Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Sexta-feira. 26/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 02 De Julho De 2019

04/07/2019 às 10h52


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Iris joga luz na reeleição

Com disposição suficiente pra ir à Trindade a pé na Romaria do Divino Pai Eterno, se quiser, o prefeito Iris Rezende deu show de sabedoria na entrevista que concedeu ao Jornal O Popular, dessa segunda-feira, tanto pelo que disse quanto pelo que não disse. Iris deu uma espichada no “pavio da lamparina” de uma possível candidatura à reeleição, em 2020, ao não enfatizar com a mesma ênfase ao abordar o tema, em outros momentos. Evitou o máximo a conversa sobre o assunto, reiterando que o seu foco agora se resume agora ao administrativo. Esbanjando saúde e com os cofres da prefeitura abarrotados de dinheiro, para financiar obras em todas as regiões da capital, Iris Rezende jogou para o presidente do MDB, Daniel Vilela, filho de Maguito Vilela, também interessado em concorrer, se Iris não for candidato. Com isso, ele transfere para o dirigente do partido a incumbência de coordenar o processo de candidaturas e as alianças. Ele, contudo, deixou claro que não tratará desse assunto tão cedo. Decisão, só em meados do próximo ano.

Caiado fará bom governo, prevê Caroço

É cedo ainda para avaliar o governo de Ronaldo Caiado, com apenas seis meses de mandato, afirma o deputado Sebastião Caroço (PSDB). Ele, contudo, acredita que mesmo com as dificuldades enfrentadas no momento, o democrata fará um bom governo, por ser bem intencionado.  Udenista de carteirinha embora tenha disputado a eleição pelo PSDB, Sebastião Caroço, adota posição de independência na Assembleia Legislativa, na hora de votar nos projetos, mesmo que adotou em seu primeiro mandato, pelo extinto PPR (1995 – 1999). “Se for bom para Goiás eu voto a favor, se não for, voto contra independentemente da origem do projeto”, avisou, numa em dezembro em entrevista à essa coluna. Veja abaixo as respostas a duas perguntas ao deputado.

Qual é a avaliação dos primeiros seis meses do governo de Ronaldo Caiado?

Ainda é cedo para avaliar, porque não deu tempo. É preciso dar um tempo maior para fazer uma avaliação em começo de qualquer governo. O mandato tem quatro anos e o primeiro, geralmente é de arrumação e preparação da casa, para começar a execução do plano de governo, a partir do segundo ano. Por isso, devemos aguardar um pouco mais.

 Com todas as dificuldades que vem enfrentando desde que assumiu em janeiro, o senhor acredita que o governador Ronaldo Caiado conseguirá fazer um bom governo?

Apesar das dificuldades, eu acho que o governador fará um bom governo, porque ele é muito bem intencionado e possui muita disposição de trabalho. Acredito que ele conseguirá vencer algumas dessas dificuldades e, com o decorrer do tempo, conseguirá realizar um bom governo, resgatando compromissos assumidos na campanha. Ele lutou muito para assumir o governo e por isso, acho que ele não decepcionará os que votaram nele.

Aprovado o RRF

Por 24 votos a 10 votos os deputados aprovaram ontem à noite, em 1ª votação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Governo Federal. A segunda e última votação deve ocorrer na sessão dessa quarta-feira, 3.

Lissauer lidera caminhada a Trindade

Seguindo a tradição dos antecessores na Presidência da Assembleia Legislativa, José Vitti e Helio de Souza (ambos PSDB), o deputado Lissauer Vieira (PSDB) lidera nessa terça-feira, 2, a caminhada rumo à Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade. O parlamentar estará acompanhado de outros parlamentares e de funcionários durante o percurso de 18 quilômetros, entre Goiânia e Trindade. A concentração começará às 17 horas, em frente ao Auto Posto Romaria, próximo ao Terminal Padre Pelágio. É a o momento de agradecer a Deus pelas graças recebidas, e de renovar as promessas.

Vilmar cai nas redes

O ex-deputado Vilmar Rocha vem utilizando cada vez mais as redes sociais, para a comunicação de suas mensagens. Dentre outros conteúdos que ele vem produzindo, destaque para comentários em áudio, sobre temas diversos, com duração de um minuto. Sem mandato, Vilmar Rocha voltou a dar aulas de Direito na UFG e à advocacia. E ainda encontra tempo para, uma vez por semana, receber lideranças políticas na sede do PSD, do qual é o presidente estadual. Uma dessas reuniões políticas foi com o prefeito de Hidrolândia, Paulinho Resende (PSDB), na semana passada, acompanhado da primeira-dama, Luciana Resende.

Mudança curiosa

É bastante curiosa a mudança do jornalista Vassil Oliveira, da Agência Brasil Central (ABC), para a Secom Municipal. Não ocorre com alta frequência esse tipo de mudança, por alguns motivos. O principal deles é que na ABC, além de ser um grande complexo de comunicação em nível estadual, composta por emissoras de rádio, TV e gráfica, em tese, ele poderia permanecer no cargo ainda por mais três anos e meio, do governo de Ronaldo Caiado, enquanto que na Secom municipal, na atual administração do prefeito Iris Rezende (MDB), restam 18 meses de mandato e, quanto a salário, certamente o de presidente da ABC deve ser um pouco maior.

Na história

Considerado um dos melhores profissionais da cobertura política em Goiás, o jornalista Vassil Oliveira assumiu a Secretaria Estadual de Comunicação no governo Caiado, no início de janeiro e caiu do cargo 23 dias depois. Em seguida, Caiado o nomeou presidente da ABC. Vassil não tinha maior proximidade com o Dr. Ronaldo Caiado e foi contratado pela campanha do Democrata a 45 dias da eleição, como substituto do jornalista Tony Carlo, que passou cuidar de outro departamento da campanha. Pouco antes, ele trabalhou numa empresa de consultoria no setor de marketing político.  

Livro de Ivan atrai mundo político

Os principais nomes do mundo político de Goiás se encontraram ontem à noite na Assembleia Legislativa, para prestigiarem o lançamento do livro “Espião do Morro”, do jornalista Ivan Mendonça. No livro de 294 páginas – Kesps, 2019 – o jornalista faz uma releitura das mutações do jornalismo e do poder político em Goiás, nos 41 anos de militância na imprensa goiana. E no decorrer dessas suas quatro décadas de repórter de cobertura política, muita coisa mudou. Mudaram o jornalismo e o poder político, como a passagem do regime militar para a democracia, do PMDB de Iris Rezende para o PSDB de Marconi Perillo e desse, para o DEM de Ronaldo Caiado. Dentre os políticos presentes ao lançamento, o governador Ronaldo Caiado, o presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira; os ex-governadores Alcides Rodrigues, agora deputado federal, e Maguito Vilela, com o seu vice, o médico Rui Rocha; o prefeito Iris Rezende, deputados José Nelto, Tião Caroço, Chico KGL e Iso Moreira, e ex-deputados de Goiás e Tocantins, vereadores e prefeitos. Jornalistas de quatro gerações também compareceram em bom número. Natural de Tiros (MG), o jornalista Ivan Mendonça trabalhou nos principais jornais de Goiás, O Popular, Diário da Manhã e O Hoje e Rádio Mil, dentre outros.