Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quarta-feira. 24/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 05 De Novembro De 2019

05/11/2019 às 10h25


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Projeto de reforma da Previdência será aprovado por ampla maioria, avalia Caroço

O projeto de reforma da Previdência estadual, proposto pelo governador Ronaldo Caiado, será aprovado por ampla maioria dos deputados na Assembleia Legislativa, sem maiores dificuldades. A previsão é do deputado Sebastião Caroço (PSDB), para quem tanto a população quanto os parlamentares já estão conscientes da sua necessidade. Ao comentar a situação de desequilíbrio entre servidores da ativa em que já se encontra o setor previdenciário no Estado, Sebastião Caroço comparou a situação àquele remédio amargo prescrito pelo médico, a ser ingerido pelo paciente sob pena da não obtenção da melhora desejada. “É como aquela injeção de antibiótico doída que o médico manda a aplicar na pessoa que está com infecção de garganta, em que o indivíduo sabe que não vai melhorar enquanto não tomar o remédio, por maior que seja a dor da injeção”, comparou. Questionado quanto ao melhor momento de aprovação da proposta, se agora ou aguardar a promulgação da PEC da reforma da Previdência Federal, como sugerem alguns, Caroço disse não vê justificativa para aguardar a promulgação da reforma federal. “Não se justifica aguardar a promulgação da reforma federal, porque ela já foi aprovada nas duas Casas do Congresso [Câmara e Senado], portanto não será modificada”, justificou.  

Domicílio eleitoral

Irista de carteirinha, o ex-prefeito de Bom Jardim, advogado Nailton Oliveira, vem sendo sugestionado a transferir seu domicílio eleitoral para Goiânia. Vice-presidente da Codego no governo de Ronaldo Caiado, Nailton Oliveira é nome forte lembrado com o um dos provais futuros candidatos a deputado estadual, em 2022. Ele, entretanto, não tomará a iniciativa de transferir o domicílio de Bom Jardim para a capital, sem antes consultar o amigo Iris.

Adib e Caiado

Prefeito de Catalão, Adib Elias, volta hoje a Goiânia para nova rodada de conversas com o governador Ronaldo Caiado, sobre o destino partidário seu e de seus colegas expulsos do MDB, por ordem de Daniel Vilela. Segundo uma fonte próxima do grupo, as conversas estão girando em torno do PTB, mas sem descartar alternativas.  

De olho nas mulheres

Preocupados com a repercussão negativa do “laranjal” de alguns partidos em relação às candidaturas de mulheres, na eleição de 2018, exemplo do PSL, segundo o noticiário, alguns partidos já iniciaram o trabalho de mobilização de mulheres, com disposição de participar das eleições de 2020, provavelmente como candidatas a vereadoras. Um desses partidos é o PSD, cujo presidente estadual, Vilmar Rocha, vem promovendo encontros regionais no interior, de prováveis futuras candidatas nas câmaras municipais em praticamente todas as cidades do Estado. Em Goiânia, a mobilização do gênero vem sendo liderada pelo presidente do diretório municipal, Simeyzon Silveira, auxiliado pelo ex-presidente, Dagoberto Menezes, como coordenador dos eventos.  

Candidatura de Marconi

A tese de candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) a uma cadeira na Câmara Municipal de Goiânia, em 2020, volta ao noticiário, reforçando a discussão sobre a possibilidade. Segundo nota na Coluna Bastidores, do Jornal Opção do dia 27 de outubro. Aliás, foi o ainda semanário Opção que saiu pela primeira vez essa informação no mês de abril desse ano e só negada pelo tucano, quatro meses depois. E conforme nota publicada nessa coluna há duas semanas, Marconi tem sido aconselhado a reexaminar a possibilidade da candidatura. Estima-se que ele seria eleito com uma votação tão expressiva que ainda “arrastaria” outros candidatos tucanos para a lista dos eleitos, reforçando a representação do PSDB na Câmara e ainda lhe garantiria uma tribuna, de onde poderia expor os seus pontos de vista no dia a dia. Embora tenha negado novamente a possibilidade da candidatura, o Jornal Opção voltou a mencionar o assunto, no último dia 27.

Alckmin também

Da mesma forma que vem ocorrendo em relação ao correligionário Marconi Perillo, em Goiânia, o ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, também foi convidado a disputar eleição de vereador, em 2020. O convite foi formulado pelo presidente do diretório tucano na capital paulista, Fernando Alfredo. Lá, o argumento usado para tentar sensibilizar o ex-governador Alckmin é reforçar a representação do PSDB na Câmara paulistana, visto que a partir da eleição de 2020, não haverá coligação para a chapa proporcional, o que leva os partidos a se preocupar em montar chapas bastante competitivas. Estima-se que, caso Alckmin se disponha sair candidato a vereador, a bancada tucana na Câmara poderá elevar o número da bancada de vereadores dos atuais dez parlamentares para 16.   

  Opção pela Medicina

Por enquanto, o ex-governador Geraldo Alckmin não demonstrou entusiasmo com a ideia de disputar mandato de vereador na capital paulista. Médico, Alckmin está mais interessado em continuar atuando como professor em duas faculdades de Medicina, em Santos, e cursar doutorado. Já o ex-governador Marconi Perillo, segundo matéria publicada no Jornal Opção, tem dado maior atenção aos processos que tramitam contra ele, na esfera judicial.

 Amigo verde

Será lançado com a presença do prefeito Iris Rezende, na manhã dessa terça-feira, no auditório da Amma, o Programa Amigo Verde, que busca estabelecer parcerias entre o Poder Público Municipal e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para adoção de parques e a respectiva manutenção desses espaços. Na ocasião, também será lançado o Selo de Sustentabilidade Ambiental - Selo Verde, que certificará empresas ambientalmente responsáveis.