Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Notícia Pura - 07 de fevereiro de 2019

07/02/2019 às 08h41


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Caiado não disputará a reeleição

O governador Ronaldo Caiado não disputará a reeleição, em 2022. Sim, isso mesmo, o governador Ronaldo Caiado não pensa em sair candidato à reeleição. A primeira vez quem deixou claro que pensa diferente dos seus antecessores em relação a esse tema foi o próprio Ronaldo Caiado, numa entrevista ao vivo no estúdio da Globo News, na parte da manhã, logo nos primeiros dias do seu governo. “Nunca me interessei por reeleição, sempre encabecei movimento no Congresso Nacional para nós cancelássemos a reeleição, essa sempre foi a nossa proposta”, diz um trecho da declaração de Caiado para a emissora carioca, com críticas enfáticas ao instituto da reeleição. E agora no último dia 1º, durante a sessão de posse dos novos deputados na Assembleia Legislativs, o secretário de Cidadania, Marcos Cabral, que acompanha o governador há mais de 20 anos, me disse: “O Caiado não será candidato à reeleição, em 2022”.  Diante dessa quase certeza de que o governador Ronaldo Caiado não disputará a reeleição, pelo que podemos deduzir de suas palavras, uma coisa é certa que vai acontecer, as articulações em nível de bastidores com vista à sucessão estadual vão começar mais cedo.

Férias coletivas

No que depender do envio de matérias por parte do Executivo Estadual, os deputados estaduais deverão aguardar os próximos uns seis meses para começar a trabalhar. É o prazo que o governador Ronaldo Caiado estaria prevendo para enviar o primeiro projeto para a Casa, segundo confidenciou um deputado da base do governo atual ao prefeito de uma importante cidade próxima à capital. E pelo clima ficou na Casa no fim de semana, o governador está correto em esperar um pouco para começar a enviar projetos para serem avaliados. Nesse momento a prudência recomenda algumas providências apaziguadoras preliminares no ambiente.  

Aproximação

Há um cheiro de novidade no ar na política estadual, que não tem nada a ver com os acontecimentos da última sexta feira no Palácio Alfredo Nasser, como a eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira. Trata-se de uma possível aproximação política entre a ex-senadora Lúcia Vânia (PSB) e o governador Ronaldo Caiado (DEM). Segundo um ex-assessor da ex-senadora, houve um início de conversas sobre o tema, dias antes da eleição de presidente do Senado, na qual concorreu o senador Ronan Calheiros (MDB-AL). E caso houvesse a vitória do alagoano, Lúcia Vânia provavelmente seria indicada pelo ex-colega para algum cargo federal.

Ponte

Uma eventual confirmação dessa suposta articulação com vista à aproximação Lúcia – Caiado poderia se constituir numa importante viga na construção de uma ponte entre o governo Caiado e o Legislativo, com vista ao restabelecimento da boa convivência entre os dois poderes. Executivo e Legislativo ficaram com as relações estremecidas no fim de semana, por conta da eleição do novo presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira. Lissauer é filiado no PSB, mesmo partido da ex-senadora, o PSB.

O detalhe Kajuru

Porém, há um detalhe nessa história que pode dificultar a efetivação da articulação, pelo menos nos moldes desse desenho, que é a recém-filiação do senador Jorge Kajuru no PSB e o seu recém-rompimento com o governador Ronaldo Caiado. Kajuru acaba de anunciar, inclusive, que será candidato a governador em 2022. Se bem que, agora sem mandato, Lúcia está livre para se desfiliar do seu partido e se filiar em qualquer outro partido que ela escolher.

Dona Iris

A primeira-dama de Goiânia, dona Iris de Araújo, não tem sido mais vista na cidade há meses. Segundo um auxiliar de 1º escalão do Paço Municipal, no culto de agradecimentos pelos 60 anos de vida pública do prefeito Iris Rezende, realizado na Igreja Cristã Evangélica em dezembro, dona Iris já não participou do evento e na ocasião, o pastor fez uma oração rogando-lhe bênçãos, pela recuperação de uma cirurgia. Como ninguém deu mais detalhe sobre o assunto, com o passar dos meses a coluna foi informada por pessoas próximas da família, que dona Iris vem se tratando de uma forte alergia de que foi acometida ainda durante a campanha. Segundo essa mesma fonte, a primeira-dama já havia contraído a tal alergia outras vezes, porém dessa vez ela veio bem mais forte que nas anteriores.

Trajetória

Dona de uma oratória acostumada a emocionar às vezes as plateias, pela forma simples e  verdadeira de se expressar, dona Iris construiu uma história ao lado de Iris Rezende, ao durante esses últimos 60 anos. Enfrentou com o marido político os bons momentos, como os das vitórias nas eleições, mas também os maus, como o período da cassação. Colocou os pés na poeira e no barro das periferias da capital e de cada cidade do interior, participando das campanhas políticas de Iris Rezende. Foi candidata à vice-presidente da República, em 1994; 1ª suplente de senadora de Maguito Vilela, em 98 e deputada federal em 2002.

Por pouco

O texto desse último vídeo do ex-deputado Daniel Vilela (MDB), atacando o governador Ronaldo Caiado (DEM), chegou muito perto de extrapolar para o campo pessoal, o que não seria bom para ele, Daniel, nessa fase de busca de construção do discurso. Não precisa ser nem no tom “suco de maracujá” adotado na campanha de 2018 e nem ácido ao ponto de entrar para as questões pessoais. Até porque em se tratando de ser fazer oposição ao atual governador, ele tem um passo denso e intenso de atividades na política, há um vasto material disponível sobre ele para pesquisa tanto em texto, áudio e vídeo nas redes e bibliotecas.

Júlio Pina e a Saúde

Eleito com 13.148 votos, maior parte deles em Senador Canedo, o deputado Júnio Pina (PRTB) anuncia que o seu foco na Assembleia Legislativa nesse mandato será a Saúde. Empresário do setor de farmácia no município, o parlamentar tem grande preocupação nessa área, até por se tratar de uma região [Leste] onde boa parte da população é carente. Júlio Pina (foto) anuncia em breve os seus primeiros projetos, que pretende apresentar e trabalhar para vê-los transformados em leis.

Agenda positiva

Depois de 35 dias só ouvindo e falando de restos a pagar, déficit fiscal, compromissos a ser honrados a perder de vistas, a famigerada folha de dezembro, arrecadação de menos e para fechar com chave de ouro a temporada de más notícias nesse início de 2019, o bote certeiro de algumas “peçonhentas” que andaram se “alojaram” no Bosque do Buriti no fim de semana, o governador Ronaldo Caiado volta ao debate no seu melhor estilo, com duas bandeiras de interesse público. A primeira delas é a construção de uma nova ferrovia, obra que pode beneficiar produtores na região do Alto Araguaia, que com transporte mais barato, podem passar a produzir soja. E a segunda é passar a criticar fortemente à empresa Enel, pela baixa qualidade dos serviços oferecidos aos goianos, como distribuidora de energia. Boa parte da população também não anda nada satisfeita com os serviços da empresa.