Logomarca
Nublado
º
min º max º
CapaJornal
Versão Impressa Leia Agora
Quinta-feira. 25/04/2024
Facebook Twitter Instagram
COLUNISTAS

NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

POLÍTICA

Coluna Noticia Pura - 02 De Maio De 2019

02/05/2019 às 09h29


POR NOTÍCI@PURA | Divino Olávio

facebook twitter whatsapp

Aliança MDB – DEM desperta interesses junto ao público

Com base nos altos índices de visualizações da nota, em que abordei uma possível aliança entre o MDB e o Democrata, em torno de uma eventual candidatura à reeleição do prefeito Iris Rezende em Goiânia, caso esse se disponha a buscar novo mandato em 2020, a dedução a que se chega sobre o tema é que esse assunto já começa a despertar interesse na sociedade. É o sinal que mesmo a 11 onze meses da abertura do calendário eleitoral do próximo ano, com as desincompatibilizações em abril de pretende participar do pleito. Determinado inicialmente a não disputar mais eleição, há especulação de que o doutor Iris poderá, em tese, rever essa decisão. O seu mandato atual vai até 31 de dezembro de 2020. Muito ligado à família, Iris recebia os “fluidos” em casa que o estimulavam a realmente não disputar eleição. Entretanto, há informações ainda não confirmadas de que a família, que antes achava que já estava na hora de parar, teria manifestado internamente o entendimento de que em relação a disputar novo mandato de prefeito, a decisão dever ser única e exclusivamente de Iris, sem interferências. Com R$ 1,5 bilhões no caixa da prefeitura para gastar em obras, pode ser que o prefeito não tenha tempo para conseguir aplicar todos esses recursos, nesse resto de mandato que ainda lhe resta.  E o resgate da aliança de 2014 com o DEM conta com fatores que contribuem para viabilizar a aliança, que é o fato de o partido do governador Ronaldo Caiado não dispor de nenhum nome com boa densidade eleitoral em Goiânia, sem contar a boa convivência e amizade que há entre eles.

Record de mandatos

Iris Rezende tem 60 anos dedicados à atividade política em Goiás, período em que foi eleito prefeito por quatro vezes em Goiânia. Se optar por concorrer em 2020 e vencer a reeleição, Iris estará com certeza atingindo um dos maiores Records de mandatos no Executivo da capital  do seu Estado. Nesse período ele foi também vereador e presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, governador por dois mandatos e senador. Tem 85 anos completados em dezembro. Porém, goza de boa saúde e possui sempre muita disposição em trabalhar na vida pública. É o político de maior longevidade em atividade na história do Estado.

Com saudades

Depois de permanecer na sede do Congresso Nacional por 24 anos consecutivos – 20 na Câmara e quatro no Senado –, a impressão que fica ao presenciar o governador Ronaldo Caiado  circulando pelo interior do plenário do Senado, como tem feito algumas vezes ultimamente, conforme o testemunho de  um parlamentar goiano, é que o democrata anda com saudade do Legislativo. Com quatro meses apenas de mandato como governador, Caiado ainda está em período de adaptação na chefia do Poder Executivo, que ele exerce pela 1ª vez.

UDR é desnecessária

Conforme observou um produtor rural, sobre o discurso recheado de temas de interesse dos agropecuaristas na semana passada, feito pelo presidente Jair Bolsonaro num evento da categoria, quando anunciou inclusive a intenção de enviar projeto ao Congresso, propondo exclusão de ilicitude para proprietários rurais que eventualmente vierem disparar armas contra invasores, para defender suas propriedades, “não precisamos mais da UDR, União Democrática Ruralista”. A entidade foi criada na década de 80, com a finalidade de defender os interesses dos agropecuaristas, período em que vinham ocorrendo muitas invasões no campo.

Empregos

O prefeito de Senador Canedo Divino Lemes (PSD) voltou feliz da vida de sua viagem à Manaus (AM), onde se reuniu com empresários interessados em se instalar na Região Centro-Oeste. Divino Lemes (foto) está otimista com a possibilidade de uma delas vir para o seu município. Trata-se da Honda, que manifestou interesse em instala um Centro de Distribuição no município, que deverá gerar até 1.000 empregos.

Waldi com Gomide

O ex-deputado estadual, Waldi Camárcio, participa da elaboração do plano de governo que o deputado Antônio Gomide (PT) pretende apresentar, como candidato do seu partido à Prefeitura de Anápolis, no ano que vem. Médico urologista recém-aposentado como professor de Medicina da UFG, Waldi Camárcio informa que continua atendendo no consultório, mas usa o tempo disponível, agora, para colaborar com a estruturação do plano de governo do colega anapolino.

Secretárias

A exemplo dos seus colegas de profissão Ivahy Lima (dermatologista) e Ronaldo Caiado (ortopedista) e atual governador do Estado, o doutor Waldi Camárcio continua com a mesma secretária, a Cristina, que trabalha com há décadas. Já a secretária do Dr. Ronaldo, Luísa, e a do Dr. Ivahy, Mariazinha, cuidam dos seus consultórios há décadas. Luísa há 30 anos e Mariazinha há mais de 40. No caso dessa última, Dr. Ivahy costuma se referir a ela brincando como “a dona do consultório”. As três são muito competentes no que fazem e atenciosas no atendimento aos pacientes dos seus patrões.

Poderosos

Além do presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), os deputados democratas Iso Moreira e Dr. Antônio; Humberto Aidar (MDB) e Cláudio Meirelles (PTC) são considerados os parlamentares mais poderosos na Assembleia Legislativa, pela capacidade de articulação e de influenciar em decisões na Casa.

Entrevista José Nelto, deputado federal (Podemos)

Grande apoiador na campanha de Ronaldo Caiado ao governo, o senhor está satisfeito com a atenção do seu governo?

“Eu espero ser tratado como companheiro de primeira hora, até porque sou um político e tenho uma capacidade de articulação para ajudar o governador em Brasília”

Até aqui, o governo está sendo o que o senhor esperava?

“Ainda é muito cedo para esperar os resultados esperados pela sociedade. Mas posso afirmar que o governador está enfrentando uma crise muito dura. Mais vejo a luta dele em Brasília e em Goiàs, para colocar o estado nos trilhos do desenvolvimento”