Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 04 De Agosto De 2019

04/09/2019 às 09h15


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Pesquisas sinalizam busca do novo pelos eleitores, em 2020

Pesquisas feitas para consumo interno dos partidos políticos, para medir as primeiras tendências eleitorais de possíveis futuros candidatos a prefeito em 2020, estão tirando o sono de muitos dos atuais prefeitos. E o motivo para é sinalização de que boa parte dos eleitores parece manter o sentimento expressado nas urnas de 2018, na eleição de Presidente da República e governadores de Estado, optando por nomes novos. Foi o que aconteceu, por exemplo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e o “vendaval” que varreu os políticos que já estavam no poder há décadas. Quantos acreditavam na derrota acachapante do tucano Marconi Perillo, na disputa para o Senado? Com exceção dessa coluna que por diversas vezes aventou essa possibilidade, a quase totalidade das opiniões parecia convicta da vitória não apenas de Marconi, mas também  do candidato a governador escolhido por ele. Na chamada base aliada do tucano, a única voz discordante em relação à vitória do nome apontado por Marconi Perillo foi o ex-deputado Vilmar Rocha, que se recusou apoiá-lo desde o início.  Existem cidades importantes de médio e grande porte, onde os levantamentos sinalizam para a busca do novo por parte dos eleitores na eleição dos novos prefeitos. São sinais de que os desgastes dos políticos tradicionais, em face das revelações da sucessão de escândalos da Lava Jato, estão vivos na cabeça dos eleitores, mesmo em relação àqueles que não foram tragados pela operação. Em Goiás, há evidências de que em algumas cidades parece que a população começa a se despertar na busca de algo mais interessante do que as velhas dicotomias formadas pelos mesmos rostos no espectro político. Há exceções, naturalmente, principalmente quando se trata de administradores com história de realizações e em que não há máculas. É hora de abrir os olhos, porque são fortes as evidências de que os eleitores parecem continuar querer acertas as contas com boa parte dos políticos.

Caiado está na direção certa, diz Sérgio Moro

O governador Ronaldo Caiado foi elogiado ontem pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Foi durante a inauguração da Unidade Prisional Especial de Planaltina, na região do Entorno do DF, que foi construída em parceria com o governo federal. “Caiado está de parabéns. É uma unidade já pronta, toda equipada e já com os agentes penitenciários. Está pronta para funcionar tão logo haja a transferência dos presos. O governo Ronaldo Caiado está na direção certa, com a inauguração desse presídio”, destacou Sérgio Moro. A unidade prisional de Planaltina cria novas 388 vagas, com “total controle” de cárcere e oportunidade de ressocialização dos presos, segundo o governo.

Iris anuncia concurso

O prefeito Iris Rezende anunciou ontem a realização de concurso público para o preenchimento de vagas em todas as áreas da administração, como Educação, Saúde, Obras e Trânsito. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, após assinatura de ordem de serviço, para o prolongamento da Marginal Botafogo. Ainda sem previsão de quando ocorrerá, o prefeito justificou a necessidade de contratar novos servidores ao aumento de trabalho. “A administração se agiganta. Consequentemente, o número de servidores existentes se torna pequeno para o volume de serviços colocado em suas mãos”, explicou.  

 Quando

Para o prefeito falar espontaneamente sobre o assunto, é bem provável que o secretário de Administração Agenor Mariano esteja com o levantamento acerca da carência de servidores e o de vagas, que serão oferecidas. A prefeitura vem convivendo com o baixo número de servidores há bastante tempo, causado principalmente pelo longo período sem a realização de novos concursos. A redução do número de servidores, conforme a coluna já noticiou recentemente, ocorre em face principalmente das aposentadorias. Tem sido comum ouvir dos poucos funcionários que estão na ativa que a demora na tramitação de muitos processos nas diversas áreas da administração decorre do baixo número de servidores, para atender à demanda por serviços.  

 Missão de Agenor

Considerado ágil e hábil nas questões relacionadas com a administração pública, até por possuir formação na área (é formado em administração), Agenor Rezende foi nomeado secretário de Administração com a missão atribuída pelo prefeito Iris Rezende, de dar maior agilidade nos procedimentos exigidos para a realização de licitações, bem como a conclusão da documentação em áreas fundiárias urbanas.

Onda de otimismo

Ainda faltando concluir a votação da Reforma da Previdência, mas com a da reforma tributária, que também está na bica para ser votada, já é perceptível o otimismo entre os diversos segmentos empresariais, que apostam no crescimento econômico do País nos próximos anos. E um dos motivos para essa aposta é a convicção de que será desencadeado um importante processo de privatização de estatais, no qual não escapará nem a Petrobrás. A conferir.  

 Discurso anima

O discurso pró-reformas estruturais e de privatização do atual ministro da Economia, Paulo :Guedes, vem animando o meio empresarial como de há muito não se via. Vale a torcida para que estejam corretas as previsões de crescimento econômico, com investimentos de vultosas somas de capital privado e geração de empregos e renda.

PSD disputará

Cumprindo determinação da direção nacional do partido, o PSD trabalha pelo lançamento de candidatos próprios a prefeitos no maior número possível de municípios, em todo o País. Em Goiás, o presidente estadual da legenda, Vilmar Rocha, tem se reunido com lideranças da sigla tanto em Goiânia quanto no interior, tratando desse assunto. A previsão é que o partido tenha candidatos em dezenas de municípios, a exemplos de Jataí, na região Sudoeste e Buriti Alegre, além de dezenas de municípios menores.

Jataí e Buriti Alegre

O ex-deputado Vilmar Rocha, presidente estadual do PSD, recebeu o provável candidato do partido à Prefeitura de Jataí, Luciano Lima, que obteve 19.098 votos na cidade em 2018, como candidato a deputado federal pelo PTC. Luciano (foto entre Vilmar Rocha e Dagoberto Menezes, presidente do Diretório Metropolitano do PSD) é advogado militante no município e região. Já em Buriti Alegre, o representante do PSD na corrida pela prefeitura deverá ser Orlando Severino, cinco vezes provedor da Santa Casa de Misericórdia. A direção do PSD em Goiás avalia que esses nomes possuem bandeiras e gozam de credibilidade, trazendo consigo a marca do novo, em suas respectivas regiões.

 Historiador vê em Lissauer novo estilo parlamentar

Tido como habilidoso nas negociações tanto com os seus pares na Assembleia Legislativa quanto com o Executivo, o deputado Lissauer Vieira vem se revelando um político dotado de pré-requisitos para construir uma carreira política bem sucedida. É a avaliação do historiador e analista político, João Luiz Rabelo (foto), ao destacar qualidades que fizeram do atual presidente da Assembleia, o “catalisador” de insatisfações entre os deputados, para se eleger presidente da Casa.

Recursos para a nova sede

Outras conquistas do deputado Lissauer, assinaladas por João Luiz, foram a articulação que culminou com a destinação de 1,5% da arrecadação dos cartórios para o Legislativo, bem como a redefinição do novo valor do duodécimo a ser repassado ao Poder, a partir de 2020. “Com isso, ele [Lissauer] concluirá sem maiores dificuldades a construção da nova sede da Assembleia [no Parque Lozandes], fato que nenhum dos antecessores conseguiu”, apontou João Luiz, para quem o atual presidente da Assembleia “já é de longe o melhor deputado dessa Legislatura”.

Lei de abuso: sansão ou veto?

O presidente Jair Bolsonaro tem até essa quinta-feira 5/09, para sancionar ou vetar no todo ou em parte, o projeto de Lei de Abuso de Autoridade aprovado pelo Congresso. Movimentos sociais defendem o veto, principalmente pela internet. Mas há quem defenda a sansão na totalidade, principalmente no meio jurídico.

Lei é oportuna, diz criminalista

O advogado criminalista César Vilar avalia que o projeto deve ser sancionado. O que há nesse caso, segundo ele, é um conjunto de decisões que substituíram a lei e a Constituição Federal, por isso considera acertada a afirmação de que “os juízes têm medo de como eles interpretam e aplicam as leis, com o que concordo plenamente”. E continua o advogado César Vilar (foto), questionando por qual motivo isso ocorre, se quem atua no processo criminal são apenas o Ministério Público e eles próprios, os juízes. “Será que eles [os juízes] temem os seus pares? De há muito os advogados reclamam da prática de abusos por parte de delegados, promotores e juízes”, enfatizou o jurista, assinalando ainda ser comum a prática de abusos contra o cidadão, advogados, a imprensa. Por isso, avalia como oportuna a Lei de Abuso de Autoridade, que acaba de ser aprovada. “É preciso colocar limites”, concluiu.