Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 04 De Julho De 2019

04/07/2019 às 12h24


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Difíceis desafios do PSDB 

Se não surgirem barreiras intransponíveis nos planos do governador Ronaldo Caiado, na agilização dos procedimentos para a contratação de novos da ordem de R$ 3 bi, como resultado da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), do Governo Federal, será muito difícil para os tucanos empolgar a veia oposicionista na Assembleia contra o governo do democrata, como pretendem alguns deles. Ainda curtindo o mais magro dos resultados das eleições dos últimos 20 anos, os tucanos de Goiás terão dois grandes desafios. O primeiro será o do início da execução do plano do novo governo, atacando principalmente as deficiências no atendimento à saúde e na segurança pública, sendo que a segunda já começou a melhorar. O segundo desafio será o de convencer a população voltar a acreditar neles, diante da torrente de denúncias de atos de corrupção praticados em órgãos da administração estadual, nos últimos governos, no Detran, Ipasgo, Agetop, Goiás Insdustrial e secretarias de Fazenda e de Educação. Pode não ser uma escalada fácil de ser vencida.

Na muda

O ex-governador Marconi Perillo anda como passarinho na muda nesses últimos meses: “de bico fechado” e sumido, esperando concluir a “passagem do furacão”, segundo um líder tucano.  Só que, diferentemente do que ocorre na maioria casos, ainda não dá para prever quando é que os “ventos” começarão a perder força. Sendo assim, talvez a atitude mais recomendável seja mesmo continuar mantendo uma atuação mais discreta, não é mesmo?

Mas nos bastidores...

...longe dos holofotes, Marconi Perillo tem mantido boa frequência nas conversações com lideranças políticas, segundo a coluna está informada. Nessas conversas, fala-se muito de governo estadual, mas o seu projeto para 2022 caminha para ser uma candidatura a deputado federal.      

 Notas

O governador Ronaldo Caiado continua uma fera com a Enel, que além de cobrar muito alto pelo preço pela energia elétrica, agora mesmo já começa a cobrar tarifas da cor amarela, ainda estabelece monopólio de empresa escolhida por ela, para a aquisição de postes e acessórios, pelos interessados em levar a energia a locais ainda não atendidos por essa infraestrutura. E depois, a pessoa ainda tem que assinar termo de doação da rede à companhia. Caiado continua tentando convencer o Governo Federal a anular a venda da empresa.

 Sem convites

Sempre muito bem organizado em seus deslocamentos ao interior, durante os seus cinco mandatos de deputado federal e quatro anos como senador, sem nunca se esquecer de convidar as lideranças da região onde se realizavam os eventos, o agora governador Ronaldo Caiado, com muito maior estrutura de assessoria, não tem tido essa mesma preocupação, segundo um dirigente municipal do DEM. Conforme contou à coluna, houve casos do não comparecimento de prefeitos de cidades vizinhas da escolhida para sediar o evento, por falta de convites.

Convenção

Algumas lideranças do PSD de Goiânia começam a ensaiar movimento pela realização de Convenção, para a eleição de nova direção na capital.

Exonerações

Cerca de 1,6 mil assessores remanescentes do governo passado deverão ser dispensados dos cargos logo, logo, conforme expectativas de apoiadores de Caiado, em 2018. Eles deverão ser substituídos por pessoas identificadas com o governo atual. Afinal de contas, foram anos de espera.

Mensagens  

A coluna recebeu várias mensagens nos últimos dois dias, comentando a nota “Iris joga luz na reeleição”, em que comentei a entrevista em O Popular na qual o prefeito Iris Rezende não descartou uma eventual candidatura à reeleição, em 2020. É interessante observar que, mesmo já tendo administrado a capital por quatro mandatos, os goianienses continuam demonstrando simpatia e carinho pelo prefeito Iris.

Homem da roça

Com aquele seu jeito de homem da roça, pela simplicidade na forma de se vestir, de se expressar; que troca a segunda vogal pela terceira, na palavra “entendimento, que vira intindimento”. Com isso, sempre que proclama o seu entendimento ou “intindimento” sobre alguma coisa, nos discursos para as multidões nas praças, recebe os aplausos do público e abarrota as urnas de votos a cada nova eleição. E o engraçado Delesmano leva mais e mais pessoas a adquirirem ingressos para assistirem às suas apresentações. O artista é o maior imitador da voz e do gestual do prefeito, usando sempre o personagem “prefeito Pires”.

Caiado faz balanço na RBC

Na entrevista ontem na Rádio Brasil Central, o governador Ronaldo Caiado fez um balanço dos primeiros seis meses do seu governo. E os aspectos que mais chamaram a atenção foram os da constatação da prática de atos de corrupção em diversos órgãos da administração, praticados durante os governos anteriores. Se tiverem ocorridos na forma como estão sendo noticiada a roubalheira supostamente ocorrida no Detran, Agetop, Goinfra, Secretaria da Fazenda e Ipasgo, terá sido a comprovação de que a coisa [pública] em Goiás estava “braba” mesmo.

Adesão ao RRF

Durante a entrevista, caiado reconheceu que o ingresso do Estado para o Regime de Recuperação Fiscal do Governo Federal não é o seu mais gostaria, mas é o que é possível até o momento. E com a aprovação do projeto de lei autorizando o Estado a pedir o ingresso ao programa, espera poder iniciar em breve os procedimentos com vista à contratação de novos empréstimos junto a instituições de crédito, para financiar projetos de desenvolvimento.