informação de que o ex-governador Marconi Perillo está avaliando a possibilidade de disputar a eleição de prefeito em Anápolis. Ainda, segundo um importante político anapolino, Marconi mandou pesquisar as tendências eleitorais em três cidades, incluindo o seu nome no rol das opções, pra saber em qual delas ele teria mais apoio dos eleitores: Trindade, Aparecida e Anápolis. Teria dado Anápolis com “números encorajadores”, principalmente quando se retira o nome do [ainda] petista, Antônio Gomide do rol dos concorrentes.  

Consequências

Alguém já parou pra analisar as  consequências políticas de uma candidatura de Marconi Perillo a prefeito de Anápolis, terra natal de Ronaldo Caiado? Seria como um  início de “terceira guerra mundial” em Goiás. Se Marconi vai mesmo encarar um desafio dessa magnitude já a apenais dois anos, do “dilúvio” que passou na sua vida, levando-o para longe dos seus sonhos, que foi a derrota nas eleições de 2018, até então conjecturada apenas por essa coluna? Só o contexto político lá nos meses de junho e julho permitirá responder essa pergunta.

 Só em junho

Só mais próximo do  meio do ano que vem é que Marconi Perillo terá a certeza se entrará ou não corrida eleitoral da Manchester. E vai depender basicamente de dois fatores: a situação jurídica da candidatura do  deputado Antônio Gomide, se será impedido ou não pela lei da ficha limpa, e do estado em que estará o governo Caiado, na opinião pública. Existem hoje articulações nos meios político-jurídico de Anápolis, e fora, pra tentar inviabilizar a candidatura de Gomide, que aparece com mais de 70% das intenções de votos em algumas pesquisas para prefeito na cidade.    

  MDB-PSDB

Nos bastidores da política há conversas sobre diálogo entre Marconi Perillo e Daniel Vilela (MDB), com vista à sucessão estadual. Marconi apoiaria Daniel para a sucessão de Ronaldo Caiado,  em 2022.

 Balanços a custo zero

O presidente Jair Bolsonaro marcou um tento de grande repercussão junto ao empresariado, ao dispensar a obrigatoriedade das grandes empresas publicarem seus balanços gerais em jornais de grande circulação. No mesmo ato, o presidente franqueou as páginas do Diário Oficial da União eletrônico, para a publicação dos balanços gerais a custo zero.

 Fim dos  editais

Agora, não é de se duvidar que o presidente Bolsonaro decida estender o seu ato que isentou as grandes empresas a Estados e municípios da obrigatoriedade de publicar editais em jornais impressos. Os governos municipais e as prefeituras gastam muito dinheiro no atendimento a essa obrigação de publicar seus editais em veículos impressos. Não bastaria disponibilizar nos seus respectivos sites? Depois da publicação dessa nota eu passo a correr o risco de ser demitido do jornal, porque esse assunto é extremamente sensível nas empresas. Mas que isso pode acontecer, eu não duvido nem um pouco.

 Explosões de bancos

O governo Caiado comemora o que estão chamando de o fim do “Novo Cangaço”, que era a prática de explosão de bancos, que ocasionava arruaças nas cidades do interior, levando pânico à população. Lembra que a prática ocorria até em praças movimentadas de bairros nobres e em cemitério. Em matéria distribuída pela Assessoria de Imprensa, é apontado como o período de maior incidência dessas ocorrências em Goiás o dos governos de Marconi Perillo e José Eliton.  

Há fortes cogitações de que o deputado Antônio Gomide pode trocar o PT pelo MDB.

Expo Municípios

A Expo Municípios 2019, Evento dos prefeitos no Centro de Convenções, o evento alcançou um dos maiores índices de participação. Diferentemente das anteriores, que eram promovidas pela AGM, Associação Goiana de Municípios, a exposição desse ano está sendo promovido pela Federação dos Municípios (FMG). Segundo informação que corrida ontem no Centro de Convenções, vários prefeitos pretendem pedir a desfiliação de seus municípios, da AGM. Avaliam que a FGM está desenvolvendo um trabalho mais condizendo com a realidade de hoje dos municípios.      

Anicuns

O deputado Rubens Marques (Pros) nega, agora, a intenção de concorrer à Prefeitura de Anicuns, em 2020. O seu foco, hoje, segundo ele, é continuar no exercício do mandato conquistado nas urnas de 2018. Rubens, contudo, disse ter ficado feliz com a lembrança do seu  nome para disputar a eleição de prefeito.

Saiu aqui

A informação de que Rubens Marques concorrerá na eleição de prefeito de Anicuns saiu publicada na edição de terça-feira dessa coluna, com base em informação de um político muito próximo do vice-governador Lincoln Tejota. E, instado ontem a comentar a negativa do parlamentar do Pros em concorrer,  essa mesma fonte se limitou a alertar: “Aguarde pra ver o desfecho no próximo ano. Mais, não apenas o deputado Rubens Marques mas outros nomes ligados ao grupo, sendo avaliados para a missão em outras cidades”.

Lançamentos

Aliás, há informações ainda não oficiais de que o líder maior do grupo político do deputado Rubens Marques vem articulando com vista ao lançamento de candidatos a prefeito em vários municípios e não apenas em Anicuns.